Você sabe quantos filhotes um hamster pode ter por ninhada? De maneira geral, não é recomendado estimular a reprodução dos hamsters em ambiente doméstico. Afinal, por mais que seja um processo natural, a gestação de hamster exige cuidados e demanda bastante energia da fêmea.
Além disso, é preciso pensar muito bem no destino que você dará para os filhotes de cada ninhada, caso não queira ficar com todos eles. Continue lendo para saber mais sobre o assunto e descobrir quantos filhotes o hamster pode ter!
Como bons roedores, os hamsters se reproduzem com bastante facilidade. Para se ter uma ideia, tanto as fêmeas quanto os machos podem começar a copular e a se reproduzir a partir do segundo mês de vida.
No entanto, é recomendado aguardar até a partir do quarto mês, a fim de que os hamsters atinjam plenamente a maturidade sexual, evitando complicações. Uma vez atingida a maturidade sexual, a fêmea entra no cio em média a cada três ou quatro dias, sendo que o período fértil pode durar de 4 a 24 horas.
Pode parecer pouco, mas acredite: desde que colocada numa mesma gaiola com o macho, é tempo suficiente para que ocorra a cópula e a fecundação. Isso, claro, caso a fêmea aceite a monta, o que tende a acontecer preferencialmente em gaiolas neutras — isto é, que não pertençam nem ao macho nem à fêmea.
Havendo fecundação, a gestação de hamster dura de 15 a 20 dias, a depender da espécie do seu hamster. Os primeiros sintomas aparecem a partir de 10 dias. São eles: aumento de tamanho, proeminência dos mamilos e mudanças comportamentais.
A própria fêmea se encarrega de fazer os ninhos e dos cuidados com o filhote de hamster após o parto. Ao tutor, cabe garantir que ela mantenha alimentação e hidratação adequadas.
Lembrando que o macho não deve ficar na mesma gaiola que a fêmea durante a gestação. Além disso, não toque na fêmea durante o processo e procure deixá-la sozinha, em um cômodo seguro, no momento do parto.
Mas, afinal, quantos filhotes um hamster pode ter? Nesse sentido, é costume dizer que a hamster grávida tem em média seis filhotes a cada gestação, mas o número pode variar de três a dez. Em situações mais raras, pode subir para 20 ou mais filhotes!
O intervalo entre o nascimento de um filhote e outro é de aproximadamente 10 minutos. Por isso, não estranhe se alguns dos filhotes nascerem em diferentes pontos da gaiola. Em seguida, a mamãe os levará para o ninho, garantindo que eles fiquem mais quentinhos e em segurança.
Após o nascimento, o tutor deve evitar ao máximo tocar nos filhotes e na mãe. Isso não apenas porque os filhotes de hamsters são extremamente frágeis, mas também porque o nosso cheiro pode interferir na relação da mãe com os filhotes.
Nesse sentido, não é raro que a mãe acabe comendo as próprias crias, o que também pode acontecer quando ela se sente ameaçada. Sabendo quantos filhotes um hamster pode ter, é preciso também aprender sobre os cuidados com a hamster na gravidez e com seus filhotes!
Ao perceber que a fêmea está em sofrimento durante o parto, é recomendado procurar um veterinário. Do contrário, o ideal é que o tutor deixe que a fêmea se encarregue de todo o processo, assim como de todos os cuidados com a ninhada.
Os filhotes nascem pelados e com os olhos fechados, mas em apenas alguns dias a coisa já muda de figura: com 15 dias, eles já estão peludinhos e com os olhos abertos. A partir daí, eles também já começam a se virar sozinhos para comer e beber água.
Depois de aproximadamente três semanas, os hamsters se tornam maduros e podem ser manipulados. Nesse momento, é fundamental que eles sejam separados, cada um em sua gaiola.
É preciso ter em mente que hamsters são pets briguentos e extremamente territorialistas, mesmo em família. Tanto é que mesmo os casais devem ser mantidos juntos apenas durante o momento do acasalamento. Fora desse período, é grande a chance de eles se envolverem em brigas feias, não raras vezes fatais.
Vale pensar nisso antes de estimular a reprodução desses pets! Caso não tenha experiência e/ou não tenha decidido qual será o destino da ninhada, prefira manter o seu hamster sozinho, deixando a criação de filhotes para os especialistas.
Gostou de descobrir quantos filhotes um hamster pode ter? Comente aqui, no blog da Petz, outros conteúdos que você deseja saber. E para outras informações sobre os cuidados com esse pequeno roedor, não deixe de ler o nosso blog!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…