As ovelhas são animais dóceis, que podem ter contato muito próximo com as pessoas e outros animais. Quem convive com os ovinos percebe que eles são capazes de reconhecer seus cuidadores pelo cheiro ou pela voz. Por outro lado, há quem diga que a visão das ovelhas não é boa. Será que isso é verdade?
Nos últimos anos, uma equipe de pesquisadores decidiu tirar isso a limpo. Testaram e treinaram um grupo de ovelhas para identificar se elas conseguiam reconhecer rostos humanos. Adivinhe só: elas conseguem!
Com essa pesquisa, algumas crenças de como os animais enxergam começaram a ser desvendadas. Ainda que a visão não seja tão desenvolvida e aprimorada, as ovelhas enxergam muito além do que se imaginava e possuem uma memória incrível, ao ponto de se lembrarem de rostos familiares.
Nos filmes, desenhos ou quando conversamos com criadores de ovelhas, uma preocupação é o cuidado desses animais para não serem capturados por cães selvagens, raposas e onças.
Já reparou que a posição dos olhos das ovelhas é um pouco mais para a lateral da cabeça? Uma curiosidade sobre a visão dos animais está relacionada a isso. Os animais considerados presas na natureza possuem olhos lateralizados que ajudam a enxergar o que está ao seu redor.
Por não serem caçadoras, as ovelhas agem pelo instinto de fugir sempre que percebem o perigo. Elas não precisam ter uma visão apurada como o de uma onça para observar a vítima, calcular a distância, velocidade e, então, capturar a presa.
Com maior visão periférica, alcançando quase 300 graus, o importante para esse animal é notar a presença do predador e se proteger. Ainda assim, a visão frontal é um pouco prejudicada, por isso, necessita da ajuda de cães ou dos seres humanos para sua proteção ou para ser guiada.
Ainda que as ovelhas possam enxergar quase tudo que está ao seu redor, provavelmente, esse mundo não é colorido. Ainda faltam estudos relacionados às cores que as ovelhas enxergam, mas como seus olhos são lateralizados, acabam recebendo pouca luz vinda de cima. Assim, as cores não são tão bem refletidas.
A visão das ovelhas não tem grandes alcances. Por serem míopes, esses animais enxergam pouco mais de 10 metros. Por isso, uma das características da ovelha é sempre andar em grupos, pois quando se afastam, se perdem e são facilmente capturadas por predadores.
Agora você já sabe como é a visão dos animais e que as ovelhas são presas fáceis, mesmo que o campo de visão seja eficiente. Para proteger esses dóceis animais contra possíveis predadores, é necessário ajuda do tratador.
Os predadores preferem atacar no fim do dia, quando já não há tanta circulação de pessoas e barulhos. Recolher os animais em locais seguros, como estábulos ou cercados, de preferência próximos à casa do tratador, é uma medida simples que garante segurança.
Deve-se ter atenção às fêmeas gestantes e animais recém-nascidos, pois são os mais vulneráveis a ataques. Se não for possível recolher todos os animais, que ao menos esses fiquem em um local fechado durante a noite.
Ter cães de pastoreio na propriedade é muito útil. Eles ajudam tanto como guias, evitando e recolhendo as ovelhas que se perdem, como para afugentar os predadores.
Para que um cão seja um bom pastor, é necessário que seja um animal calmo, que tenha controle de suas emoções e não seja agressivo com pessoas ou animais. Afinal, ele não pode ser uma ameaça às próprias ovelhas. Confira algumas raças que têm aptidão para esse tipo de trabalho:
Algumas doenças oftalmológicas podem prejudicar a visão das ovelhas, como tumores, ceratites e ceratoconjuntivite infecciosa (CCI). A CCI é uma das doenças mais contagiosas entre os ovinos nos últimos anos.
Também conhecida como doença do olho rosado ou pink eye, gera uma intensa inflamação da córnea e conjuntiva (estruturas do olho) causada por bactérias. Apesar de poder causar cegueira, a doença do olho rosado tem cura se tratada a tempo.
Geralmente, as conjuntivites podem ser prevenidas com o manejo sanitário adequado, evitando superlotação dos rebanhos, retirando e limpando os ambientes com fezes e urina e lavando as mãos antes de cuidar dos animais.
Para que seja observado qualquer problema nos olhos das ovelhas, o tratador precisa ser uma pessoa cuidadosa e atenta. Isso porque, na maioria das vezes, tem-se uma criação de ovelhas e cada uma deve ser inspecionada individualmente. Caso a criação seja pequena ou a ovelha seja de estimação, é mais fácil notar alterações.
O lacrimejamento excessivo e a vermelhidão geralmente são os principais sinais clínicos observados. É possível notar que a lã abaixo dos olhos está sempre molhada. O animal pode ficar piscando sem parar no olho acometido e ter sensibilidade à luz.
Agora você já sabe como é a visão das ovelhas. No blog da Petz há ainda mais conteúdo sobre os cuidados, saúde e manejo desses animais. Não deixe de acessar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…