A alimentação é um fator de extrema importância para a qualidade de vida e a longevidade de todos os animais. Quando os pets fazem parte de um mesmo grupo e são parecidos, é comum acreditar que podem comer o mesmo alimento, como as rações. Será que porquinho-da-índia pode comer comida de hamster, por exemplo?
Mesmo que o porquinho-da-índia e o hamster sejam roedores, são espécies diferentes. Assim, seus organismos trabalham de maneira distinta e necessitam de nutrientes específicos.
Uma grande diferença inicial é que o hamster é onívoro e o porquinho-da-índia é herbívoro, portanto, eles não podem compartilhar a mesma comida. Continue a leitura e descubra mais diferenças entre essas espécies!
Animais onívoros, como o hamster ou os seres humanos, são aqueles que conseguem fazer a digestão de praticamente todos os alimentos, seja de origem animal ou vegetal. Quando comem carne, legumes, verduras ou frutas, são capazes de absorver e aproveitar os nutrientes contidos no alimento.
Já o porquinho-da-índia, sendo um animal herbívoro, não consegue digerir e absorver proteínas de origem animal (carne, vísceras, leite, ovos…). Inclusive, se fizer isso, pode ter problemas de saúde. Portanto, a alimentação do porquinho-da-índia precisa ser à base de vegetais, somente.
O porquinho-da-índia pode comer comida de hamster e ter prejuízos a sua saúde, pois a principal diferença está no processo digestivo, como mencionado anteriormente. Porém, outras diferenças físicas, biológicas e comportamentais também são evidentes.
Mesmo que pequeno, o porquinho-da-índia é relativamente maior do que o hamster, e podemos considerar que é um pouco mais sociável. Não que o hamster não sinta afinidade pelo tutor, mas o porquinho-da-índia demonstra um pouco mais de apego.
Outra diferença muito considerável é o tempo de vida. Enquanto o hamster vive, em média, três anos, o porquinho-da-índia pode chegar aos oito anos de idade. Essas pequenas diferenças mudam a escolha da alimentação de ambos os animais, pois devem ser adaptadas às suas necessidades.
Como vimos, devido às diferenças entre as espécies, a comida para porquinho-da-índia não pode ser a mesma que a do hamster, principalmente a ração. A ração do hamster pode conter proteína animal, que não faz bem para o porquinho-da-índia, por exemplo.
Além disso, as necessidades energéticas são diferentes entre um animal e outro, devido ao metabolismo, atividade física e tamanho. Cada porção de ração contém calorias diferenciadas e nutrientes variados, que podem causar desequilíbrio alimentar se administrados de forma errada.
Sendo assim, jamais dê a ração de hamster para o porquinho-da-índia ou misture a ração deles. Por outro lado, existem situações em que o animal pode comer comida de hamster, quando se trata de frutas e vegetais. Ambas as espécies adoram e compartilham esses alimentos.
Além de ração própria para porquinho-da-índia, esse pet pode se beneficiar de vários alimentos naturais que complementam sua dieta e oferecem mais vitaminas e qualidade de vida. Confira o que o porquinho-da-índia come.
Esse roedor precisa mastigar sempre para desgastar os dentes, e o feno de capim pode ser oferecido livremente com esse propósito. Além disso, garante bem-estar ao animal e contribui para o bom funcionamento do intestino, por ser rico em fibras.
As frutas podem ser dadas até três vezes por semana, desde que bem higienizadas, sem sementes e cortadas em pequenos pedaços. Amora, banana, caqui, goiaba, maçã, mamão, manga, melancia, melão, morango e pera costumam agradar o dentucinho.
Legumes e verduras também podem ser introduzidos na dieta: as verduras, diariamente, e os legumes, cerca de três vezes na semana. Algumas opções são: abóbora, almeirão, abobrinha, beterraba, chicória, brócolis, couve, chuchu, cenoura, escarola, espinafres, rúcula e repolho.
Outro detalhe importante é que o porquinho precisa ingerir vitamina C, pois seu organismo não produz ácido ascórbico. As frutas cítricas, ricas em vitamina C, podem complementar a dieta. Sob a orientação do médico-veterinário, alguns animais precisam de suplementos.
Já mencionamos o que porquinho-da-índia não pode comer, como as carnes. Além disso, o feijão e a batata-verde podem ser tóxicos para seu organismo. A alface pode comprometer a digestão e causar diarreia, então, deve ser evitada.
Todos os tipos de frituras, açúcares e alimentos industrializados também devem passar longe do pet. Esses tipos de alimentos contêm muito sal e conservantes, não sendo nutritivos. Além de alterações digestivas, eles podem causar problemas de saúde a longo prazo.
Os mesmos vegetais que o porquinho-da-índia come, o hamster também pode comer. Além disso, os hamsters se alimentam de frango e ovo cozido, alimentos proibidos para o outro pet.
Porquinho-da-índia pode comer comida de hamster e ter prejuízos, mas eles também podem compartilhar as variedades de vegetais e frutas. Que tal conhecer ainda mais sobre os animais no blog da Petz? Acesse agora mesmo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…