Cuidar de pets que não sejam cachorros e gatos tem sido cada vez mais comum, e as pessoas têm descoberto as alegrias de ter em casa outros animais de estimação. Para isso, e principalmente para que eles vivam com saúde, é preciso criar um lar apropriado. Estamos falando do terrário para répteis.
Apesar de menos interativos e “carinhosos” que os pets mais convencionais, uma coisa é fato: lagartos, cobras e tartarugas são fascinantes de observar e também necessitam de um ambiente confortável para o desenvolvimento
Pensando nisso, preparamos este artigo exclusivo com informações sobre terrário para cobra e outros répteis, além dos cuidados necessários que os tutores devem tomar devido à fragilidade de alguns desses animais.
Diferentemente de gatos e cachorros, os répteis, assim como os roedores, passam praticamente a vida toda no mesmo espaço fechado. Sendo assim, é muito importante que você saiba como montar terrário para répteis que seja adequado para eles. É preciso ter em mente que quanto maior, melhor!
Nesse sentido, a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária especialista em animais exóticos na Petz, chama atenção para o fato de que os répteis tendem a crescer muito.
Com isso em mente, na hora de comprar um terrário para répteis, é importante pesquisar sobre a espécie que deseja ter e escolher um modelo com tamanho adequado para o animal adulto, visto que um terrário pequeno pode, inclusive, prejudicar seu crescimento.
Quanto ao formato do terrário, quem já começou uma pesquisa sobre o assunto deve ter notado que existem modelos verticais e horizontais. “Bichos que sobem em árvores, como a iguana, precisam de um terrário alto”, diz a Dra. Mariana. Portanto, é importante verificar o tamanho de um terrário para iguana.
Para quem deseja ter um réptil, a coisa mais importante na hora de montar um aquaterrário é entender que sua função sempre é reproduzir ao máximo o habitat original do pet. Daí a necessidade de regular e controlar fatores como temperatura, umidade e iluminação capaz de imitar a exposição solar. Do contrário, os répteis com certeza virão a desenvolver sérios problemas de saúde.
Imagine, por exemplo, um réptil original de um lugar desértico. Seria impossível para ele sobreviver em um terrário úmido, escuro e com baixas temperaturas! Lembre-se que répteis são animais ectotérmicos, isto é, que regulam sua temperatura corporal a partir do meio externo. Por isso, temperaturas inadequadas têm impactos graves em seu metabolismo.
Ainda a respeito do controle de temperatura, de umidade e de iluminação, vale lembrar que quando falamos em reproduzir o habitat de um réptil, como um terrário para lagarto, estamos falando em incluir as variações que ocorrem ao longo do dia e mesmo ao longo do ano.
A boa notícia é que atualmente já é possível encontrar opções de controladores de temperatura e de umidade automáticos, embora o controle também possa ser feito de modo manual a um menor custo.
Mas a reprodução do habitat não para por aí! Outros itens, como substrato, troncos, pedras, plantas e lâmpada para répteis são colocados no terrário e também devem mimetizar o local de origem do pet. No entanto, é importante adquirir somente produtos feitos especialmente para répteis e que tenham garantia de procedência e de qualidade.
Como a maior parte dos equipamentos e dos acessórios ainda é importada, montar um terrário para répteis adequado tem custo elevado, e é muito importante levar isso em consideração antes de adquirir um réptil.
“Um dos maiores problemas na criação dos répteis é que muitos são adquiridos sem uma legalização e por tutores que não estão dispostos a gastar com eles”, lamenta a Dra. Mariana Pestelli. Infelizmente, a economia acaba custando a vida desses animais tão fascinantes.
Sempre pesquise muito sobre cuidados e custo de manutenção antes de ter um pet. Além disso, adquira seus animais de estimação somente de maneira legalizada e em locais de confiança. Agora que você sabe mais sobre terrário para répteis, que tal conhecer os outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…