Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de sua saúde — e isso inclui uma dieta adequada para a espécie. Por isso, o tutor precisa saber se o hamster pode comer morango ou se a fruta faz mal para ele.
Quando um animal está na natureza, sabe exatamente o que pode ou não ingerir. Mas em cativeiro, o pet come aquilo que o tutor lhe oferece, por isso, descobrir se o hamster pode comer morango é muito importante.
Indo direto ao ponto: sim, pode dar morango para hamster! No entanto, o tutor precisa observar a quantidade fornecida desse petisco, pois, como toda fruta, ela possui frutose. Em excesso, isso pode fermentar no intestino do pet e causar um grande incômodo.
Essa regra da quantidade se aplica a qualquer fruta permitida para o hamster. Além da questão da quantidade, procure oferecer frutas sempre frescas. Lave bem sua casca para retirar resíduos de agrotóxicos e de outras sujidades, ou forneça frutas orgânicas.
Agora que você já sabe que o hamster pode comer morango, que tal ampliar seus conhecimentos e aprender tudo sobre a dieta desse pequeno roedor? Afinal, uma alimentação equilibrada e saudável colabora para a boa saúde, a longevidade e o bem-estar do pet.
O que dar para hamster comer? Assim como todos os animais de estimação, o hamster precisa ter um alimento que seja a base de sua alimentação. Trata-se daquele ingrediente servido diariamente e que não pode faltar na sua dieta.
No caso desse pequeno roedor, seu alimento basilar é a ração extrusada. Ela vem pronta para servir, é balanceada e possui todos os nutrientes que ele precisa para se manter saudável e bem-nutrido.
No entanto, ela não deve ser a única fonte de alimento para o hamster. Em sua dieta, devem ser acrescentados outros ingredientes, garantindo a diversidade e o enriquecimento ambiental necessários para seu bem-estar.
A mistura de sementes também faz parte da base da alimentação do hamster. No entanto, existem algumas ressalvas sobre esse mix. A primeira tem relação com sua qualidade. Muitos fabricantes compram da indústria alimentícia humana os grãos considerados inadequados para consumo humano e vendem para os pets.
Esses grãos possuem uma qualidade inferior e podem estar partidos ou quebrados, o que facilita a sua infecção por fungos. Isso pode prejudicar a saúde do hamster, principalmente do seu fígado. Por isso, só compre a mistura de sementes em lojas especializadas em animais de estimação, como a Petz.
A segunda ressalva ocorre com a facilidade de escolha que o pet tem. Se ele gostar mais de determinada semente, comerá mais dela e deixará as outras de lado, desbalanceando a sua dieta. Se notar que o hamster está fazendo isso, retire parte da semente preferida dele.
A ração extrusada e a mistura de sementes devem ser oferecidas diariamente, na quantidade indicada pelo fabricante. Além delas, o pet precisa de um suplemento alimentar para hamster.
Esse suplemento também recebe o nome de labina ou de complemento alimentar. Ele garante que o pet receberá todos os nutrientes de que precisa. Mesmo sendo alimentado por uma boa ração extrusada e uma boa mistura de sementes, o suplemento ajudará a alimentá-lo melhor.
Ele pode ser fornecido de três a quatro vezes na semana, para que ocorra a reposição dos nutrientes que ele necessita. Caso a mistura de sementes seja de muito boa procedência, é possível diminuir a labina para duas vezes na semana.
Os alimentos extras são oferecidos para o hamster como os petiscos são oferecidos para os cães e gatos, ou seja, são um mimo. Por isso, não podem ser dados em grande quantidade, assim como o morango para hamster.
O hamster pode comer morango e outras frutas que você verá abaixo, além das verduras e legumes, que também entram nessa categoria de alimentos extras. Procure variar diariamente o que você dá de extra para ele: um dia, dê cenoura; no outro, banana; no terceiro, brócolis, e assim por diante.
Qual fruta hamster pode comer? Manga, melão, mamão e maçã e pera, todas sem sementes. Evite as frutas cítricas, como laranja e limão, pois elas podem causar dor de estômago na espécie.
O feno é um ingrediente essencial na dieta do roedor pois, além de fornecer as fibras diárias que ele precisa, realiza o desgaste dos dentes do hamster. O pet pode apresentar problemas na dentição, como a má oclusão e as pontas dentárias, caso não realize o correto desgaste dos dentes. Isso causará muita dor e fará com que ele não coma, podendo adoecer.
Gostou de saber que o hamster pode comer morango e como deve ser sua dieta? Então, agora é hora de visitar as lojas da Petz e conhecer um catálogo incrível de produtos para a espécie, que vai desde os alimentos até os brinquedos mais divertidos. Confira e não perca nenhuma novidade!
Quem é apaixonado pela vida marinha e por todo o ecossistema envolvido nos fundos dos…
Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…
Muitas plantas podem fazer mal aos animais de estimação. Então, se você os ama assim…
Os gatos são animais que gostam de escalar para ver o mundo lá de cima…
A unha de cachorro inflamada nem sempre é um problema simples de resolver. Essa alteração…
Quer saber como fazer muda de pacová? Essa planta genuinamente brasileira é muito comum na…