Dona de uma personalidade única e de gritinhos próprios, a cobaia está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Ideal para espaços pequenos, ela tem particularidades que precisam ser respeitadas. Uma dúvida a respeito disso é se o porquinho-da-índia gosta de carinho.
É compreensível que o tutor de um porquinho-da-índia queira passar o dia apertando o pet, tamanha a fofura desse roedor. No entanto, apesar de ele ser um animal de estimação, ainda não foi domesticado o suficiente para tanta interação. Isso não quer dizer que seja impossível abraçar o pequeno, mas são necessários alguns cuidados!
O porquinho-da-índia, na natureza, é presa de outros animais. Por isso, é tão assustado, desconfiado e tímido. Sabendo disso, a aproximação e a interação precisam ser feitas de forma lenta e gradual.
Você já deve ter lido que o pet fica bem sozinho. Isso é verdade. O problema é que muitos entendem que podem deixar o porquinho-da-índia só, sem interação. Quem pensa dessa forma chega perto do animal apenas para limpar a casinha e, então, faz carinho nele.
Se você agir dessa forma, o pet não vai se acostumar com a aproximação. Daí, surge a dúvida se o porquinho-da-índia gosta de carinho. Se o manejo e os atos carinhosos não fizerem parte de sua rotina, ele não os aceitará de bom grado.
Por isso, acostume-o ao seu cheiro e à sua mão desde o começo. Estabeleça, no início, um horário fixo para pegar o pet no colo e interagir. Dessa forma, o porquinho-da-índia gosta de carinho, sim!
Afinal, de que tipo de carinho porquinho-da-índia gosta? Essa dúvida é muito pertinente, afinal, trata-se de um animal de estimação silvestre. Se você tem ou já teve um gato, esse conhecimento pode ser de grande ajuda.
O gato não gosta de qualquer tipo de carinho, em qualquer lugar. Coincidentemente ou não, o porquinho-da-índia é exatamente igual! Confira alguns exemplos de afagos possíveis ao roedor a seguir.
Com essas dicas, a aproximação entre tutor e roedor fica mais fácil. Então, sim, o porquinho-da-índia gosta de carinho — mas não é só isso que determina o sucesso dessa interação, tem muito mais! Acompanhe!
Para criar vínculo com o pet, é necessário interagir com ele não apenas quando for alimentar ou limpar a casinha. Ele precisa se acostumar com o contato com as pessoas em outras situações para sentir segurança e relaxar com os carinhos.
Então, vale inserir momentos de carinho na rotina de cuidados com o porquinho-da-índia. A escovação diária dos pelos proporciona um momento único na interação entre tutor e pet, por exemplo. Ela é relaxante e ajuda a manter a pelagem brilhante, livre de nós.
Sempre que for pegar o pet na casinha, evite persegui-lo. Espere que ele se entoque e, então, pegue a toca com ele dentro. Sente-se no chão e retire-o do esconderijo, fazendo carinhos na cabeça em direção à cauda.
É possível que ele vá até você se um petisco estiver em jogo, então, chame-o e recompense-o sempre que ele vier. Faça mais carinho e arrisque pegá-lo no colo, mas sem forçar, para que ele não se assuste.
Não espere que o porquinho-da-índia saia correndo atrás de uma bolinha quando você jogar — esse não é o tipo de brincadeira de que ele gosta. Esse tipo de truque é mais comum com outros animais.
O porquinho-da-índia tem hábitos diurnos, portanto, interaja com ele durante o dia. À noite, ele fica sonolento e mal-humorado. Uma brincadeira muito estimulante que ele aprecia é a de encontrar petiscos embaixo de pequenos objetos ou das cobertas. Só tome cuidado com a quantidade de guloseimas para ele não engordar!
Em cativeiro, esse pet tende a ganhar peso mais fácil. Por isso, ele precisa de três a quatro horas de atividades físicas diárias. Existem muitos brinquedos, como rodas de correr e túneis, para distraí-lo ao longo do dia.
Enfim, o porquinho-da-índia gosta de carinho, mas é preciso saber como fazer e em quais locais do corpo do bichinho. Para promover o enriquecimento ambiental para o pet, visite uma das lojas da Petz e confira os produtos para roedores. O catálogo oferece desde acessórios até as melhores rações!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…