Categories: Roedores

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem parte do dia a dia dos humanos há muito tempo. Esses roedores são animais muito carismáticos.

Eles são representados por personagens em filmes e desenhos como animais espertos e astutos, mas também um pouco medrosos. Venha conhecer mais sobre os tipos de camundongos que você pode encontrar pelo caminho!

Sobre os camundongos

Há quem confunda os camundongos com filhotes de rato devido ao seu tamanho. Assim como o cachorro tem parentesco com o lobo, o rato e o camundongo têm um ascendente em comum. Com o decorrer dos anos e a evolução, hoje em dia, eles são espécies diferentes.

O camundongo adulto pesa entre 12 e 30 g e, geralmente, tem menos de 15 cm de comprimento. Com orelhas grandes e arredondadas, ele é facilmente reconhecido por ter a cauda maior que o corpo. As cores desse roedor variam desde o marrom até o cinza.

Alguns tipos de camundongos podem ser criados como pets. Porém, vale lembrar que os que vivem livres na natureza podem transmitir doenças sérias aos seres humanos e a outros animais de estimação. Por isso, se você encontrar um em casa, é necessário tomar providências.

Tipos de camundongos

No Brasil, esse roedor é conhecido pelos mais variados nomes: rato camundongo, calunga, calungo, dongo, catito, mure, topolino, ratinho etc. Todos esses nomes dizem respeito à mesma espécie, chamada Mus musculus. 

A classificação das espécies e dos tipos de camundongos é um pouco confusa até hoje. Nem todos os animais chamados de camundongos são da espécie Mus musculus especificamente.

Além disso, animais de laboratório que sofreram cruzamentos especiais para a criação de uma nova linhagem também podem não ter o DNA idêntico ao do camundongo encontrado na natureza. A seguir, confira os tipos de camundongos mais populares, seja pelo nome, seja pela genética!

Camundongo doméstico

Um dos tipos de camundongo comum, mais adaptado aos centros urbanos, é o Mus musculus. Ele também é chamado de camundongo, camundongo doméstico, camundongo de estimação, ratinho etc.

Essa espécie é encontrada em todo o mundo. Geralmente, é a que gera o maior agito quando invade lares e estabelecimentos comerciais. Esse animal assustado gosta de se esconder. Quanto à pelagem, ele pode ser um camundongo cinza, marrom, preto, branco e mais.

Por ser pequeno e ter o corpo bastante maleável, esse animal é capaz de passar por buracos e espaços muito apertados. Ele vive próximo aos seres humanos pela facilidade de encontrar comida e abrigo.

Camundongo-do-mato

O camundongo-do-mato é encontrado no Uruguai, na Argentina e no Sul do Brasil, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Também é conhecido como rato-do-bambu (por gostar de viver em bambuzais) ou rato-da-taquara. Sua pelagem é marrom ou amarela.

Essa é uma espécie de hábito noturno, essencialmente terrestre. Além disso, esse camundongo gosta de escalar. Ele é encontrado nas matas nativas, alimentando-se de frutas, grãos e folhas.

Camundongo-de-patas-brancas

O camundongo-de-patas-brancas ou rato-da-madeira é nativo da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México). Com pelagem de diversas cores, esse animal se alimenta de sementes e insetos. Ele passa a maior parte do tempo em árvores, fugindo da presença humana.

Apesar de ser medroso, esse roedor pode fazer ninho em residências. Inclusive, ele pode até mesmo ser criado como animal de estimação! Ele também é muito utilizado em laboratório.

Camundongo-do-campo

O camundongo-do-campo é encontrado em países da América Central e no Sul da Rússia. Também conhecido como hamster-camundongo, ele gosta de viver em florestas temperadas e pradarias, construindo ninhos em rachaduras de pedras. Ele tem uma pelagem fina e macia de tonalidade amarelada.

Camundongo-suíço

Quando você pensa em um camundongo, imagina um ratinho branco de olhos vermelhos? Provavelmente, está pensando sobre o camundongo-suíço! Esse é um roedor criado em laboratório por meio de vários cruzamentos para originar uma linhagem ideal para estudos e pesquisas.

É perigoso ter um camundongo de estimação?

Quem deseja ter um pet exótico pode optar por um camundongo, afinal, sua simpatia é muito atrativa. Apesar de tímido e medroso, esse roedor pode ser um grande amigo dos seres humanos.

Vale lembrar que é necessário ter alguns cuidados, como adquirir o pet de criadores. Além disso, nunca adote um camundongo que aparecer em sua casa. Os roedores de vida livre podem disseminar doenças quando estão infectados. Outras espécies podem contraí-las quando entram em contato com a urina e as fezes desses animais.

Agora que você conhece os tipos de camundongos e deseja ter um, explore outros artigos do blog da Petz! Os conteúdos dão diversas informações sobre as suas espécies favoritas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

1 hora ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago