Os porquinhos-da-índia são pets que estão o tempo todo mastigando, no entanto, não é tudo que eles podem comer. É preciso ter muita atenção na alimentação do roedor, principalmente em relação aquilo que comemos, mas será que porquinho-da-índia pode comer pipoca?
A pipoca é derivada do milho, um cereal bastante utilizado na alimentação humana e dos animais, seja em sua forma natural ou nos farináceos. Além disso, existem diferentes tipos de milho, o que acaba causando dúvidas nos tutores.
Hoje vamos falar se o porquinho-da-índia pode comer pipoca e os derivados do milho, além disso, você vai saber se o cereal soma na dieta do roedor, confira!
Se você está pensando naquela pipoca que estouramos com manteiga, a resposta é não, o porquinho-da-índia não pode comer pipoca. Além disso, as farinhas de milho também não são indicadas ao roedor.
O maior problema é que alimentos processados podem causar má digestão e obesidade no roedor, então, o melhor a fazer é evitar. Do mesmo modo acontece com a pipoca, e mesmo que ela seja estourada sem temperos, também não é indicada ao porquinho-da-índia.
Agora que você já sabe que a pipoca não é indicada na alimentação do porquinho-da-índia, veja, em seguida, os tipos de milho que existem e se o roedor pode comer.
O milho dentado costuma ser mais duro nas laterais e maleável no centro, pois essa parte é repleta de farináceos. Ele é usado na alimentação animal e porquinho-da-índia pode comer.
O milho-duro é mais utilizado na alimentação, como, por exemplo, na fabricação de farináceos e canjica. Assim, ele não é indicado na alimentação do porquinho-da-índia, pois pode ser indigesto a eles.
O milho farelo, também conhecido como farináceo, esfarela com mais facilidade, por isso, é mais utilizado na fabricação de farinhas para pão. Ele é bem macio e pode ser oferecido ao porquinho-da-índia com moderação.
Como seu nome já diz, o milho-pipoca é ideal para estourar as branquinhas que a maioria das pessoas adora. Eles são bem duros, no entanto, em contato com o óleo ou a água eles expandem e estouram.
Sim, porquinho-da-índia pode comer milho, mas com moderação e nunca cozido ou assado, esse roedor digere apenas alimentos crus. Inclusive, o ideal é oferecer o milho na própria espiga ao roedor.
Assim, ele vai se distrair, desgastar seus dentes e seu ambiente estará sendo enriquecido, mas você sabe qual é a quantidade ideal do cereal que deve ser oferecida ao porquinho-da-índia?
Não sirva o milho ao porquinho-da-índia mais de duas vezes na semana, além disso, não ofereça uma espiga inteira a ele, metade é mais que o suficiente em sua dieta alimentar. Veja, em seguida, os benefícios do cereal.
Dentre os benefícios do milho para o porquinho-da-índia estão as fibras que o cereal possui, algo que o roedor herbívoro precisa para que seu intestino funcione corretamente. Além das fibras, o milho é rico em minerais e vitaminas.
A ação antioxidante do cereal também é um ponto positivo para o roedor, mas é importante ficar atento ao excesso de carboidratos que causam obesidade no porquinho-da-índia. O milho também é um alimento rico em açúcares, mais um motivo para ter cautela.
Assim, se inserido na alimentação do porquinho-da-índia da maneira correta, ou seja, cerca de duas vezes na semana em quantidades pequenas, o milho vai somar em benefícios para o roedor. Mas, será que o porquinho-da-índia pode comer outras partes do milho? Veja em seguida.
Sim, a palha do milho pode ser oferecida diariamente ao porquinho-da-índia, desde que orgânica, pois caso contrário, a palha, ou seja, a casca do milho, pode reter grandes quantidades de agrotóxicos.
Desse modo, muitos tutores preferem plantar o milho em casa e livrar o roedor do mal que o agrotóxico causa. Mas também é possível comprar as espigas orgânicas para seu pet, assim, ele vai ter muito mais saúde com a alimentação.
E as demais partes do milho, será que porquinho-da-índia pode comer? Sim, o roedor pode comer as folhas e a seda do milho. Inclusive, elas também são ricas em fibra, mas não contém o açúcar do milho, por isso, podem ser servidas à vontade.
Os porquinhos-da-índia são pets herbívoros e essa deve ser a base de sua alimentação, e o feno é o alimento perfeito para ser servido o tempo todo a eles, já que o roedor tem a necessidade de se alimentar com frequência.
O feno ou o capim fresco é pobre em calorias e rico em fibras, então, seu pet não corre o risco de ficar obeso. A ração também pode ser oferecida diariamente, pois tem todos os nutrientes que eles precisam, principalmente a vitamina C.
As verduras verdes-escuras podem ser oferecidas com frequência, os legumes e as frutas cerca de três vezes na semana, mas bem variadas. No entanto, assim como a espiga de milho, prefira as frutas e vegetais orgânicos.
Quer saber mais sobre a alimentação desse e de outros animais? Confira no blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…