Ao adotar um filho de quatro patas, você já quer saber tudo sobre as necessidades dele e oferecer o melhor! A maioria das pessoas sabe que a base da alimentação do pet é a ração. Porém, será que filhote de cachorro pode comer comida?
Essa é uma dúvida comum entre os tutores, pois eles oferecem alguns petiscos humanos para os animais uma vez ou outra. Afinal, quem resiste a um olhar pidonho? Porém, no caso de filhote de cachorro, é necessário um cuidado em dobro quanto à alimentação. Continue a leitura para maiores esclarecimentos.
Antes de saber se filhote de cachorro pode comer comida, é importante entender mais sobre essa fase da vida do pet. Assim que nascem os filhotes, a nova mamãe começa a fazer a higiene dos corpinhos, lambendo os peludos. Por sua vez, os filhotes instintivamente já procuram as tetas da mãe para mamar.
O filhote recém-nascido deve se alimentar exclusivamente do leite materno até três meses de vida, aproximadamente. Nesse período, não é aconselhável dar nenhum tipo de comida para cachorro filhote.
Quando se inicia o nascimento dos primeiros dentes, a mãe já começa a evitar amamentar os filhotes, pois eles já estão aptos a comer alimentos sólidos. Nessa fase, a alimentação ideal é a ração de filhote, específica para a idade. Alguns tutores preferem umedecer os grãos para eles ficarem mais moles, facilitando a mastigação.
Caso opte por essa prática, é importante descartar a sobra da alimentação, pois a ração molhada pode azedar e causar intoxicação alimentar nos filhotes. No mercado pet, também há uma opção específica para o período de desmame, um pouco mais macia do que as convencionais.
Há casos onde o recém-nascido tem dificuldade em sugar o leite materno ou a própria mãe não permite que ele mame. Também é possível que a mamãe venha a óbito após o parto. Ao encontrar qualquer situação que impeça o pet de se alimentar com o leite materno, é preciso intervir.
Nessa fase da vida, ele é incapaz de mastigar e engolir ração ou comida caseira, mesmo que seja em forma de papa. Portanto, oferecer leite materno artificial em mamadeiras específicas para pets é uma opção de como alimentar filhote de cachorro recém-nascido.
A partir dos três meses, o peludo consegue mastigar e engolir sem grandes riscos. Portanto, deve-se introduzir a alimentação sólida. Na maior parte das vezes, a ração é a primeira escolha dos tutores. Porém, nessa fase, o cachorro pode comer comida caseira também.
A comida caseira para cachorro pode ser utilizada como petisco ou principal fonte de alimentação do pet. Em ambos os casos, é necessário o acompanhamento do médico-veterinário para a dieta ser equilibrada, sem comprometer a saúde do peludo.
Se a opção disponível for exclusivamente a refeição caseira, o filhote de cachorro pode comer comida, como mencionado. Porém, a única maneira de oferecer esse tipo de alimentação para o cãozinho é com a prescrição de um médico-veterinário nutrólogo, especialista em nutrição animal.
A ração é um alimento formulado para os pets a fim de garantir que eles tenham acesso a uma dieta de qualidade, equilibrada e cheia das vitaminas e dos nutrientes necessários para cada fase da vida. Ela também é uma maneira de facilitar a vida do tutor, que pode oferecer os grãos sem precisar cozinhar para o pet.
A alimentação natural também pode ser dada ao filhote. Porém, ela exige um trabalho maior do tutor. O cachorro filhote pode comer comida, desde que você esteja disposto a cozinhar e oferecer alimentos frescos ao peludo.
Portanto, tanto a ração de filhote, especialmente a Super Premium, quanto a comida caseira podem ser dadas ao pet. Cabe ao tutor avaliar qual modalidade se encaixa melhor na rotina da família. O importante é que o cãozinho tenha acesso a uma alimentação de qualidade, segura e equilibrada para a idade e a espécie.
O cachorro bebê pode comer comida, e certamente vai adorar essa modalidade. Com a alimentação natural para cães, é possível oferecer uma variedade de sabores e texturas que auxiliam no bem-estar do pet.
Assim, o filhote de cachorro pode comer comida. Contudo, não pense que os cães se alimentam igual aos seres humanos. Os pets são de uma espécie diferente. Por isso, possuem necessidades específicas quanto à nutrição.
O nutrólogo é o profissional capacitado para indicar qual é a melhor maneira de oferecer comida caseira para o peludo. Ao avaliar a idade, o peso, o estilo de vida e as possíveis doenças existentes do pet, ele pode elaborar um cardápio individual, garantindo o equilíbrio alimentar. Os filhotes não podem, de jeito nenhum, ficar sem suplemento, pois atrapalha no crescimento e desenvolvimento.
É comum que os tutores que optam por oferecer ração ao filhote sirvam algum petisco para o cachorro. Afinal, eles ficam com aquele olhar que convence qualquer um!
Desde que esses petiscos não sejam exagerados, é possível fazer um agrado para o pet com frutas, verduras e legumes que não prejudiquem a saúde. Devem ser evitados alimentos gordurosos, derivados do leite, chocolate e outros itens proibidos para cães.
Agora, você já sabe que filhote de cachorro pode comer comida caseira, desde que ela seja prescrita por um nutrólogo. Para aprender mais sobre alimentação natural e entender o que oferecer para os peludos, não deixe de acessar o blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…