A família dos roedores é fofinha e adora passar o dia roendo. Exatamente por isso, vários tutores gostam de oferecer alimentos diferentes para os pets. Entre essa variedade, uma dúvida comum na hora de servir comida é se porquinho-da-índia pode comer repolho.
Assim como outros animais, existe uma série de comidas que a espécie pode e não pode comer. Por isso, saber como alimentar porquinho-da-índia é fundamental para a saúde do pet. Se o tutor oferecer algum alimento tóxico, as consequências podem ser desastrosas — inclusive o óbito.
Confira a seguir se porquinho-da-índia pode comer repolho e quais os outros alimentos que essa espécie está autorizada a comer. No final, você ainda confere como não pesar na dieta e manter uma rotina saudável para o pet.
Quem pesquisa sobre alimentos para porquinho-da-índia vai notar que o repolho é uma das comidas que podem fazer parte da dieta dessa espécie. O maior benefício da folha é que ela é uma grande fonte de cálcio e outras vitaminas importantes, como B9, A, C e K, essenciais para o desenvolvimento desses pets.
Por isso, é recomendado que o repolho seja servido aos porquinhos-da-índia, devido à grande quantidade de nutrientes que enriquecem a alimentação e trazem benefícios ao corpo. Entre eles, podemos citar: prevenção de inflamações, estímulo do sistema imunológico e melhora na digestão.
As vantagens não param por aí: porquinho-da-índia pode comer repolho porque o alimento também é benéfico para a saúde do coração, reduzindo a pressão arterial e até mesmo controlando o colesterol. Assim, a hortaliça tem um papel fundamental no controle de várias doenças relacionadas ao pet.
No entanto, o repolho não é um dos alimentos para dar ao porquinho que pode ser oferecido de forma indiscriminada. Isso porque esses roedores são pequenos e tendem a ser gordinhos. Nesses casos, a hortaliça em questão acaba promovendo o inchaço e atrapalhando o bem-estar, a saúde e a locomoção dos pets.
Na hora de servir o alimento, controle bem a quantidade e as porções diárias. Diversifique com outras comidas e estabeleça uma quantidade saudável e que não prejudique a saúde e o bem-estar do animal. Confira a seguir várias opções que podem ser acrescidas ao cardápio do porquinho-da-índia.
Na hora de diversificar a alimentação, vegetais para porquinho-da-índia são ótimas opções. Eles oferecem riqueza de sabor e textura que podem atrair os roedores.
Para montar um cardápio nutritivo, aposte em alimentos como abobrinha, abóbora, beterraba, brócolis, chuchu, couve, cenoura, pepino e tomate. Eles contêm nutrientes favoráveis ao crescimento e desenvolvimento do porquinho-da-índia.
Por outro lado, também existem alimentos que devem estar na lista de proibidos para a espécie. A batata é um forte exemplo de comida que não deve ser servida a esses roedores.
Folhas para porquinho-da-índia também são ótimas e conseguem oferecer não apenas os nutrientes e vitaminas, mas também uma boa distração. É só deixar uma folha na gaiola e o pet vai passar o dia ocupado, roendo-a.
Como você já sabe, repolho para porquinho-da-índia é uma excelente opção de folha para alimentar o animal. No entanto, existe uma lista grande de folhas que esses roedores amam e podem compor o dia a dia da dieta, como acelga, almeirão, chicória, escarola, espinafre, rúcula e repolho.
Mas nem tudo pode! Alface e salsa, por exemplo, são alimentos proibidos para porquinho-da-índia. A alface, apesar de não oferecer riscos graves, não é recomendada por ser difícil de digerir e causar diarreia no pet. Já a salsa é mais problemática, sendo tóxica e podendo levar o animal a óbito.
Um docinho sempre vai bem, não é? Nesse caso, só o doce das frutas mesmo. Elas são atrativas, refrescantes e ótimas para os dias de calor, quando apenas a bacia de água na gaiola não é suficiente.
Existe uma vasta lista de opções de frutas que o porquinho-da-índia pode comer. Os mais atrativos, seja por sabor, aroma ou textura, são maçã, pera, caqui, melancia, melão, banana, amora, mamão, morango, manga e goiaba. Lembrando que as sementes devem ser retiradas!
Esses alimentos podem ser oferecidos de duas a três vezes ao dia, sempre observando se o porquinho está comendo por gula ou necessidade. Como a tendência à obesidade existe, é necessário fazer um controle do peso para saber se está de acordo com o tamanho do pet.
Uma das formas de manter a dieta do porquinho-da-índia equilibrada é consultando um veterinário. Ele poderá dizer qual é a quantidade correta de acordo com o peso e a idade do animal.
Da mesma forma que porquinho-da-índia pode comer repolho e vários outros alimentos, é preciso atenção à saúde. Sempre ofereça frutas, legumes e verduras orgânicos, livres de agrotóxicos, para proporcionar uma dieta mais saudável.
Esses pets são altamente dependentes de fibra na dieta e de alimentos mais densos. Alimentos com baixa quantidade de fibra podem comprometer o funcionamento do intestino e até causar uma disbiose, levando o animal a óbito. O crescimento contínuo dos dentes poderá gerar dor ao se alimentar, provocando emagrecimento progressivo do animal.
No dia a dia, estimule o pet a brincar também. A rodinha é uma ótima opção, mas não a única. Já listamos aqui no blog uma série de brinquedos para porquinho que auxiliam tanto no físico quanto na saúde mental do pet. Vale muito a pena investir e oferecer um ambiente divertido a ele.
Gostou de saber que porquinho-da-índia pode comer repolho? Para compensar a alimentação e evitar o inchaço, confira no site da Petz as opções de brinquedos para a espécie e que todo tutor deveria comprar para o pet. Nos vemos lá!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…