Será que porquinho-da-índia pode comer cebola? Esse alimento faz parte dos pratos brasileiros, seja como petisco, seja como tempero. Como os roedores são herbívoros, alguns tutores podem pensar em sugerir esse vegetal a eles.
Embora esse legume de bulbo não cause mal algum para os seres humanos, é proibido para os cães e os gatos. Pensando em outros pets, será que pode dar cebola para porquinho-da-índia? Venha descobrir!
Indo direto ao ponto, porquinho-da-índia pode comer cebola? Não, ela é proibida para o roedor. Vários vegetais fazem parte da alimentação correta do animal, mas esse legume não está entre eles. Ele provoca no dentucinho os mesmos malefícios observados nos cães e gatos que o ingerem.
O caule pode causar alterações no sangue e levar esses animais a óbito. Parentes desse legume, como cebolinha, alho-poró, alho e salsa também devem ser evitados. Assim, agora você já sabe: porquinho-da-índia pode comer cebola? Não!
O porquinho-da-índia pode comer cebola e adoecer. Além dela, existem outros alimentos proibidos para a espécie. Eles podem fazer muito mal ao organismo do bichinho.
É muito importante ressaltar que os alimentos processados e industrializados que fazem parte da alimentação do ser humano não devem ser dados ao porquinho-da-índia (nem para qualquer outro animal, certo?).
Portanto, não dê ao roedor bolacha, biscoito, pão, macarrão, bolo, frituras, alimentos ricos em sal ou açúcar, café, leite, embutidos, requeijão, manteiga, sorvete, queijo, salgadinho, entre outros alimentos.
Alimentar o pet da forma correta é fundamental para mantê-lo saudável ao longo de toda a vida. Já que ele é um herbívoro, um tutor mais desavisado pode achar que qualquer planta pode ser dada para ele comer, sem prejuízos para a saúde.
Porém, isso não é verdade. Existem plantas tóxicas para o porquinho-da-índia e, por isso, é preciso ter muito cuidado, especialmente se você for fã de jardinagem. Confira, abaixo, algumas plantas que o porquinho-da-índia não pode comer:
O que porquinho-da-índia come? Alimentar animais de estimação não convencionais, como esse roedor, não é uma tarefa fácil. É necessário suprir algumas necessidades nutricionais do pet para mantê-lo saudável.
Por exemplo: enquanto os cães sintetizam a vitamina C no corpinho, o porquinho-da-índia não. Por isso, alimentos ricos nesse componente precisam fazer parte da alimentação desse roedor.
Então, não arrisque a saúde do seu amiguinho. Aprenda o que porquinho-da-índia pode comer com a ajuda de um médico-veterinário especialista em animais silvestres. Também vale buscar informação em fontes confiáveis, como o blog da Petz.
A ração para porquinho-da-índia é uma excelente opção para suprir as necessidades nutricionais do pet. Ela é balanceada e desenvolvida especialmente para ele. Não forneça ao roedor qualquer outro alimento desenvolvido para outras espécies, como hamsters, cães ou gatos.
A quantidade dessa comida para porquinho-da-índia é um fator importante para que ele não engorde, já que o animal tem tendência a ficar mais pesadinho do que deveria. Em geral, de uma a duas colheres de sopa ao dia é o suficiente.
O feno e o capim são importantíssimos para a saúde bucal do porquinho-da-índia. Eles devem ser deixados à vontade para ele comer. Nesse caso, não se preocupe com os quilinhos a mais, pois eles têm poucas calorias.
Como você já deve ter observado, os roedores estão o tempo todo mastigando. Isso faz parte de sua fisiologia, pois, assim, seus dentes se desgastam. Além do feno e do capim, é possível dar brinquedos de roer para o porquinho-da-índia, pensando em evitar problemas dentários.
O porquinho-da-índia adora roer. Provavelmente, qualquer coisa que esteja em sua casinha será roída. Por isso, os brinquedos específicos para isso são bastante benéficos para ele.
Procure fornecer os brinquedos desenvolvidos especialmente para roedores. Eles não podem ter colas e tintas, pois esses produtos podem intoxicar o porquinho-da-índia. Os melhores são de madeira sólida — a prensada pode machucar a boquinha.
Você também pode fazer itens caseiros com papel: uma bolinha amassada, por exemplo, é um brinquedo muito divertido e simples. É comum ver o roedor arrastar a bola pela casinha e, claro, roê-la depois.
Agora que você já conferiu se porquinho-da-índia pode comer cebola, que tal dar uma olhada nos inúmeros brinquedos e rações que as lojas da Petz têm especialmente para o seu dentucinho? Visite as unidades físicas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…