Cada espécie tem um organismo que funciona de maneira específica. O porquinho-da-índia, por exemplo, é acostumado a comer o dia todo, então, não é qualquer alimento que ele pode comer. Será que porquinho-da-índia pode comer pitanga, por exemplo?
As frutas são mais que necessárias para a dieta desse roedor, mas também não podemos esquecer que ele não deve receber calorias a mais, pois pode alterar seu metabolismo. Então, conheça algumas frutas que pode dar para o porquinho-da-índia.
A pitanga é uma fruta muito usada na culinária, podendo ser consumida in natura, como sobremesa, suco, chá e geleia. Sendo assim, é comum encontrarmos essa fruta nos lares brasileiros ou em pitangueiras na rua, quando está na época. Rica em vitamina C, cálcio e antioxidantes, ela é excelente para a saúde dos seres humanos.
Apesar dos pesquisadores acreditarem que o porquinho-da-índia come pitanga na natureza, já que ambos são originários da mesma região, ainda faltam estudos que indiquem se isso realmente acontece.
Na dúvida se porquinho-da-índia pode comer pitanga, é melhor evitar, já que ela pode ser substituída por outras frutas comprovadamente seguras e importantes na dieta desse roedor.
Por ser um animal herbívoro, a alimentação do porquinho-da-índia é exclusivamente à base de folhas e frutas, ou seja, não consomem carne. O mais difícil, entretanto, é saber o que exatamente eles comem quando livres na natureza.
Já em cativeiro e criados como pet, o importante é seguir uma rotina alimentar, com bastante variação no cardápio, recheado com muitas frutas e verduras. Também é possível alimentá-los com feno, que é uma mistura de plantas secas, mas com valor nutritivo.
O feno — alimento muito comum oferecido aos bovinos — é feito através de um processo de ressecamento das folhagens e pode ser armazenado por longo período sem perder suas propriedades. Ele é fundamental para o bom funcionamento intestinal do porquinho-da-índia, devido às suas fibras.
Os alimentos para porquinho-da-índia, como o feno, também têm a função de desgastar os dentes, já que estes crescem continuamente. Portanto, devem fazer parte da alimentação para evitar problemas na mastigação.
Já que não se sabe ao certo se porquinho-da-índia pode comer pitanga ou não, vamos optar por outras, mas sabendo que as frutas são ricas em frutose (açúcar das frutas) e podem aumentar o peso do dentucinho. Por isso, ofereça pequenos pedaços três vezes por semana, sempre variando o cardápio.
Essa espécie tem o organismo bem sensível, então, se possível, opte por alimentos orgânicos. Além disso, higienize muito bem antes de oferecer ao roedor e retire as sementes, quando presentes. As principais frutas para porquinho-da-índia são:
Já ouviu falar que porquinho-da-índia precisa de muita vitamina C? Por isso muitos acreditam que porquinho-da-índia pode comer pitanga, pois ela é rica nessa vitamina!
Quando em baixo nível, a falta de vitamina C enfraquece o sistema imunológico e pode levar a um quadro de escorbuto, onde o roedor chega a perder os dentes. Outros problemas relacionados são falta de apetite, cansaço e perda de peso, necessitando auxílio médico.
Para garantir que o porquinho-da-índia esteja recebendo todos os nutrientes necessários, é importante ter equilíbrio na variedade de vegetais. Quanto à vitamina C, esta pode ser encontrada principalmente em folhas verdes e oferecida diariamente ao dentuço.
Tomando os mesmos cuidados das frutas, higienizando, cortando e retirando sementes, alguns vegetais também podem ser dados ao porquinho-da-índia ao longo da semana. São eles:
Como esse dentuço se tornou popular nos últimos tempos, já é criado como pet nos lares brasileiros. A boa notícia é que estão disponíveis rações específicas para roedores como o porquinho-da-índia. Nela estão concentrados todos os nutrientes (incluindo a vitamina C) que o pet necessita diariamente.
A ração é um modo prático e rápido de manter o porquinho-da-índia bem nutrido sem muitas preocupações. Sendo assim, se o tutor não tem muito tempo para preparar o alimento do pet, a melhor opção é a ração.
A alimentação também pode ser variada com mix de sementes oferecidas duas vezes por semana e ainda incrementar com as frutas e vegetais como mencionado neste texto. Nunca deixe de consultar o médico-veterinário para lhe orientar melhor a respeito da alimentação e cuidados do seu dentucinho.
Ainda há dúvidas se o porquinho-da-índia pode comer pitanga, mas podemos oferecer tantos outros alimentos que certamente ele irá adorar! Não deixe de acessar o blog da Petz para conferir outras dicas de cuidado com o seu pet favorito!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…