Espécies

Porquinho-da-índia pode comer uva? A fruta pode ou não ser oferecida?

Publicado em 25 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Cuidar da alimentação dos bichinhos de estimação é muito importante para o bem-estar deles. Muitas vezes, os tutores devem estar atentos para não oferecer itens proibidos. Pensando no assunto, será que porquinho-da-índia pode comer uva ou a fruta é proibida para o roedor?

Cachos de uva roxa.

Com um sabor docinho, dependendo da uva escolhida, essa fruta agrada muitos paladares. Porém, nem só o sabor pode conquistar o peludo, né? A alimentação para porquinhos-da-índia deve ser segura e nutritiva. Então, vamos lá descobrir se eles podem comer a frutinha!

A uva está liberada para o roedor?

O porquinho-da-índia é um roedor com uma alimentação bem definida. Ela é repleta de verduras, feno, ração e frutas, porém, algumas podem ser oferecidas e outras não. No caso da uva, o bichinho pode comê-la, no entanto, é preciso tomar cuidado. 

Mesmo permitida, a uva não pode ser oferecida em grandes quantidades aos porquinhos-da-índia, e isso tem uma explicação. Essa fruta pode causar problemas no sistema digestivo do pet, em especial em seu intestino. 

Ela tem substâncias, como o açúcar que, em excesso, vão prejudicar seu amiguinho. Além disso, o que pode dar para o porquinho-da-índia comer também precisa passar pela aprovação dele, ou seja, ele precisa gostar do que está comendo. Se oferecer a uva e ele somente mordiscar e largar, não insista. 

O excesso de açúcar pode levar a uma alteração do pH do trato digestivo e consequentemente redução da absorção de nutrientes. Podemos observar também a formação de gases e desconforto.

Tome cuidado também com as sementes que estão presentes em alguns tipos de uvas. Já as casquinhas da fruta são opcionais — isso dependerá do paladar do seu bichinho de estimação. 

Então, se porquinho-da-índia pode comer uva, a resposta é sim, mas com muito cuidado. O melhor é optar por frutas mais seguras, sobre as quais falaremos depois. Elas vão oferecer a mesma nutrição com um sabor delicioso também. Afinal, cuidar nunca é demais!

A uva oferece benefícios ao porquinho-da-índia?

Sim, mesmo não sendo uma das frutas para porquinho-da-índia ideal, a uva oferece coisas boas a ele. Esse petisco tem boas doses de vitamina C, A e B, ajudando o sistema imune do roedor. Ademais, o cálcio presente na frutinha é bom para o fortalecimento de dentes e ossos. 

Junto a eles estão presentes fósforo e potássio, que cuidam do sistema urinário e ajudam a eliminar as toxinas do pet. Viu como a uva oferece muitos benefícios ao roedor? 

Quais são as frutas permitidas?

Como vimos, a uva é permitida, mas não é a opção ideal para o roedor. Em substituição a ela, vamos conhecer as frutas que o porquinho-da-índia pode comer sem perigo: 

  • laranja;
  • kiwi;
  • maçã;
  • banana;
  • caqui;
  • melancia;
  • mamão.

Com estas opções de alimentos que porquinho-da-índia pode comer, dá para fazer uma salada de frutas bem legal para o seu roedor, né? Lembre-se de que essas comidinhas não devem substituir a refeição principal, preparada com ração, legumes ou feno. É ela que vão garantir a nutrição total para o bichinho. 

Porquinho-da-índia com a boca aberta olhando para cima.

No entanto, um petisco de vez em quando não faz mal a ninguém, ainda mais quando são frutas saborosas e refrescantes. Respeite sempre o gosto do porquinho-da-índia, oferecendo o que ele come para não haver desperdícios e irritação da parte do pet. 

Quais alimentos são proibidos?

Existem alguns alimentos que não devem nem chegar perto da dieta do seu porquinho-da-índia, pois podem ser até mesmo tóxicos. Alguns deles são:

  • abacate;
  • hortelã;
  • café;
  • carne;
  • doces;
  • batatas;
  • temperos em geral. 

Esses são os principais vilões de uma alimentação perfeita para o seu amigo roedor, em especial porque o porquinho-da-índia não gosta e porque ele deve se alimentar de produtos de origem vegetal. Contudo, fique atento a alguns tipos de plantas tóxicas, como a hera. 

Permitidos, mas só de vez em quando

Lembra que o porquinho-da-índia pode comer uva, mas em pouca quantidade e frequência? Pois é, existem outros alimentos nessa mesma classificação que permitidos, porém com cuidado. Alguns deles são:

  • sementes;
  • aveia;
  • alface;
  • beterraba;
  • rabanete;
  • rúcula;
  • couve-flor;
  • pão.

Esses alimentos, quando oferecidos em excesso, podem causar problemas de saúde no pet, principalmente no sistema digestivo. Então, ofereça com bastante moderação ou prefira outras opções.  

Como definir a dieta ideal?

As visitas ao veterinário ajudam muito nos cuidados diários com o seu bichinho de estimação. Com o porquinho-da-índia não é diferente — é por meio da consulta periódica com o especialista que você poderá se informar de muitas coisas a respeito do animal. 

Uma delas é a dieta adequada para o seu pet, de acordo com os hábitos diários, rotina de exercícios e características físicas. Pode ser que seu porquinho-da-índia possa comer mais petiscos ao longo do dia do que outros roedores. Tudo é individual. 

Se quiser oferecer a uva para o porquinho-da-índia, não esqueça de consultar o veterinário. Ele pode autorizar ou não o consumo da fruta pelo bichinho, visto que ela não é um alimento totalmente seguro e exige muitos cuidados. O profissional ajudará também na quantidade ideal, caso seja liberado. 

Porquinho-da-índia com pelo marrom escuro.

Gostou de saber se o porquinho-da-índia pode comer uva? Aqui, no blog da Petz, temos muitos conteúdos sobre alimentação dos roedores. Você pode acompanhá-los e ficar por dentro de todas as informações a respeito do estilo de vida do seu companheiro peludinho!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog