Você é tutor de um porquinho-da-índia e está na dúvida sobre o que esse bichinho pode comer? A Petz te ajuda! São diversos alimentos que esse animal pode consumir, mas alguns são proibidos. Vamos conhecer um deles? Chegou a hora de descobrir se porquinho-da-índia pode comer arroz.
Esse grão faz parte do prato de comida da maioria dos brasileiros e é famoso na culinária asiática, mas será que faz bem para seu amiguinho peludo? Afinal, é sempre importante lembrar que nossos organismos são bem diferentes e não devem ser comparados.
Para nós, o arroz é um alimento que funciona como fonte de energia para o corpo. Na sua composição, podemos encontrar diversas vitaminas, minerais e aminoácidos que atuam na saúde do organismo.
A princípio, o arroz parece ser um alimento benéfico e inofensivo para o porquinho-da-índia, não é mesmo? Afinal, é comum que a gente associe o alimento a uma alimentação saudável. No entanto, não é bem assim.
Para encurtar a história, já vamos te adiantar que se você acredita que porquinho-da-índia pode comer arroz, está enganado! O alimento não é indicado para a nutrição desse animal.
Nesse sentido, ser um tutor que busca informações sobre a alimentação para porquinho-da-índia é essencial para a saúde do bichinho. Já pensou se o pet acaba comendo algo que lhe faz mal? É por isso que essa responsabilidade é de quem cuida do animal.
Mas por que o arroz está entre o que porquinho-da-índia não pode comer? Em primeiro lugar, podemos dizer que, de maneira geral, o pet não pode comer nenhum tipo de grão. Seja arroz, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha… Nenhuma variação desse tipo de alimento pode ser ingerida pelo bichinho.
Em segundo lugar, você sabia que o porquinho-da-índia não pode comer alimentos cozidos? Sim, é isso mesmo! Nesse sentido, como o arroz precisa passar pelo processo de cozimento para ser ingerido, ele entra definitivamente para a lista de proibidos.
Diversos riscos estão envolvidos na ingestão de arroz pelo porquinho-da-índia. Primeiro, porém, precisamos entender quais são os pontos mais importantes envolvidos na alimentação do bichinho.
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que o porquinho-da-índia é um animal que não possui a capacidade natural de produzir vitamina C. Por isso, é essencial que sua alimentação seja rica nesse nutriente.
Dessa forma, você evita que o animalzinho sofra de deficiência de vitamina C. Sabia que a falta desse nutriente pode acarretar uma doença chamada escorbuto?
Além de não produzir a vitamina C, o organismo do porquinho-da-índia não consegue armazená-la por longos períodos, ou seja, tudo o que porquinho-da-índia come precisa ser rico nessa substância.
Outro risco está relacionado à ausência de fibras no arroz. Tal nutriente é essencial para o bom funcionamento do intestino do bichinho. Sem ele, o organismo fica desequilibrado e começam a surgir problemas como prisão de ventre e indigestão.
E mais: o arroz pode comprometer o sistema digestivo do porquinho-da-índia. Isso acontece por conta do nível elevado de açúcar presente no alimento, complicando ainda mais o trabalho do estômago.
O organismo do porquinho-da-índia possui dificuldades para fazer a digestão de açúcares. Por isso, o arroz é mal recebido e pode causar dores e outros problemas nesse processo, além de provocar cãibras indesejadas.
Você sabia que esse animalzinho possui uma tendência ao desenvolvimento de obesidade? Esse é um dos principais cuidados com porquinho-da-índia que os tutores precisam ter.
Também é por isso que o arroz precisa ser evitado. Afinal de contas, o alimento é uma grande fonte de carboidratos, que estão diretamente ligados ao ganho de peso rápido.
Portanto, se ainda havia alguma dúvida se porquinho-da-índia pode comer arroz, esperamos que tenha acabado aqui. Para cuidar do bem-estar geral do bichinho, nunca introduza esse alimento em sua dieta, combinado?
Se porquinho-da-índia pode comer arroz ou não é uma dúvida que surge na cabeça de muitos tutores, assim como outras perguntas sobre sua alimentação. Mas não se preocupe, é normal questionar esse assunto, e o blog da Petz está aqui para ajudar!
Alimentos como frutas e vegetais são suficientes para alcançar a nutrição necessária para que o organismo do porquinho-da-índia funcione de maneira saudável sempre.
Além desses tipos de ingredientes, outro item também é um componente básico da dieta desse animalzinho: o feno. Nesse caso, ele é o responsável por ser a principal fonte de fibras do porquinho-da-índia. Afinal de contas, estamos falando de um animal herbívoro.
São diversos os cuidados necessários para manter um porquinho-da-índia saudável. Uma rotina com uma dieta balanceada, exercícios, carinho e atenção é o básico para fazer seu amiguinho peludo viver uma vida repleta de bem-estar e alegria.
Agora que você sabe se o porquinho-da-índia pode comer arroz, para encontrar todos os produtos que o porquinho-da-índia precisa, acesse o site da Petz! Lá você encontra itens de qualidade que farão o dia a dia do seu pequeno companheiro ainda mais saudável e feliz.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…