Sessão fofura: porquinho-da-índia gosta de carinho?
Publicado em 19 de julho de 2024Tempo de leitura: 5min
Dona de uma personalidade única e de gritinhos próprios, a cobaia está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Ideal para espaços pequenos, ela tem particularidades que precisam ser respeitadas. Uma dúvida a respeito disso é se o porquinho-da-índia gosta de carinho.
É compreensível que o tutor de um porquinho-da-índia queira passar o dia apertando o pet, tamanha a fofura desse roedor. No entanto, apesar de ele ser um animal de estimação, ainda não foi domesticado o suficiente para tanta interação. Isso não quer dizer que seja impossível abraçar o pequeno, mas são necessários alguns cuidados!
Como interagir com o porquinho-da-índia?
O porquinho-da-índia, na natureza, é presa de outros animais. Por isso, é tão assustado, desconfiado e tímido. Sabendo disso, a aproximação e a interação precisam ser feitas de forma lenta e gradual.
Você já deve ter lido que o pet fica bem sozinho. Isso é verdade. O problema é que muitos entendem que podem deixar o porquinho-da-índia só, sem interação. Quem pensa dessa forma chega perto do animal apenas para limpar a casinha e, então, faz carinho nele.
Se você agir dessa forma, o pet não vai se acostumar com a aproximação. Daí, surge a dúvida se o porquinho-da-índia gosta de carinho. Se o manejo e os atos carinhosos não fizerem parte de sua rotina, ele não os aceitará de bom grado.
Por isso, acostume-o ao seu cheiro e à sua mão desde o começo. Estabeleça, no início, um horário fixo para pegar o pet no colo e interagir. Dessa forma, o porquinho-da-índia gosta de carinho, sim!
Tipos de carinho no porquinho-da-índia
Afinal, de que tipo de carinho porquinho-da-índia gosta? Essa dúvida é muito pertinente, afinal, trata-se de um animal de estimação silvestre. Se você tem ou já teve um gato, esse conhecimento pode ser de grande ajuda.
O gato não gosta de qualquer tipo de carinho, em qualquer lugar. Coincidentemente ou não, o porquinho-da-índia é exatamente igual! Confira alguns exemplos de afagos possíveis ao roedor a seguir.
- Porquinho-da-índia gosta de colo? Depende! Se ele não estiver acostumado com isso, pode odiar. O pet fica se remexendo e grita até que você o largue. Se fosse um gato, poderia arranhar muito!
- Onde dar carinho para porquinho-da-índia? Lugares do corpo vulneráveis, como a barriga, não devem ser tocados logo de cara. Em geral, ele aprecia apenas carinhos na cabeça, no queixo e no pescoço!
- Como deve ser o carinho em porquinho-da-índia? Jamais brusco e forte. Seja gentil, e nada de passar a mão no sentido contrário ao do crescimento dos pelos!
Com essas dicas, a aproximação entre tutor e roedor fica mais fácil. Então, sim, o porquinho-da-índia gosta de carinho — mas não é só isso que determina o sucesso dessa interação, tem muito mais! Acompanhe!
Como acostumar o porquinho-da-índia aos carinhos?
Para criar vínculo com o pet, é necessário interagir com ele não apenas quando for alimentar ou limpar a casinha. Ele precisa se acostumar com o contato com as pessoas em outras situações para sentir segurança e relaxar com os carinhos.
Então, vale inserir momentos de carinho na rotina de cuidados com o porquinho-da-índia. A escovação diária dos pelos proporciona um momento único na interação entre tutor e pet, por exemplo. Ela é relaxante e ajuda a manter a pelagem brilhante, livre de nós.
Sempre que for pegar o pet na casinha, evite persegui-lo. Espere que ele se entoque e, então, pegue a toca com ele dentro. Sente-se no chão e retire-o do esconderijo, fazendo carinhos na cabeça em direção à cauda.
É possível que ele vá até você se um petisco estiver em jogo, então, chame-o e recompense-o sempre que ele vier. Faça mais carinho e arrisque pegá-lo no colo, mas sem forçar, para que ele não se assuste.
Como brincar com o porquinho-da-índia?
Não espere que o porquinho-da-índia saia correndo atrás de uma bolinha quando você jogar — esse não é o tipo de brincadeira de que ele gosta. Esse tipo de truque é mais comum com outros animais.
O porquinho-da-índia tem hábitos diurnos, portanto, interaja com ele durante o dia. À noite, ele fica sonolento e mal-humorado. Uma brincadeira muito estimulante que ele aprecia é a de encontrar petiscos embaixo de pequenos objetos ou das cobertas. Só tome cuidado com a quantidade de guloseimas para ele não engordar!
Em cativeiro, esse pet tende a ganhar peso mais fácil. Por isso, ele precisa de três a quatro horas de atividades físicas diárias. Existem muitos brinquedos, como rodas de correr e túneis, para distraí-lo ao longo do dia.
Enfim, o porquinho-da-índia gosta de carinho, mas é preciso saber como fazer e em quais locais do corpo do bichinho. Para promover o enriquecimento ambiental para o pet, visite uma das lojas da Petz e confira os produtos para roedores. O catálogo oferece desde acessórios até as melhores rações!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário