quantos filhotes um cachorro pode ter pet
Uma das principais dúvidas de quem planeja colocar um pet para cruzar é quantos filhotes um cachorro pode ter. Muitas vezes, os tutores dos cães envolvidos têm a intenção de ficar com alguns dos filhotes, mas o que fazer com o restante da ninhada? Quantos cães é possível que tenham que ser colocados para adoção?
Pedimos a ajuda da Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, para responder a algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira!
De acordo com a Dra. Mayara, infelizmente, não existe uma quantidade única e exata de filhotes que uma cadela prenha pode ter na mesma gestação. “O número de filhotes varia de acordo com o porte do pet, idade e estado de saúde da mãe”, diz a veterinária.
Considerando o porte do cachorro, ela diz que uma fêmea de pequeno porte costuma ter entre dois a três filhotes no mesmo parto. No entanto, estima-se que fêmeas pequenas possam gerir até seis filhotes numa única ninhada. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de 8 a 12 filhotes por vez”, completa.
Como dissemos acima, não é possível prever com certeza quantos filhotes um cachorro pode ter por gestação. Mesmo se tratando de cães de uma mesma raça, a quantidade varia de acordo com a idade e com o estado de saúde da cadelinha. Vale lembrar que uma gestação de cachorro dura entre 58 e 68 dias.
Em geral, estima-se que o número médio de filhotes para algumas das raças mais famosas seja:
Destacamos novamente que esses números correspondem apenas a uma média geral. Ao planejar um cruzamento, converse sempre com um veterinário para entender o estado de saúde da sua amiga e quais são as estimativas específicas para ela.
Sim. Segundo a Dra. Mayara de Souza, o número de filhotes não é o mesmo em todas as gestações. “Normalmente, na primeira ninhada, a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz a veterinária.
Além disso, quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria pode ser diferente das demais, se houverem. Porém, mesmo nas gestações posteriores, a quantidade pode variar devido a outros fatores, como a idade.
“Um número muito grande de filhotes pode ser arriscado para a cadela, sim!”, alerta a médica-veterinária da Petz. Por isso, ao suspeitar de uma prenhez, é fundamental levar a cadelinha ao veterinário para dar início ao pré-natal e acompanhar a gestação da cadela. Por meio de exames de imagens, o veterinário consegue identificar o número de filhotes, orientando os cuidados adequados.
“Nesses casos, indicamos que o parto seja assistido pelo médico-veterinário, de preferência em uma clínica bem estruturada”, recomenda.
Gostou de saber mais sobre quantos filhotes um cachorro pode ter? Continue acompanhando o blog da Petz para mais informações relevantes sobre o seu melhor amigo!
Indícios históricos mostram que os cachorros egípcios estão entre os mais antigos do mundo. Alguns…
Educar os animais de estimação é importante para garantir a convivência saudável entre os pets…
Os gatos e os cachorros nunca viveram tanto. Com o avanço da medicina veterinária e…
Os gatos tricolores chamam a atenção de todos por onde passam. Nesses animais, o padrão…
Se você tem um cachorro em casa, com certeza quer evitar ao máximo o seu…
Se você ainda acha que 1 ano de vida do seu animal de estimação equivale…