Categories: Roedores

Tudo sobre hamster-anão-russo: não tem como não se apaixonar!

Eles são pequenas bolinhas de pelo muito fofas e fáceis de cuidar. Higiênicos, não ocupam muito espaço. Por isso, estão ganhando o coração dos brasileiros. Saiba tudo sobre hamster-anão-russo para ter um como pet e oferecer os melhores cuidados!

O tamanho diminuto torna o pet ainda mais atraente. É quase impossível não se apaixonar por ele! Para proporcionar uma vida longa e saudável para o roedor, aprenda tudo sobre hamster-anão-russo!

Qual é a origem do hamster-anão-russo?

O nome do hamster-anão-russo já dá uma pista: ele é originário da Rússia. Porém, não é só nesse país que é possível encontrá-lo. Ele também pode ser visto correndo pelas areias da Mongólia, da China e da Ásia Central.

A domesticação desse roedor fofinho ocorreu no século XIX, quando um pesquisador, chamado William Campbell, encontrou o animal na Ásia. Então, levou-o para os laboratórios da Europa para fazer pesquisas.

Como o roedor é extremamente fofo, dócil, inteligente e sociável, logo saiu dos laboratórios e passou a morar nos lares de todo o mundo, tornando-se um dos animais de estimação mais adorados. É por isso que você precisa saber tudo sobre hamster-anão-russo!

Características físicas e comportamento do hamster-anão-russo

O hamster-anão-russo é um dos menores roedores do mundo. Ele mede de 7 a 10 cm de comprimento e pesa entre 20 e 50 g. Tem perninhas curtas, pés com dedos gordinhos, pelos curtinhos e cauda curta e peluda. O corpo é arredondado, e a pelagem é fofa e macia.

Existe o hamster-anão-russo branco, cinza ou marrom com uma listra preta ao longo do dorso. As bochechas têm uma bolsa de cada lado, nas quais ele armazena comida para levar para o esconderijo.

O pet tem hábitos noturnos. Por isso, é um excelente companheiro para quem trabalha o dia todo. De noite, ele é bem ativo: corre na roda, cava túneis e arrasta os brinquedos para lá e para cá. De dia, ele dorme.

O roedor é um tanto territorialista, mas essa característica pode ser amenizada se ele for acostumado com outros animais da mesma espécie desde filhote. Com paciência e dedicação, é possível domesticá-lo! Ele se torna amigável e dócil. O tempo de vida do hamster-anão-russo é de 1,5 a 2 anos.

Como domesticar o hamster-anão-russo?

Domesticar o hamster-anão-russo é um processo similar ao de qualquer outro pet. Para começar, use petiscos sempre que for se aproximar do pet. Dê a guloseima enquanto acaricia.

Dessa forma, em breve, o pet vai perceber que você não fará mal algum a ele. Quando for mexer na gaiola, deixe que ele chegue perto e cheire sua mão, sem fazer movimentos bruscos para que ele não se assuste.

Embora possa parecer divertido nos vídeos das redes sociais, não assuste seu hamster! Primeiro, isso só fará com que ele fique estressado. Segundo, ele pode morder você para se defender. Essa é uma dica importante para aprender tudo sobre hamster-anão-russo!

Qual é a alimentação ideal do hamster-anão-russo?

Uma alimentação, além de saborosa, deve ser balanceada e adequada à espécie. Ela é o segredo para um pet feliz e sem doenças. Essa é uma importante dica de como cuidar de hamster-anão-russo.

O hamster-anão-russo é onívoro, ou seja, come alimentos de origem tanto animal quanto vegetal. Quando está na natureza, ele ingere o que for possível: frutas, plantas, sementes, grãos e pequenos animais, como insetos.

A ração para hamster-anão-russo faz parte da alimentação do pet em cativeiro. Desenvolvida especificamente para a espécie, ela é completa e balanceada, contendo tudo de que ele precisa. No entanto, ela não deve ser a única fonte de comida dele.

Uma coisa que não pode faltar na dieta do pequeno roedor é o feno, importante para que ele realize o correto desgaste dos dentes. Por isso, deixe esse capim sempre disponível para o pet — e não se esqueça da água fresca!

O que o hamster não pode comer?

É igualmente importante saber o que o hamster-anão-russo não pode comer. Alimentos proibidos ao pet podem provocar doenças, dores abdominais e problemas dentários.

Jamais forneça alimentos processados humanos, como açúcar, macarrão, pão, biscoito, bolacha, frituras, bolo, leite e derivados, chocolate, bala, sucos industrializados, torrada, manteiga, salgados ou comida com condimentos sintéticos.

Como deve ser a casinha do hamster-anão-russo?

A casinha do hamster-anão-russo filhote ou adulto deve ser espaçosa para que ele possa correr e brincar à vontade. O chão da gaiola deve conter um substrato para que ele possa cavar túneis e tocas. Para ele fazer o ninho, deixe à disposição palha, algodão, papel higiênico sem perfume ou papel-toalha.

Os brinquedos também são muito importantes para o pet desestressar. A roda de correr é um item indispensável para ele se manter em forma, por exemplo. Além disso, ele também precisa de itens para roer, complementando os cuidados com os dentes.

Agora que você já aprendeu tudo sobre hamster-anão-russo, visite as lojas da Petz para preparar a casa para receber o pet. No catálogo, você encontra tudo para proporcionar uma vida saudável ao roedor. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago