Cuidar da alimentação dos bichinhos de estimação é muito importante para o bem-estar deles. Muitas vezes, os tutores devem estar atentos para não oferecer itens proibidos. Pensando no assunto, será que porquinho-da-índia pode comer uva ou a fruta é proibida para o roedor?
Com um sabor docinho, dependendo da uva escolhida, essa fruta agrada muitos paladares. Porém, nem só o sabor pode conquistar o peludo, né? A alimentação para porquinhos-da-índia deve ser segura e nutritiva. Então, vamos lá descobrir se eles podem comer a frutinha!
O porquinho-da-índia é um roedor com uma alimentação bem definida. Ela é repleta de verduras, feno, ração e frutas, porém, algumas podem ser oferecidas e outras não. No caso da uva, o bichinho pode comê-la, no entanto, é preciso tomar cuidado.
Mesmo permitida, a uva não pode ser oferecida em grandes quantidades aos porquinhos-da-índia, e isso tem uma explicação. Essa fruta pode causar problemas no sistema digestivo do pet, em especial em seu intestino.
Ela tem substâncias, como o açúcar que, em excesso, vão prejudicar seu amiguinho. Além disso, o que pode dar para o porquinho-da-índia comer também precisa passar pela aprovação dele, ou seja, ele precisa gostar do que está comendo. Se oferecer a uva e ele somente mordiscar e largar, não insista.
O excesso de açúcar pode levar a uma alteração do pH do trato digestivo e consequentemente redução da absorção de nutrientes. Podemos observar também a formação de gases e desconforto.
Tome cuidado também com as sementes que estão presentes em alguns tipos de uvas. Já as casquinhas da fruta são opcionais — isso dependerá do paladar do seu bichinho de estimação.
Então, se porquinho-da-índia pode comer uva, a resposta é sim, mas com muito cuidado. O melhor é optar por frutas mais seguras, sobre as quais falaremos depois. Elas vão oferecer a mesma nutrição com um sabor delicioso também. Afinal, cuidar nunca é demais!
Sim, mesmo não sendo uma das frutas para porquinho-da-índia ideal, a uva oferece coisas boas a ele. Esse petisco tem boas doses de vitamina C, A e B, ajudando o sistema imune do roedor. Ademais, o cálcio presente na frutinha é bom para o fortalecimento de dentes e ossos.
Junto a eles estão presentes fósforo e potássio, que cuidam do sistema urinário e ajudam a eliminar as toxinas do pet. Viu como a uva oferece muitos benefícios ao roedor?
Como vimos, a uva é permitida, mas não é a opção ideal para o roedor. Em substituição a ela, vamos conhecer as frutas que o porquinho-da-índia pode comer sem perigo:
Com estas opções de alimentos que porquinho-da-índia pode comer, dá para fazer uma salada de frutas bem legal para o seu roedor, né? Lembre-se de que essas comidinhas não devem substituir a refeição principal, preparada com ração, legumes ou feno. É ela que vão garantir a nutrição total para o bichinho.
No entanto, um petisco de vez em quando não faz mal a ninguém, ainda mais quando são frutas saborosas e refrescantes. Respeite sempre o gosto do porquinho-da-índia, oferecendo o que ele come para não haver desperdícios e irritação da parte do pet.
Existem alguns alimentos que não devem nem chegar perto da dieta do seu porquinho-da-índia, pois podem ser até mesmo tóxicos. Alguns deles são:
Esses são os principais vilões de uma alimentação perfeita para o seu amigo roedor, em especial porque o porquinho-da-índia não gosta e porque ele deve se alimentar de produtos de origem vegetal. Contudo, fique atento a alguns tipos de plantas tóxicas, como a hera.
Lembra que o porquinho-da-índia pode comer uva, mas em pouca quantidade e frequência? Pois é, existem outros alimentos nessa mesma classificação que permitidos, porém com cuidado. Alguns deles são:
Esses alimentos, quando oferecidos em excesso, podem causar problemas de saúde no pet, principalmente no sistema digestivo. Então, ofereça com bastante moderação ou prefira outras opções.
As visitas ao veterinário ajudam muito nos cuidados diários com o seu bichinho de estimação. Com o porquinho-da-índia não é diferente — é por meio da consulta periódica com o especialista que você poderá se informar de muitas coisas a respeito do animal.
Uma delas é a dieta adequada para o seu pet, de acordo com os hábitos diários, rotina de exercícios e características físicas. Pode ser que seu porquinho-da-índia possa comer mais petiscos ao longo do dia do que outros roedores. Tudo é individual.
Se quiser oferecer a uva para o porquinho-da-índia, não esqueça de consultar o veterinário. Ele pode autorizar ou não o consumo da fruta pelo bichinho, visto que ela não é um alimento totalmente seguro e exige muitos cuidados. O profissional ajudará também na quantidade ideal, caso seja liberado.
Gostou de saber se o porquinho-da-índia pode comer uva? Aqui, no blog da Petz, temos muitos conteúdos sobre alimentação dos roedores. Você pode acompanhá-los e ficar por dentro de todas as informações a respeito do estilo de vida do seu companheiro peludinho!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…