O hamster é um pet de fácil cuidado. Porém, ele requer uma alimentação equilibrada, com muita qualidade. Além da ração, frutas e legumes podem e devem ser incluídos na dieta do roedor. Então, vamos falar sobre a alimentação desse pet e explicar se hamster pode comer brócolis cru.
A importância do alimento para hamster vai além da nutrição. Os dentes dele possuem crescimento contínuo e precisam ser desgastados continuamente. Assim, os componentes da dieta são essenciais para realizar essa função.
O brócolis está entre as verduras e os legumes que hamster pode comer. Esse alimento deve ser oferecido cru, como estaria na natureza. Ele é rico em vitaminas A e C, além de ferro, sódio, zinco, cálcio e potássio. Além disso, possui poucas calorias e contém propriedades que combatem os tumores.
Então, o hamster pode comer brócolis cru. Aliás, todos os alimentos que o roedor necessita devem ser oferecidos dessa forma, pois são mais duros e isso ajuda no desgaste dos dentinhos. Há apenas uma exceção: as batatas. Se elas entrarem na dieta do pet, devem ser sempre descascadas e cozidas. Mas cuidado: não ofereça batata inglesa esverdeada: nessa fase ela produz uma toxina importante, chamada solanina, que pode fazer mal ao seu amiguinho.
O hamster pode comer brócolis. Contudo, fique atento caso o pet tenha problemas urinários, principalmente com formação de cristais ou cálculos. Isso porque o alimento possui muito ácido oxálico na composição.
Além do brócolis, o hamster pode comer couve. Ela possui vitaminas A, B6, C e K, ferro e cálcio. O vegetal também combate doenças do fígado e do estômago e age contra os vermes intestinais.
O repolho também pode ser oferecido ao hamster. Ele é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, além de fibras e cálcio. Essa opção contém boa quantidade de glutamina, um aminoácido conhecido pela ação anti-inflamatória.
A vagem é rica em fibras, vitaminas A, B6, C e K, além de abundância de minerais, principalmente ferro, cobre, potássio e cálcio. Esse é um alimento que a maioria dos hamsters aprecia.
Por ser bem dura, a erva-doce pode ser oferecida ao pet, favorecendo o desgaste dos dentes. O teor de fibras dela é bastante alto, ajudando a regular o metabolismo do roedor. Ela tem baixo teor calórico e, por isso, pode ser fornecida com regularidade.
O hamster pode comer brócolis cru. Então, a mesma regra vale para a parente dele, a couve-flor, um vegetal bastante nutritivo, com vitaminas do complexo B e C. Ela também possui propriedades antioxidantes.
A acelga também pode entrar no cardápio do hamster. Ela é pouco calórica e rica em antioxidantes, vitaminas A, C, E e K, potássio, magnésio e ferro, além de promover uma melhora na coagulação sanguínea.
A chicória pode e deve ser fornecida ao pet diariamente. Ela ajuda na digestão, previne infecções do trato urinário e pedras nos rins e na bexiga, tem propriedades diuréticas e funciona como detox!
Como mencionado acima, as batatas devem ser descascadas e cozidas antes do hamster comê-las. Porém, qual é o motivo para isso? A verdade é que elas contêm um antinutriente chamado solanina, que pode provocar alterações neurológicas e gastrointestinais no animal.
As batatas que estão brotando ou possuem casca com manchas de cor esverdeada devem ser jogadas fora, pois apresentam uma quantidade maior de toxina. Porém, caso você queira, pode aproveitar a opção que quer brotar para realizar o cultivo e ter um pezinho da planta em casa.
Agora que você já sabe que o hamster pode comer brócolis cru, vamos às frutas. Elas possuem uma grande quantidade de açúcar na composição. Por isso, devem ser oferecidas com moderação para o roedor não engordar.
Contudo, elas são ótimas para hidratar e refrescar o pequeno nos dias mais quentes. Dessa forma, as frutas são comidas que o hamster pode comer. Sempre as lave bem antes de oferecer ao pet.
A ameixa possui bastante fibra na composição, ótima para regular a função do intestino. No entanto, tenha muito cuidado com a semente, não a ofereça ao hamster! Seria uma ótima opção para o pet roer, porém, ela possui alta concentração de ácido cianídrico, uma potente toxina que causa coma e morte.
A fruta contém vários minerais, como o potássio, magnésio, ferro, fósforo, cálcio e zinco. Por isso, ela auxilia na manutenção da boa visão, fortalece o sistema imunológico e os ossos, previne as anemias e ajuda a controlar o colesterol.
A maçã é uma fruta com vitaminas A, B, C e D, além dos minerais cálcio, magnésio, potássio, ferro e sódio. Por isso, ela é considerada a fruta ideal para combater o envelhecimento precoce e prevenir problemas respiratórios. A semente também tem ácido cianídrico: tenha cuidado!
A banana é rica em fibras, vitaminas do complexo B, A e C, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e triptofano. Ela regula o apetite, evita as câimbras nos músculos e aumenta a disposição do pet. No entanto, também é rica em açúcares. Por isso, deve ser oferecida com moderação.
O morango possui vitaminas do complexo B, C, A e E, selênio, manganês, potássio, cálcio e ferro. Além desses nutrientes, ele tem apenas 38 calorias para cada 100 g, sendo uma das frutas indicadas para o oferecimento todos os dias.
O hamster pode comer brócolis cru e alimentos naturais diversos. Porém, não se esqueça de oferecer ração, feno e mix de sementes! Visite a loja da Petz e encontre esses e muitos outros produtos para roedores.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…