Será que porquinho-da-índia pode comer pera?
Publicado em 06 de maio de 2024Tempo de leitura: 5min
Uma alimentação balanceada e nutritiva é condição essencial para os animais de estimação, principalmente para os silvestres e exóticos. Vamos aprender se o porquinho-da-índia pode comer pera?
Muitos tutores podem ficar confusos com as informações sobre frutas e roedores que encontram na internet. Uns dizem que pode, outros que é proibido por causa da fermentação. Afinal, o porquinho-da-índia pode comer pera ou não?
E, então, o porquinho-da-índia pode ou não comer frutas?
A preocupação com as frutas e os roedores tem fundamento. A dieta deles, em seu habitat natural, é muito pobre em frutas, já que ele é originário de regiões desérticas e poucas plantas frutíferas sobrevivem em tal ambiente.
Por isso, elas só devem ser oferecidas com moderação e em torno de 2 a 3 vezes na semana. A explicação é que a frutose (o açúcar das frutas) em excesso causa muita fermentação, além de ter o efeito de diminuir o pH do estômago, o que atrapalha a digestão, produz gases e causa dor abdominal.
Dessa forma, com todos esses problemas, o pequeno roedor não vai querer comer, ou vai comer menos, o que, com certeza, vai interferir na saúde do animal e fazer com que ele fique suscetível a ter doenças oportunistas.
E a pera? Ela é proibida para o porquinho-da-índia?
Enfim, o porquinho-da-índia pode comer pera ou, de alguma forma, ela pode fazer mal ou ser tóxica para a espécie? A pera é uma das frutas permitidas na dieta desse adorável roedor.
Ela não é tóxica para a espécie e só lhe fará mal se for dada em excesso, como explicamos acima. Sendo assim, pode dar a pera para o porquinho-da-índia sem ter a preocupação dessa fruta fazer mal a ele.
Benefícios da pera para o porquinho-da-índia
Já que o porquinho-da-índia pode comer pera, quais seriam os benefícios da introdução da fruta na dieta dele? A pera é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para a alimentação do roedor.
Ela é rica em fibras, vitaminas A, E e C e dos minerais cálcio, magnésio e potássio. Além disso, é uma forma muito saborosa de variar o cardápio do porquinho-da-índia, deixando-a menos monótona.
E aí vai uma dica importantíssima para a introdução de novos ingredientes na dieta dos animais: sempre ofereça um pedaço pequeno e com um ingrediente novo por vez: por exemplo, se quiser testar a pera, não faça uma salada de frutas novas, dê somente a pera.
Desse modo, se ele tiver uma reação individual à fruta, como fezes pastosas, falta de apetite ou fermentação, o tutor vai ter certeza de que foi esta fruta, e não outras, que causaram a reação. Enfim, a pera é uma das frutas que porquinho-da-índia pode comer.
E o que o porquinho-da-índia não pode comer?
Saber o que o porquinho-da-índia não pode comer é tão importante quanto saber que ele pode comer pera. Afinal, um alimento proibido por ser tóxico pode até levar o pequeno ao óbito.
Os alimentos ricos em açúcar acabam tendo o mesmo resultado que o excesso de frutas. Além disso, causam obesidade e alterações gastrointestinais. Por isso, nunca, jamais, ofereça chocolate, bolos (mesmo que sejam sem cobertura ou recheio), bolachas e biscoitos.
Mas não são só os alimentos processados que podem fazer mal para o porquinho-da-índia. Algumas frutas e legumes devem ser evitados, como abacate, alho, cebola, alho-poró, cebolinha, feijão, salsinha, alface e batatas cruas.
Importância da vitamina C para o porquinho-da-índia
Você sabia que o porquinho-da-índia não consegue sintetizar sua própria vitamina C (igualzinho a nós, humanos)? Por isso, ela deve ser fornecida através de alimentos para porquinho-da-índia ou da suplementação.
Atualmente, os fabricantes de rações para a espécie já inseriram a vitamina C em suas formulações, mesmo assim é sempre bom o tutor ter certeza disso. Assim, a leitura do rótulo da embalagem da ração é imprescindível.
Caso o peludinho seja alimentado somente com alimentos naturais, o tutor precisa fazer com que essa necessidade seja atendida. Caso contrário, o pet pode desenvolver uma doença chamada escorbuto, que causa sérios danos à saúde dele.
Dessa maneira, ele pode dar frutas cítricas, como a laranja, ou folhas ricas em vitamina C, como a couve. Pode também oferecê-la em gotas. Nesse caso, nunca coloque na água de beber do pet, pois essa vitamina se degrada no contato com a luz, é como se ele estivesse bebendo só água.
Cuidados básicos com o porquinho-da-índia
Cuidar bem do porquinho-da-índia não é só oferecer uma dieta adequada. Envolve grande dedicação do tutor com os cuidados básicos que um pequeno roedor precisa, como higiene da sua casa, brincadeiras e cuidado com os dentes.
Como todo roedor, o dentinho do porquinho-da-índia não para de crescer. Sendo assim, o tutor deve fornecer meios para que ele realize o correto desgaste do dente, seja na forma de alimentos, seja de brinquedos.
Além disso, ele precisa brincar e gastar energia. A roda de correr é imprescindível. Isso porque, na natureza, ele corre quilômetros para achar sua comida. No cativeiro, ele deve ter essa necessidade satisfeita, caso contrário ficará obeso e desmotivado. Gostou de aprender como cuidar de um porquinho-da-índia?
Enfim, agora você já sabe que o porquinho-da-índia pode comer pera e que ela faz muito bem para sua saúde! Aproveite para conhecer deliciosos petiscos para o seu dentucinho na loja virtual da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário