Um gato com gases pode até ser engraçado. Quando um pet solta pum próximo das pessoas, isso geralmente é motivo de boas gargalhadas. Porém, como saber se isso é normal ou representa algum problema?
Afinal, é normal gato soltar pum? Sim! Assim como o de qualquer animal, o trato digestivo dos bichanos produz gases que acabam “escapando” vez ou outra. Então, conhecer como o organismo deles trabalha é fundamental para reconhecer se o gato com gases está com alguma alteração relacionada à saúde digestiva. Confira mais no texto abaixo.
Podemos afirmar que todos os gatos soltam pum, embora com menos frequência do que outras espécies. Além disso, diferentemente dos cachorros e dos seres humanos, geralmente as flatulências dos bichanos são silenciosas. Eles conseguem ser elegantes e discretos até assim!
Durante o processo de digestão dos alimentos, as bactérias normais do intestino fermentam e produzem gases que eventualmente precisam sair. Assim, eles se acumulam no organismo.
Porém, existem algumas particularidades que podem aumentar a flatulência ou deixar o gato com gases presos. Veja algumas situações que alteram o processo digestivo e aumentar o “estufamento” do bichano:
O gato com gases pode soltar pum silencioso que pode nem ter cheiro ruim e nem ser perceptível para o tutor. Quando o bichano está assim, pode transparecer alguns incômodos.
Vale lembrar que todo gato tem gases, mas há alguns sinais que o bichano pode apresentar. Perceba se ele está com algum desses sintomas:
Essas alterações podem ser mais simples, relativas apenas a uma dieta inadequada, mas também podem configurar doenças mais graves. Então, fique sempre atento a esses sintomas do gato com gases e busque ajuda de um médico-veterinário.
Quando o médico-veterinário examina um gato com gases, ele investiga o que pode estar causando tal problema. Como você viu, os motivos são os mais variados. Sendo assim, os relatos do tutor e os exames físicos e laboratoriais são essenciais para um diagnóstico correto.
O veterinário confere se o gato está com dor na barriga por meio da palpação. Ele também pode avaliar a rigidez do abdômen ou a presença de ruídos intestinais característicos. Por fim, exames ultrassonográficos e de sangue também podem ser necessários.
Com esses resultados em mãos, o veterinário pode saber exatamente o que está acontecendo e tratar o gato com gases. Como diferentes doenças podem causar esse problema, o tratamento pode ser variado. Em alguns casos, um simples comprimido pode ser suficiente.
Porém, se o pet estiver com um problema de saúde mais grave, o profissional pode receitar terapias mais intensas ou mesmo cirurgia. Tudo depende do diagnóstico.
É importante lembrar que o tratamento para o gato com gases deve ser receitado apenas por especialistas. Por isso, busque um veterinário de sua confiança. Em alguns casos, a ingestão de remédios caseiros pode complicar ainda mais a saúde do bichano!
Além disso, tenha sempre em mente que os gatos são uma espécie singular, com organismo e fisiologia únicos. Por isso, nunca ofereça medicação indicada para seres humanos ou outras espécies, pois isso pode causar intoxicação.
Quando o bichano tem uma doença autoimune ou alergias, é mais comum que ele tenha gases no dia a dia. Porém, se o seu gatinho não tem problemas de saúde que favoreçam essa condição, é possível preveni-la com algumas ações simples.
A primeira é escolher uma ração premium que tenha fibras e nutrientes adequados para uma boa digestão. Rações de baixa qualidade costumam deixar as fezes fedidas e aumentam a flatulência, podendo até mesmo causar certo incômodo abdominal.
Leve o bichano regularmente ao médico-veterinário para saber a ração mais indicada, conferir a aplicação de vacinas e regularizar o uso de vermífugos. Assim, mantendo a saúde do seu pet em dia, você diminui a chance de ele ter gases.
O gato com gases em excesso pode ser sinal de algum problema, mas soltar um punzinho de vez em quando é normal. Para manter a saúde do felino em dia, não deixe de acessar o site da Petz, lá você encontra produtos de qualidade para o seu melhor amigo!
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…