Praticar atividades físicas faz bem para a saúde de todos, e com os nossos amigos de patinhas não é diferente! Existem muitos tipos de esportes caninos que podem ser praticados em conjunto com o tutor ou individualmente.
A prática de esportes é saudável por muitos motivos: melhora a performance cardiorrespiratória, diminui a ansiedade, reduz o estresse, evita doenças metabólicas e crônicas e, de quebra, é possível fazer muitas amizades! Ofereça essa chance para seu pet e pratique um dos esportes caninos!
Você sabia que um cachorro que passa boa parte do tempo sem ter o que fazer pode começar a desenvolver comportamentos inadequados? Ao ficar muito em casa, ele tende a roer objetos e móveis.
Assim, os veterinários recomendam que o pet se exercite pelo menos uma vez ao dia, tanto para se distrair quanto para que seu bem-estar não seja prejudicado. Portanto, é possível afirmar que a atividade física para cães pode auxiliar na prevenção desses maus hábitos.
Trocadilhos à parte, os esportes são realmente bons para os cães! Como não é de hoje que eles fazem parte das famílias humanas, as atividades físicas que antes eram praticadas pelas pessoas, agora contam com a participação deles.
Sejam esportes famosos no mundo todo, como o agility para cachorros, ou os pouco conhecidos, como o canicross, o tutor pode escolher aquele que melhor se encaixa no estilo de vida seu e do animal. Conheça abaixo algumas atividades para o pet.
Começando pelo mais famoso dos esportes caninos, o agility é uma atividade que você provavelmente já viu em algum vídeo da internet ou das redes sociais. Trata-se de uma atividade onde o tutor conduz o pet por um percurso com diversos obstáculos.
Parece bastante com o hipismo, onde o animal precisa superar diversas barreiras físicas no menor tempo possível e com o menor número de faltas, que acontecem quando o pet esbarra ou derruba algum obstáculo.
Esse tipo de atividade exige do animal e do tutor uma boa resistência cardíaca e respiratória, já que ele percorre todo o percurso correndo. Além disso, testa a obediência do cachorro, uma vez que ele precisa seguir os comandos do seu guia.
A natação para cães é tão saudável para o animal quanto para os humanos. Procure levar o pet para locais que realizam o tratamento da água com ozônio, para que ele não tenha nenhum problema de pele decorrente do cloro.
Como se sabe, a natação é um esporte que possui muito pouco impacto no sistema osteomuscular, por isso, é indicado mesmo para aqueles animais que estão acima do peso. Isso porque, mesmo se praticado de forma intensa, não prejudicará suas articulações.
Porém, o mais importante é que o tutor saiba que nem todos os cães sabem nadar. Por isso, antes de começar o esporte, veja se o pet não vai precisar de algum acessório para boiar, como um colete salva-vidas canino.
O nome não soa estranho? É porque o canicross é como se fosse uma corrida no estilo cross country, ao ar livre e em terrenos com bastante obstáculos para serem transpostos pelo cão e seu humano, que ficam ligados por uma espécie de cordinha.
O canicross é um esporte para cachorro e para tutor. Ambos correm juntos e precisam chegar juntos à linha de chegada. Ele exige muito mais preparo físico do que o agility, pois o tempo de percurso é muito maior.
Qualquer cachorro pode praticar o canicross, no entanto, ele pode ser um pouco demais para os cães braquicefálicos. Por isso, caso seja tutor de um e queira treinar o canicross, faça uma adaptação lenta e gradual do seu amigo de patinhas!
Sim! O flyball nada mais é que uma brincadeira de pegar bolinhas, mas um pouco mais sofisticada. Ele é praticado em equipes de quatro a seis cães que fazem o revezamento na corrida pela busca da bolinha, que fica posicionada em uma caixa no final do percurso.
Cada cachorro deve correr o mais rápido possível, passando por todos os obstáculos, pegar a bolinha, fazendo o mesmo caminho para voltar até seu tutor e lhe entregar a bola. Imediatamente, outro cão faz o mesmo feito.
A equipe que fizer o percurso em menos tempo vence a competição. Os campeonatos atraem pessoas do mundo todo e são emocionantes! Esse é um dos esportes caninos preferidos nos Estados Unidos.
Esse esporte também é muito famoso e você já deve ter visto eventos dele em vídeos na internet. É a atividade de bailar e fazer coreografias que ocorre entre o tutor e seu amigo de patinhas. É praticamente um campeonato de dança!
Para que a dupla seja vencedora, não basta dançar conforme a música. Os parceiros precisam executar passos pré-determinados, como giros, piruetas, meia-voltas e andar para trás. É muito bonito de se ver!
Então, qual dos esportes caninos você vai escolher para fazer com o seu amigão? Se você precisar de qualquer acessório para praticar as atividades físicas com ele, procure uma das lojas da Petz, onde você encontra tudo para animais de estimação!
A tartaruga é um réptil que desperta curiosidade. Com o corpo envolto por um casco…
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…