A alimentação adequada, saudável e balanceada é importante para manter a saúde dos animais de estimação. Alimentar um roedor é um desafio. Nesse contexto, venha conferir se o porquinho-da-índia pode comer ração de coelho!
Essa é uma pergunta recorrente entre os tutores desses adoráveis roedores. Afinal, o porquinho-da-índia pode comer ração de coelho? Embora pareça uma opção conveniente, será que ela é benéfica para ele? Confira a seguir!
É importante ir direto ao ponto: o porquinho-da-índia pode comer ração de coelho? Se ambos os pets são roedores e estritamente herbívoros, então, podem comer a mesma coisa. Certo? Não, não é bem assim.
Mesmo que esses animais tenham a mesma dieta, a composição nutricional adequada para cada espécie é diferente. Então, porquinho-da-índia pode comer ração de coelho? Não!
É o seguinte: a ração de coelho não faz mal ou intoxica o porquinho-da-índia assim que ele come, ou seja, não afeta o porquinho de imediato. Porém, a longo prazo, ele pode ficar com a saúde prejudicada.
A ração de coelho tem um teor mais alto de cálcio, aumentando a chance de o outro roedor ter cálculos urinários. Eles podem, inclusive, evoluir para a obstrução do canal de saída da urina (uretra). Então, o que porquinho-da-índia pode comer?
Por ser herbívoro, o porquinho-da-índia tem os vegetais como base da alimentação. Além disso, o pequeno dentucinho precisa fazer o desgaste ideal dos dentes para não ter problemas com a mastigação.
Apesar de o porquinho-da-índia poder comer uma grande variedade de vegetais, ele não pode consumir frutas à vontade, por exemplo. Portanto, é responsabilidade do tutor conhecer tudo aquilo que o roedor precisa e pode ingerir. Confira, a seguir, com o que o pet pode se deliciar.
O feno de capim e o fresco devem estar disponíveis no pratinho de comida para o porquinho-da-índia durante 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Eles são muito importantes para a dieta do roedor.
Esses vegetais ajudam no desgaste correto dos dentinhos do pet e favorecem o funcionamento intestinal. Assim, o porquinho-da-índia consegue produzir as fezes e o cecotrofo, que é um tipo de bolo alimentar ingerido diretamente do ânus para suprir algumas necessidades nutricionais.
Qual ração porquinho-da-índia pode comer? A própria para a espécie! Ela é completa e balanceada, mas não deve ser oferecida à vontade como o feno. Use a recomendação diária indicada na embalagem, que, em geral, é de uma a duas colheres de sopa ao longo do dia.
Como é um alimento bastante saboroso para o pet, resista à tentação de dar a ração sempre que ele pede. Assim, você evita que o roedor ganhe peso e fique obeso, além de reduzir a chance de ele ter problemas dentários, já que a ração não promove o desgaste dos dentes da forma adequada.
Pensando nas plantas, o que porquinho-da-índia come? Ele pode consumir agrião, chicória, acelga, brócolis, couve-flor, espinafre, repolho, catalônia, escarola e rúcula. Além dessas folhas, as ervas aromáticas, como o coentro, hortelã, camomila, erva-cidreira e melissa são muito bem-vindas!
Já no caso dos legumes, o cuidado é não oferecer em excesso, principalmente os ricos em açúcares, como as raízes. Abóbora, cenoura, pepino, jiló, beterraba e abobrinha podem ser oferecidos de duas a três vezes na semana.
Porém, e a couve? Ela é superpopular entre os tutores de porquinhos-da-índia por ser uma excelente fonte de vitamina C. No entanto, ela também é rica em cálcio — quando esse componente está em excesso, você já sabe o que acontece!
Assim como os humanos, o porquinho-da-índia não produz a vitamina C. Por isso, ele precisa ingerir o componente por meio da alimentação. É por isso que muitos tutores dão a couve ao pet, já que ela é uma ótima fonte da substância. Porém, como você já viu, é necessário ter cuidado com essa folha!
A boa notícia é que as rações para a espécie já contêm a quantidade ideal de vitamina C. Se o pet não come ração, é possível fazer a reposição do componente em gotas. O produto é facilmente encontrado em lojas especializadas como a Petz.
As frutas só podem ser dadas eventualmente, como petiscos. O problema é o excesso de frutose, o açúcar desses alimentos. Quando em excesso, além de provocar obesidade, o componente pode causar diabetes no pequeno roedor.
Já os grãos devem ser evitados ao máximo. Como eles fermentam muito facilmente, podem provocar dor abdominal no pet. Por isso, não ofereça nenhum grão ou cereal para o roedor.
Gostou de saber se o porquinho-da-índia pode comer ração de coelho? Para oferecer melhores opções de alimentos ao pet, passe nas lojas da Petz! Nelas, você encontra tudo que ele adora comer. Aproveite as promoções!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…