Esse é um animal de estimação muito legal de se ter. Ele interage muito com os tutores e gosta bastante de explorar o ambiente em que vive. Curioso, precisa de atividades diárias para não se entediar. Confira como montar um terrário para hamster e deixe-o muito feliz!
Apesar de a maioria dos tutores manter o animalzinho em uma gaiola, a crescente procura pelo terrário para hamster demonstra a grande preocupação do humano com o bem-estar do pet. Parabéns para você que nos acompanha com esse intuito!
Aprender como montar um terrário para hamster é muito importante para a boa saúde física e mental do roedor. Afinal, ele não é um animal que vive solto o tempo todo: acidentes como pisões e quedas de alturas consideráveis são comuns com esse pequeno animal quando ele não está preso.
Assim, precisamos oferecer subsídios para que ele consiga expressar seus instintos naturais, como: correr (muito!), cavar, roer, fazer tocas e túneis, explorar, comer e estocar comida.
Para saber como montar um terrário para hamster, é preciso considerar o tamanho desse ambiente. É importante que o roedor não fique apertado entre os objetos que vão no playground, ok?
O terrário deve ter no mínimo 1 m de comprimento e de 40 a 50 cm de largura. Já a altura varia: alguns tutores deixam ele bastante alto, com cerca de 1 m, para aumentar a área de escalada e a exploração do terrário. Nesse caso, os guarda-corpos devem ser instalados para evitar as quedas.
Este tipo de terrário grande para hamster é bastante procurado por tutores que moram em espaços pequenos e precisam verticalizar a casa do pet para que ele tenha tudo de que precisa no ambiente.
O terrário de vidro para hamster é o mais comum. Esse material permite a visualização do pet em todos os momentos de sua exploração, o que diverte muito os tutores e proporciona maior segurança para o animal, caso ele precise de alguma ajuda.
Contudo, você encontra terrários com vários tipos de material, como plástico, papelão e até de alvenaria, que é colocado em um local definitivo. Alguns tutores também usam caixas organizadoras para as estruturas.
Apesar de úteis, é preciso lembrar que o plástico e o papelão podem ser roídos pelo animal ao longo do tempo e, por isso, são necessárias trocas frequentes para evitar fugas do hamster pelos buracos feitos pelos dentinhos.
É importante saber escolher o terrário e pensar nos acessórios a serem colocados nele para que o peludinho use e explore todos os ambientes. Assim, o espaço fica muito mais divertido para seu pet.
Alguns itens são indispensáveis, como comedouro, bebedouro, tubos e rodinha de correr. E uma atenção especial para a roda: ela deve ser fechada, sem espaços entre as grades e sem ser vazada, para a patinha do hamster não enroscar nela. Isso evita que o bichinho frature o membro durante o exercício.
Os tubos para hamster são importantes para imitar os túneis e galerias que ele constrói na vida selvagem. Dentro deles, o roedor estoca a comidinha e se locomove de um lado para outro com segurança.
Esses túneis podem ser feitos com PVC, mas o material não possibilita visualizar o animal nas tubulações, impossibilitando o tutor de acompanhar o que o animal faz e identificar se precisa de ajuda. Por isso, os tubos de plástico transparente são melhores e mais indicados.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o tamanho do animal. Se você estiver preparando um terrário para hamster grande, o diâmetro dos tubos deve ser também grande o suficiente para ele passar sem ficar apertado.
Além dessas recomendações, o tutor deve considerar a limpeza rotineira dos canos. Se eles forem colados, a manutenção e a higienização podem ficar prejudicadas. Por isso, procure usar os de encaixe.
Agora que você aprendeu sobre o material e os acessórios, falta saber como montar um terrário para hamster. O ideal é que ele imite as condições do habitat natural do pequeno roedor.
Primeiro vem o substrato, que é o chão do terrário. O tutor pode usar areia de quartzo, pó de casca de coco, granulado de celulose, granulado sanitário de gatos ou outro indicado para a espécie.
Depois é preciso colocar os acessórios. É importante ter uma área reservada para que o hamster coma feno, o principal alimento dele, e outra para que ele use como banheiro. Faça uma separação física dessas áreas para evitar que o terrário fique muito sujo.
E por fim vem a decoração. Pense nela como mais um item do enriquecimento ambiental para o pet. Use galhos secos de trigo e linhaça, ervas secas, musgo desidratado e algum tipo de mato germinado. Na internet, você também encontra muitas ideias de terrário para hamster.
Agora que você está craque em como montar um terrário para hamster, você precisa saber onde encontrar tudo de que precisa. Sabe onde? Nas lojas da Petz! Venha nos conhecer!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…