Espécies

Quais são os tipos de periquito-australiano? Conheça um pouco mais sobre a espécie

Você sabe quais são os tipos de periquito-australiano? Essa ave é popular nos lares brasileiros, mas, como o próprio nome já indica, é de origem australiana. Sendo considerada exótica no Brasil, ela chama atenção pelo canto melódico e pelas cores vibrantes.

O pet é bem sociável e se adapta facilmente. Está pensando em adquirir um? O blog da Petz apresenta os diferentes tipos de periquitos dessa espécie tão querida por todos.

Ao longo dos anos, por meio de melhoramento genético, que isolou algumas mutações, foram surgindo periquitos com diferentes tonalidades e características físicas. Hoje em dia, é possível encontrar uma variedade de periquitos-australianos.

Devido a esse trabalho de seleção artificial com a espécie, os periquitos-australianos são considerados aves domésticas, podendo ser criadas em domicílio, sem a necessidade de licença do IBAMA ou outro órgão ambiental. Acompanhe o artigo para saber mais.

Os diferentes tipos de periquito-australiano

De origem australiana, os periquitos são conhecidos cientificamente como Melopsittacus undulatus. A espécie faz parte dos psitaciforme de cauda longa e pertence à família dos Psitacídeos, assim como o papagaio, a cacatua e a calopsita.

Os periquitos-australianos mais comuns costumam ser verdes, coloração original. No entanto, ao decorrer dos anos, por meio de cruzamentos genéticos e seleção artificial nos criadouros, a ave se diversificou e ganhou outras cores, como azul, amarelo, branco, cinza e violeta.

Cada uma dessas tonalidades indica um tipo de periquito-australiano. Além dessa tipagem, existe uma mutação de conformação, que originou o periquito-inglês, uma ave um pouco maior e que possui a face aparentemente mais achatada, assim como o periquito hagoromo, que possui uma penugem diferente.

Mutação de padrão de cores

Apesar dos tipos de periquito-australiano, o original, que está em condição livre na Austrália, possui cor verde, face amarela e listras pretas e amarelas. Por meio de cruzamento com outros periquitos, foram surgindo diferentes colorações.

A primeira mutação de cor deu origem ao periquito-australiano azul, recessivo em relação ao verde. Portanto, ele é bem semelhante ao comum, mas com um corpo de penugem azulada e pigmentação branca no lugar da amarela. Somente os traços em preto permaneceram como o original.

A partir daí, surgiram outras duas mutações, que se diferenciam por:

  • escurecimento de cor: essa mutação deu origem ao periquito verde-escuro e ao azul-cobalto;
  • cinzento: caracteriza-se pela penugem cinza de diferentes intensidades no corpo, que pode ir aumentando de forma gradual, dependendo do cruzamento. Ele pertence ao grupo azul e deu origem a diversos outros tipos: azul-celeste, azul-cobalto, azul-malva e violeta. O verde cinzento é do grupo verde.

As mutações seguintes foram uma mistura dessas diferentes versões. Com isso, hoje, existem diversos tipos de periquito-australiano com variadas cores e intensidades.

As mudanças são basicamente na coloração e pouco diferem em características comportamentais. Porém, dependendo da combinação de cores, a ave se torna mais difícil de ser encontrada, como o periquito-australiano branco e o amarelo, mais raros. Isso também influencia o valor de aquisição do pet.

Mutação de conformação

Outra mutação entre os tipos de periquito-australiano é a de conformação, que não diz respeito à cor, mas às características físicas. A partir dela, surgiu o periquito-inglês. Acredita-se que ele se originou do cruzamento entre diferentes tipos de periquitos-australianos.

O periquito-inglês é maior e mais robusto que o australiano, podendo chegar até 20 cm e pesar cerca de 40 g, enquanto o australiano clássico possui até 18 cm e pesa cerca de 30 g. Uma das principais características da ave são as penugens com cores vivas e deslumbrantes.

Essa espécie de periquito-australiano é considerada exuberante, imponente e se distingue de outros animais por conta da comprida cauda e das pintas nas bochechas, chamadas “pontos da garganta”. É possível encontrar o periquito-inglês em diversas cores, como cinza, azul, amarelo e verde.

Além do inglês, existe o periquito-hagoromo. Essa é uma mutação relativamente nova do periquito-australiano, introduzida no Brasil há pouco tempo.

A plumagem do hagoromo é diferenciada, pois as penas na cabeça e nas asas são semicirculares ou circulares. É uma ave com aparência deslumbrante e difícil de encontrar. Tanto o inglês, quanto o hagoromo, são aves dóceis e companheiras, assim como o antecessor, o periquito-australiano.

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de periquito-australiano? A loja on-line da Petz tem um catálogo com gaiolas, viveiros, rações e outros itens que o seu amigo penudo precisa. Aproveite as ofertas!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

1 hora ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

6 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago