Afinal, a tartaruga é vertebrada ou invertebrada? Em cães e gatos, é fácil! Basta fazer um carinho mais vigoroso para sentir as costelas e a coluna vertebral sob a pele. Porém, o que fazer no caso dos testudines? A carapaça impede saber como é o corpo.
De organismos unicelulares autotróficos ou heterotróficos, isto é, que produzem ou não o próprio alimento, até mais complexos, como os animais, passando pelas plantas, os seres vivos são classificados de acordo com alguns critérios especiais que ajudam a entender as semelhanças e diferenças entre eles.
Com isso, é possível traçar possíveis relações de parentesco, trajetória evolutiva e estudos sobre eles, respondendo à dúvida de que se a tartaruga é vertebrada ou invertebrada.
O termo vertebrado diz respeito aos animais que possuem coluna vertebral. É o caso não apenas dos répteis, classe em que a tartaruga se insere, mas também dos outros animais, como aves, mamíferos, peixes e anfíbios.
A tartaruga compreende o filo Chordata, junto de animais celomados e triblásticos, isto é, que possuem três folhetos germinativos (ectoderme, endoderme e mesoderme).
Em comum, eles apresentam simetria bilateral, ânus derivado do blastóporo, abertura que, na fase embrionária, liga a cavidade digestiva com o meio externo, notocorda, cordão nervoso dorsal e fendas faringianas em ao menos um dos estágios de desenvolvimento.
Ao contrário do que muitos pensam, o filo Chordata não é constituído apenas por animais vertebrados. Além do Vertebrata, fazem parte outros dois subfilos. Um deles é o Cephalochordata, constituído por animais aquáticos, de vida livre e com hábitos bentônicos, ou seja, que dependem de substrato.
O outro é o Urochordata, que agrupa animais aquáticos cuja principal característica é o corpo revestido por uma camada de proteína que se assemelha a uma túnica. Esses dois grupos não possuem coluna vertebral, assim como os invertebrados.
Agora, você já sabe se a tartaruga é vertebrada ou invertebrada. Conforme visto, ela é considerada um animal vertebrado, contando com coluna vertebral. A quantidade de vértebras e as características dessas estruturas variam de uma espécie para outra.
A tartaruga pertence ao grupo dos répteis que fazem parte da ordem Testudinata, tendo como principal característica a presença de carapaça e plastrão. Também conhecidas como casco, essas estruturas são formadas pela fusão da coluna vertebral, que é achatada, com as costelas, gerando uma caixa óssea bastante rígida.
Em outras palavras, o casco da tartaruga corresponde à coluna vertebral e às costelas. Desse modo, ao contrário do que os desenhos animados sugerem, a tartaruga não consegue nem pode ficar sem essa estrutura tão essencial. Além de estar fundida ao resto do corpo, a carapaça é fundamental para a proteção dos órgãos.
Vale destacar que o casco da tartaruga possui duas camadas além da parte óssea. A externa é formada por queratina, que dá mais resistência à estrutura, enquanto a interna é uma membrana que ajuda a proteger os órgãos.
Além de contar se a tartaruga é vertebrada ou invertebrada, vamos compartilhar mais uma curiosidade. A presença de carapaça e plastrão na tartaruga é algo que intriga os estudiosos. De um lado, é sabido que, pela rigidez, o casco é uma defesa e tanto contra predadores.
Não à toa, algumas tartarugas, jabutis e cágados são capazes de recolher a cabeça e os membros para dentro do casco, diminuindo a vulnerabilidade. Considerando a lentidão com que os testudines (ou quelónios) se movimentam em ambiente terrestre, conseguir esconder-se no próprio lugar em que se encontram é uma excelente estratégia de sobrevivência.
De acordo com uma equipe de cientistas da Academia de Ciências Chinesa e da Universidade de Toronto, no Canadá, os primeiros passos na evolução do casco das tartarugas teriam sido a ossificação das superfícies neurais e o alargamento das costelas dorsais da parte inferior do corpo.
A partir daí, as extensões ósseas da coluna vertebral e as costelas teriam se alargado, crescendo juntas e formando uma camada protetora rígida. A conclusão partiu da análise de três fósseis da espécie mais primitiva da tartaruga conhecida atualmente, que data de cerca de 220 milhões de anos atrás.
Esperamos que você tenha gostado de aprender um pouquinho mais sobre animais vertebrados, em especial, sobre esse grupo tão especial de répteis. Agora que já sabe se tartaruga é vertebrada ou invertebrada, aproveite para conferir outras curiosidades desse animal aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…