Trazer um novo amigo para casa é um dos momentos mais marcantes da vida de um tutor. A chegada de um cachorro filhote é cheia de emoções, mas também cheia de responsabilidades. Afinal, a família aumentou!
Os cuidados com cachorro filhote são extensos. Temos que deixar o espaço confortável, providenciar alimentos e itens para o pet, ter certeza de que a saúde dele está em dia… E, claro, admirar sua fofura! Além disso, é normal que filhotes estranhem o ambiente novo e se sintam assustados.
Por isso, para ajudar os filhotinhos e tutores a passarem por esses momentos de maneira mais confortável, elaboramos um guia para te ajudar. Continue lendo e aprenda mais sobre como cuidar de cachorro filhote!
Ter um pet novo é o sonho de todos os apaixonados por cãozinho, e certamente a responsabilidade é grande. Porém, não podemos esquecer que o cachorro filhote tem várias necessidades e seu processo de adaptação à casa nova pode ser complicado.
Porém, com algumas atitudes simples, você pode tornar a chegada de seu novo filho de quatro patas bem mais fácil. Fique atento aos seguintes pontos.
Além dos preparos práticos, lembre-se também de se preparar psicologicamente, pois os tutores também precisam se adaptar. Sua rotina e hábitos vão passar por uma grande mudança. Mas saiba: sua vida será muito melhor com um cachorro filhote!
Depois de muita espera, chegou o dia de buscar seu novo amigo! Agora que sua casa já está preparada, é só esperar o pet se acostumar e já começar a pensar em como adestrar o cachorro filhote. Algumas recomendações para começar com a pata direita:
Tenha em mente que o primeiro dia é o mais difícil. Se o seu filhote chorar, não significa que ele está triste. Mudanças nem sempre são fáceis de entender, especialmente para um cachorro recém-nascido.
Portanto, o processo de adaptação dura algum tempo, que pode variar de acordo com o cachorro. Mas esse período vai ajudar a fortalecer a relação com o tutor, por isso, tenha paciência e ofereça muito carinho.
O temido primeiro dia finalmente terminou, mas isso não quer dizer que a adaptação chegou ao fim. Pode ser que seu novo amigo ainda se sinta inseguro por alguns dias.
Então, dê a ele o tempo necessário e, aos poucos, vá dando mais autonomia e independência para o pet. Conforme o tempo passa, ele irá se acostumar mais com a rotina e a família.
Seguindo as recomendações acima com seu cachorro filhote, logo ele estará se sentindo em casa! No entanto, lembre-se de que esse processo não é uma regra, e cada cãozinho pode ter suas particularidades.
Caso perceba que realmente está muito difícil a adaptação, consulte com um especialista. Em casos especiais, áreas como a psicologia canina podem ajudar.
Se quiser mais dicas e informações de como cuidar de seus cães filhotes e adultos, aqui, no blog da Petz, temos diversos conteúdos que podem te ajudar! Aproveite a visita!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…