Ter um pet roedor não é tão trabalhoso, mas toda atenção, principalmente em relação à alimentação, é extremamente importante. Afinal, nem todo tipo de alimento pode ser oferecido ao animal. Por exemplo, será que hamster pode comer jiló ou seu consumo é perigoso?
Uma dieta balanceada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do roedor, permitindo que ele viva por bastante tempo. Nesse caso, o tutor pode completar a dieta do pet, desde que saiba os alimentos que hamster pode comer.
O jiló (adorado por uns, odiado por outros) faz parte de diversos pratos da culinária brasileira. Como bons pais e mães de pet, sempre queremos compartilhar o que gostamos com nossos peludinhos. Descubra, no texto abaixo, se hamster pode comer jiló.
O jiló é facilmente encontrado em todas as regiões do Brasil e foi trazido para nosso país durante a colonização. Esse fruto até pode ser consumido cru, mas para retirar o sabor indesejável geralmente é levado ao fogo e fervido para eliminar o amargor.
A árvore grande e verde que dá o jiló se chama jilozeiro e é produtiva o ano todo. Quando maduro, o jiló muda de verde-escuro para verde-claro, ficando pronto para oferecer seus benefícios para a saúde, inclusive a dos pets!
O jiló é um bom aliado ao combate do colesterol alto e distúrbios hepáticos em seres humanos. No caso dos pets, porém, esses benefícios ainda não foram bem elucidados.
Além de possuir vitaminas do complexo B, antioxidantes e cálcio, o jiló é rico em fibras que ajudam no funcionamento do intestino de vários animais. Será que o mesmo acontece com os roedores? Afinal, hamster pode comer jiló?
A boa notícia é que o hamster pode comer jiló e aproveitar vários benefícios desse vegetal. O hamster é um animal onívoro, portanto, pode comer proteína de origem animal e também de origem vegetal.
A alimentação para hamster deve ser do seu agrado para que ele coma de forma saudável e também fique contente nesse momento. Como o jiló tem gosto bem característico e esse roedor tem o paladar bem apurado, pode rejeitar o alimento, a princípio.
Também é necessário manter atenção no roedor se ele aceitar comer qualquer alimento ao qual não esteja habituado. Embora o jiló esteja entre as comidas que hamster pode comer, desarranjos intestinais costumam ocorrer na primeira introdução de um alimento. Caso note qualquer alteração, suspenda essa dieta e procure um médico-veterinário.
Primeiro, as comidas para hamster, como as verduras, legumes e frutas, devem ser bem higienizadas. Se oferecidas ainda cruas, seus nutrientes são mais aproveitados pelo organismo do roedor, por não terem passado por processos térmicos.
Como o jiló é amargo, talvez seja necessário cozinhá-lo um pouco para atenuar o sabor. Depois, corte em pequenos pedaços e sirva. Caso o hamster não aceite pela primeira vez, faça outras tentativas, mas nunca force o animal a comer.
O jiló pode ser oferecido até três vezes na semana, mas é interessante intercalar com outros alimentos para que mais vitaminas sejam acrescentadas à dieta e, assim, o pet tenha uma alimentação mais equilibrada.
A ração que o hamster come deve ser específica para esse roedor. Também deve-se oferecer feno para desgaste dos dentes. A ração é um alimento com calorias e níveis nutricionais elaborados para o hamster e, no caso desta espécie, precisa ser seu principal alimento.
Caso o tutor opte por oferecer alimentação caseira e natural, deve procurar um médico-veterinário especializado para elaborar um cardápio específico para o hamster. Ainda assim, é válido agradar o pet com alguns petiscos saudáveis. Confira algumas frutas, verduras e legumes que hamster pode comer.
Os cuidados com os vegetais devem ser em relação à higiene, ao tamanho do pedaço oferecido e à presença de sementes — que nunca devem ser oferecidas. Dê preferência aos alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, para evitar ao máximo qualquer prejuízo à saúde do hamster.
Embora o hamster seja um animal que pode comer quase tudo, alguns alimentos não são permitidos. Isso vale principalmente para produtos industrializados, café, doces, frituras, leite e derivados.
Embora sejam saudáveis para os seres humanos, alface, feijão, abacate e amêndoas não são recomendados para o pet. Alimentos temperados com alho e cebola são extremamente proibidos para todos os animais.
É comum que tutores de hamster ofereçam ração de outras espécies, especialmente quando a ração do roedor acaba e é substituída pela do cão, gato ou uma mais fácil de encontrar. Não se esqueça de que o hamster tem necessidades nutricionais diferentes das outras espécies e isso não pode ser feito.
O hamster pode comer jiló e uma variedade de alimentos. Esteja sempre atento ao que pode fazer mal ao dentuço e nunca deixe sua ração faltar. Acesse agora mesmo o site da Petz e adquira o alimento ideal para o seu pet!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…