Os felinos são animais carnívoros obrigatórios. Isso significa que a alimentação deles deve ser composta principalmente de fontes de proteína animal. Sendo assim, quem mora com esse pet costuma se perguntar se gato pode comer gema de ovo cozida.
O ovo é muito rico em vitaminas, minerais e proteínas. Além disso, vários alimentos que nós comemos no nosso dia a dia costumam ter esse ingrediente na sua composição. Mas será que gatos podem comer ovos? Confira.
Se você quer saber se gato pode comer gema de ovo cozida, saiba que a resposta para essa pergunta é sim. Esse alimento é seguro para o amigo de quatro patas e, inclusive, pode trazer vários benefícios para ele.
Como o bichano é um animal carnívoro estrito, o organismo dele é preparado para extrair a maior parte dos nutrientes das fontes de proteína animal, como o ovo. Sendo assim, esse alimento pode ser utilizado tanto por quem segue uma alimentação natural para felinos quanto como um petisco para o pet.
Além do ovo de galinha, que é o tipo mais consumido no Brasil, saiba que os gatos também podem comer ovos de codorna e de pata. Contudo, antes de dar ovo para gato, saiba que você não precisa temperar o alimento para oferecê-lo ao bichano.
Isso porque alguns temperos podem fazer mal para o amigo de quatro patas. O consumo excessivo de sal, por exemplo, pode contribuir para que o bichano desenvolva problemas renais.
Quem se perguntava se gato pode comer gema de ovo cozida já sabe que esse alimento é seguro para o felino. No entanto, será que o mesmo vale para o ovo frito? Sendo assim, é importante esclarecer que os bichanos não devem consumir nenhum tipo de fritura.
A gordura usada para fritar os alimentos, como o ovo, solta algumas substâncias tóxicas para os gatos quando são expostas a altas temperaturas. Além disso, os alimentos fritos podem contribuir para que o bichano fique com sobrepeso.
O amigo de quatro patas não deve ingerir frituras, mas será que gato pode comer ovo cru? Na sua forma crua, esse alimento pode conter algumas bactérias perigosas para o organismo do bichano, como a salmonella e a avidina.
Apesar de os felinos serem mais resistentes à salmonella do que os humanos, pois o estômago deles é mais ácido, eles não estão totalmente isentos a sofrerem de uma infecção causada por essa bactéria, que pode provocar diarreia, vômito e perda de peso — além disso, eliminam a bactéria nas fezes.
Já o componente avidina, que está presente na clara do ovo cru, pode impedir que o bichano absorva as vitaminas B7 e E, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo do gato. Sendo assim, o ideal é só oferecer ovo cozido para ele.
Os nutrientes do ovo podem trazer muitos benefícios para a saúde dos felinos. Como esse alimento é rico em cálcio, ele ajuda a fortalecer os ossos e os dentes, além de fornecer mais energia para o amigo de quatro patas.
Como o ovo é uma boa fonte de outros minerais, além de vitaminas, ele também contribui para fortalecer o sistema imunológico do pet. Dessa forma, o animal vai ficar menos propenso a apresentar problemas de saúde, como a gripe felina.
Agora que já mostramos que gato pode comer ovo cozido, você provavelmente está se perguntando se o felino também pode ingerir outros alimentos feitos com esse ingrediente, como bolos, biscoitos e pães.
Apesar de o ovo ser seguro para os gatos, muitos dos outros ingredientes presentes nessas receitas, como o açúcar, a farinha de trigo e o leite de vaca, podem fazer mal para os bichanos.
Portanto, o melhor é não oferecer alimentos feitos para humanos que apresentem ovo na sua composição para o amigo de quatro patas. Caso você queira dar algo diferente para o gato, saiba que em lojas especializadas para animais, como a Petz, você encontra bolos e biscoitos para felinos.
Agora que você já sabe a resposta para a pergunta se gato pode comer gema de ovo cozida, está na hora de descobrir qual é a melhor forma de oferecer esse alimento para os bichanos.
Você pode oferecer o ovo como um petisco, cortando-o em pequenos pedaços e dando para o felino. Também é possível misturar um pouco de ovo cozido na ração do gato.
Contudo, mesmo o ovo sendo seguro e saudável para os bichanos, você não deve exagerar na quantidade oferecida. Isso porque, quando consumido de maneira excessiva, esse alimento pode contribuir para aumentar o colesterol. Sendo assim, o ideal é oferecer essa comida apenas duas vezes por semana.
Existem muitas opções de petiscos saudáveis para os felinos que você pode usar para complementar a alimentação deles ou oferecer em momentos especiais. São eles:
Você já sabe que gato pode comer gema de ovo cozida e que essa é uma boa opção de petisco para os bichanos. Contudo, na Petz, é possível encontrar petiscos prontos para felinos que também são muito saudáveis e que eles consideram saborosos.
Os animais marinhos sempre fascinaram adultos e crianças por todo o mundo. Na infância, quem…
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição cada vez mais conhecida e estudada…
Você já ouviu falar de “Alzheimer” canino? A doença muito conhecida e até temida entre…
A tartaruga é um réptil que desperta curiosidade. Com o corpo envolto por um casco…
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…