Para começo de conversa, nem pense em usar o termo raças de hamster perto de um biólogo ou de um veterinário! De acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária especialista em animais silvestres da Petz, esses roedores não se diferenciam pela raça, e sim pela própria espécie.
Termos científicos à parte, fato é que eles não são todos iguais, sendo que, no Brasil, as espécies mais comuns são o sírio e o chinês. Vamos descobrir quais são as “raças” de hamster e as principais diferenças entre eles?
Espécie mais famosa no Brasil, o hamster sírio é a espécie em que maior parte das pessoas pensa ao ouvir falar em roedores domésticos, sendo mais encontrados nos pet shops.
Originalmente, sua pelagem costumava ser branca e dourada, cores que permanecem até hoje na espécie. No entanto, devido aos diversos cruzamentos, atualmente é possível encontrar hamster sírio de várias cores e com diversos tipos de pelo.
Fazem parte dessa espécie os hamsters das variedades panda (pelo preto e branco), angorá (pelagem longa) e hairless (completamente sem pelos). Por serem maiores, eles costumam ser manuseados desde cedo, o que os torna mais sociáveis com os tutores. Além disso, eles apresentam as seguintes características:
Um pouco menos conhecido do que a espécie síria, o hamster chinês vem ganhando popularidade e apresenta características semelhantes, como o hábito de ser territorialista. Por isso, acaba sendo mais solitário e mantido sozinho na gaiola.
Além disso, por ser tão pequeno, tende a escapar com mais facilidade, exigindo bastante cuidado no manuseio. O fato de muitos tutores terem medo de segurar os hamsters dessa espécie costuma deixá-los um pouco mais ariscos e desconfiados do que os sírios.
Sempre com pelo curto, é comum encontrá-lo nas cores cinza e marrom, e raramente encontra-se um hamster chinês branco. Ele também é caracterizado pelos seguintes aspectos:
Mais uma das raças de hamster parecidas em questão de tamanho com o chinês, o hamster anão russo é conhecido pelo tamanho e pela delicadeza. Mas, por serem pequenos, os tutores devem ter cuidado ao manuseá-los, evitando assustar o pequeno que pode acabar mordendo.
É comum encontrar a espécie com pelagens nas cores marrom, cinza com listra nas costas e branco. Na última cor, é conhecido como Winter White, já que fica mais claro durante o inverno e, devido a essa característica climática, não é tão comum no Brasil.
Ao contrário das outras duas espécies, ele é dócil a ponto de viver em harmonia com outros pequenos roedores, mas também pode ser criado sozinho na gaiola. Ainda possui as seguintes diferenças:
Como você deve ter notado, tanto o hamster sírio quanto o chinês e o russo têm hábitos e temperamentos bem semelhantes. Já as diferenças ficam por conta principalmente da aparência e do tamanho do hamster de estimação, o que não necessariamente implica em diferentes medidas de gaiola.
Isso porque, segundo a Dra. Mariana, o ideal é que a gaiola seja do maior tamanho possível. Isso independentemente da espécie do seu dentuço ou, como dizem, das raças de hamster. Afinal, é nela que o peludinho passa a maior parte do tempo.
Quer ver de perto as diferenças entre um roedor de cada espécie que apresentamos e tem mais dúvidas sobre as espécies ou raças de hamster? Procure a unidade Petz mais próxima a você! Quem sabe você não sai de lá com um novo companheiro?!
A diabetes em gatos tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. A doença…
O jardim suspenso é uma ótima ideia para quem busca inovar na decoração. De forma…
Os cães adoram correr e brincar em parques e jardins. Além disso, muitos pets preferem…
Não é de hoje que os porquinhos-da-índia chamam atenção dos apaixonados por roedores. Em geral,…
Tomar um suco natural de laranja pela manhã é uma ótima maneira de começar o…
Ter um lugar para relaxar e passar um tempo com amigos e família é importante,…