A relação entre os tutores e seus animais de estimação está evoluindo, passando de uma mera responsabilidade para um cuidado mais atento e apego emocional. E para materializar esse cuidado, os tutores estão buscando cada vez mais serviços e produtos que ofereçam o melhor para seus pets.
Se antes a atenção estava voltada para suprir as necessidades básicas como alimentação, abrigo e cuidados veterinários. Atualmente, a dinâmica é outra. Os animais de estimação são considerados membros da família e os tutores estão mais atentos às necessidades e investindo no bem-estar dos seus companheiros.
Proporcionar o melhor
Recentemente, a Petz em parceria com o instituto IMO Insights, realizou uma pesquisa que revelou alguns dados interessantes sobre a nova Geração de Tutores e os cuidados com seus pets.
A maioria dos entrevistados se consideram experientes ou muito experientes nos cuidados com os animais de estimação. Ao todo, 38% dos tutores colocam seus pets entre as cinco coisas mais importantes das suas vidas.
Nota-se que cada vez mais, as pessoas veem seus animais de estimação como membros da família, buscando maneiras de proporcionar uma vida mais confortável e feliz para eles.
Isso tem impulsionado a indústria de produtos e serviços relacionados aos pets, que oferece desde alimentos especializados até acessórios e serviços de cuidados.
Serviços em alta
Os serviços de banho, consultas veterinárias e tosa se destacam como os contratados com mais frequência e considerados importantes pelos tutores para o cuidado básico e a saúde dos animais de estimação.
Logo em seguida vem os seguintes serviços, em ordem de importância, de acordo com os entrevistados:
Foco na saúde emocional e bem-estar
Toda essa mudança no comportamento dos tutores e investimento em produtos e serviços reflete uma busca por atender não apenas às necessidades físicas, mas também às emocionais dos pets.
Os tutores têm se mostrado cada vez mais conscientes da saúde emocional e bem-estar de seus animais de estimação a longo prazo.
Isso pode incluir a escolha de produtos sustentáveis e de alta qualidade, bem como o acesso a cuidados de saúde adequados.
Podemos ver essa evolução na relação entre os tutores e pets em diversas áreas:
Investimento
A maioria dos entrevistados (65%) revelou que não hesita em gastar com seus animais de estimação, e esse percentual é ainda maior na capital (72%).
O valor médio mensal com os cuidados, além do básico, costuma ser de 300 reais, segundo a pesquisa. No entanto, entre a classe A, o gasto chega a quase 600 reais. Isso indica que os tutores com maior poder aquisitivo, costumam investir ainda mais em seus pets.
Apoio tecnológico
O consumo tem se ampliado também para o mercado de tecnologia para animais de estimação, que segue em ascensão, com wearables para pets, câmeras de monitoramento, e aplicativos que ajudam os tutores a rastrear a saúde e o comportamento de seus animais.
Entre os serviços mais usados, segundo a pesquisa, estão:
É importante ressaltar que, embora a humanização dos animais de estimação traga benefícios em termos de bem-estar e felicidade, é fundamental também equilibrar o cuidado com uma abordagem consciente da saúde e das necessidades naturais dos animais.
Precisa de algo para o seu animal de estimação? Nas lojas da Petz temos tudo o que é necessário para o seu companheiro ficar feliz e saudável. Aproveite as ofertas!
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…