Roedores

Porquinho-da-índia pode comer couve? Descubra aqui!

O porquinho-da-índia é um pet muito querido, que adora o carinho e a companhia de crianças. Porém, por ser um animal exótico, também traz muitas dúvidas de pontos relacionados à sua saúde, como a alimentação. Afinal, o porquinho-da-índia pode comer couve? 

Para te ajudar a entender como cuidar de um porquinho-da-índia, o blog da Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema! Confira a seguir e garanta uma alimentação adequada para o seu pet.

Alimentação

Alguns tutores têm dúvida se o porquinho-da-índia pode comer couve, por existir um mito de que esses animais não podem comer folhas escuras. Mas isso não é verdade! Os porquinhos podem comer couve, desde que com moderação! 

A couve é rica em vitaminas A, C e K, ferro, magnésio e muitos outros nutrientes que os porquinhos precisam. Ao mesmo tempo, a couve contém cálcio, ácido oxálico e fósforo, que são nutrientes que o organismo do porquinho-da-índia não processa muito bem. 

Portanto, o pet pode comer couve de vez em quando e em pequenas porções. Apesar dos riscos, a couve é uma excelente fonte de vitaminas e traz muitos benefícios à saúde dos porquinhos. Ela tem enzimas que controlam o nível de açúcar no sangue, aumentam a sensibilidade à insulina e previnem a diabetes.

Além disso, a vitamina C da couve melhora o sistema imunológico, e a vitamina A ajuda a prevenir a perda de visão que a espécie costuma ter, seja pela idade ou por alguma doença, como a catarata diabética. A couve ajuda a desacelerar essa perda e conserva a visão dos bichinhos. 

Uma folha pequena de couve duas vezes por semana é o ideal para nutrir o porquinho sem fazer mal. Para servir, pegue folhas frescas, lave-as com água fria e ofereça com caule ou não, acompanhadas de outros vegetais ou não. Fica a seu critério.

Além da couve

Porquinho-da-índia pode comer couve e vários outros alimentos naturais! Ele adora legumes durinhos, como cenoura, e o feno é muito importante também! Além de ser uma lixa natural, que apara o crescimento dos dentes do porquinho, o feno tem grande quantidade de fibras, que regulam o funcionamento do intestino. 

Esses roedores são animais herbívoros que precisam comer vegetais e folhas regularmente. Se você está se perguntando o que porquinho-da-índia come além de couve, saiba que há várias outras folhas benéficas para a saúde do pet, como brócolis, dente-de-leão, folha de hibisco, mostarda e outras.

Mas atenção: nem todas são indicadas para os porquinhos! A alface é uma folha com muita água e muita fibra, então, pode causar diarreia e até levar o animalzinho a óbito por desidratação, por isso, é melhor evitar.  

O porquinho-da-índia pode comer frutas também, mas em pequenas quantidades, como se fossem um petisco, de duas a três vezes na semana, evitando as mais doces. O açúcar também é uma propriedade que os porquinhos não processam muito bem quando ingerido em excesso. 

Frutas como maçã, pera, banana, morango, manga, amora e mamão são as mais indicadas para os peludos. Se possível, tente oferecer frutas que sejam orgânicas e livres de agrotóxicos — e sempre sem sementes! 

O pet pode comer tudo isso, mas, em grandes quantidades, pode causar obesidade do bichinho. O ideal é que a quantidade de comida do porquinho-da-índia seja limitada: uma colher de sopa, de duas a três vezes ao dia, dependendo do seu tamanho. Quanto ao feno, pode ser oferecido à vontade

A ração é uma questão que confunde

Muita gente acha que a ração de coelho também serve como comida para porquinho-da-índia, só que não é bem assim. A ração do porquinho-da-índia é uma ração diferente por conta dos nutrientes contidas nela, que são diferentes das necessidades dos coelhos. 

Sendo assim, eles precisam de nutrientes diferentes em rações diferentes. Por ser uma ração específica, talvez você não ache com tanta facilidade na maioria dos pet shops, porém você encontra essa ração nas lojas físicas e no e-commerce da Petz.

Couve em excesso

Se por um acaso o porquinho-da-índia comer couve demais, algumas reações podem surgir em horas ou até mesmo em dias. O organismo dele não sabe absorver o cálcio e ácido oxálico. Quando esses minerais se juntam, eles formam pedras na bexiga, o que causa muita dor no bichinho. 

Ela também pode causar diarreia, inchaço e muitos gases nos porquinhos, quando ingerida em excesso. Como eles são animais bem pequenos, quando comem demais ou ingerem comidas novas, a tendência é que seu corpinho estranhe tanta informação e não vomitam. 

Não tente dar remédios por conta própria ou induzir ao vômito. Procure o quanto antes um médico-veterinário que poderá indicar um tratamento para o mal estar do seu amigo. 

Agora que você sabe que porquinho-da-índia pode comer couve (com moderação), acompanhe as outras publicações do blog da Petz e fique por dentro de tudo sobre o mundo dos animais. Você encontrará dicas incríveis para manter o bem-estar do seu melhor amigo em dia! 

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

3 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

7 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago