Com a maior conscientização sobre os diferentes graus de intolerância à lactose em seres humanos, tornou-se praxe argumentar que nós somos os únicos mamíferos que continuam a beber leite na vida adulta. Já pensando no desmame de cachorro, é um fato que ocorre muito cedo, logo após o primeiro mês de vida.
Nessa fase, são muitas as dúvidas sobre quanto tempo dura o processo e como garantir a nutrição do filhote. Por esse motivo, continue lendo e aprenda como fazer o desmame corretamente.
Uma das principais dúvidas de quem cuida de filhotes recém-nascidos pela primeira vez é se perguntar com quanto tempo o cachorro desmama. De acordo com a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, o desmame de cachorro costuma acontecer a partir da quarta semana de vida.
Neste período, o filhote já está mais forte e com os primeiros dentinhos começando a surgir no horizonte. Estes, aliás, podem ser muito incômodos para a cadela, que foge da tarefa, incentivando o desmame.
Assim como o início do desmame, a duração do processo varia de cachorro para cachorro. Como regra geral, é comum se perguntar com quanto tempo o cachorro desmama. Nesse caso, a partir do primeiro mês de vida é possível fazer o desmame, mas deve ser feito de maneira gradual, completando-se entre 6 a 8 semanas.
Nessa fase, o filhote passa a ingerir cada vez menos leite materno, alternando seu consumo com a ingestão de alimento pastoso. A diminuição das mamadas, por sua vez, contribui para a secagem de leite da cadela.
“O processo é feito oferecendo um alimento mais pastoso, que o pet pode consumir sozinho aos poucos, mas sempre com o acompanhamento do tutor”, explica Mayara. Mas com quantos dias o cachorro desmama e é possível oferecer esse tipo de alimento?
Segundo Mayara, a partir de quatro semanas os filhotes começam a se interessar por outros alimentos, ao mesmo tempo em que seus dentes passam a ser incômodos para a cadela.
Nesse momento, você deve começar a oferecer papinha de filhote, própria para a fase de desmame de cachorro. A princípio, pode ser necessário ajudar e estimular o pet a ingerir o alimento, uma vez que ele não está habituado a esse tipo de comida.
Com o tempo, porém, os filhotes passam a comer por conta própria, não sendo mais necessário contar quantos dias para desmame de cachorro. Mas vale lembrar que você sempre deve estar presente para acompanhar. Assim, percebe qualquer mudança e evita que o pet engasgue.
Ricas em todos os nutrientes necessários a essa fase delicada da vida do pet, as papinhas de desmame comerciais vêm em forma de um pozinho, que deve ser misturado à água morna até ganhar consistência pastosa de papinha.
O alimento deve ser oferecido logo após o preparo. Caso não seja ingerido, o restante deverá ser descartado para evitar contaminações. Já em relação à quantidade, fique atento às recomendações do fabricante. Se possível, converse com um veterinário para mais orientações.
A papinha para desmame é um alimento que deve ser oferecido de maneira temporária, até que o pet esteja preparado para se alimentar com ração própria para filhotes, seja ela seca ou úmida, de acordo com as orientações do veterinário.
Assim como a mudança do leite materno para a papinha, a transição para a ração deve ser feita de maneira gradual. Do contrário, pode provocar problemas gastrointestinais. Seja paciente! Em caso de dúvidas, converse com um veterinário.
Agora que sabe como fazer desmame de cachorro de maneira segura, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre saúde e bem-estar pet!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…