O que acha de ser o tutor de um hamster-dourado? Este roedor pequeno, carismático e muito esperto é muito popular entre os apaixonados por “ratinhos”. Afinal, ele é fácil de cuidar, e você ainda pode tê-lo mesmo que viva em uma casa menor.
Não se engane que a coloração dourada não é a única cor! Mesmo que ele seja chamado de hamster-dourado, é encontrado em várias colorações, além de ter pelos curtos e longos, lisos e ondulados, chamando ainda mais a atenção.
Por isso, ele recebe outro nome: hamster-sírio ou hamster-da-síria. E aí, já tinha ouvido falar deste roedor? Não perca mais tempo e conheça as características dele no conteúdo a seguir!
O mais importante sobre o hamster-dourado é que ele é um hamster dócil e adora interagir com os tutores. Por conta disso, o cuidado torna-se mais simples, principalmente, se comparado com outras espécies.
É exatamente por isso que esse roedor de 15 cm e 120 g chama a atenção de quem tem crianças em casa. Além disso, ele adora se movimentar e brincar, porém, atenção! Mesmo que ele prefira o agito, também gosta de ficar sozinho na gaiola.
Quer uma boa notícia? O hamster-dourado é um animal noturno, por isso as brincadeiras devem ficar para o final da tarde, horário em que as crianças voltam para casa com o pique todo para se divertir com o amigo roedor.
Gostou da ideia de ser tutor desse pequenino? Então, não deixe de ler os tópicos a seguir, em que listamos algumas dicas sobre como cuidar de hamster. Assim, você vai estar preparado para lidar com as necessidades do seu mais novo companheiro.
Se você gosta de passar a mão e fazer carinho no seu companheiro, temos uma boa notícia! O hamster-dourado não é um animal antipático, por isso, não morde como outras espécies de roedores. Além disso, por conta do tamanho do animal, você não terá problemas para segurá-lo firmemente nas mãos.
Ele se adapta facilmente aos seus tutores. Porém, é preciso ter cuidado antes de colocar a mão na gaiola para hamster sem aviso, já que ele pode estranhar e se defender.
A alimentação de hamster também é um ponto essencial para o cuidado! A boa notícia é que a dieta dele é muito fácil, já que consiste em somente sementes e cereais.
Agora, se quiser mimá-lo um pouquinho, você pode dar frutas e vegetais, como maçã, banana, brócolis, pera e pimentão, no máximo duas vezes na semana. Ele vai amar!
O hamster-dourado precisa de um lugar próprio. Para isso, a dica é comprar uma gaiola com medidas que se aproximem de 60 x 40 x 50. Porém, quanto maior, melhor para ele andar quanto quiser.
Além disso, confira se a nova casinha tem solo impermeável, portas e barras seguras, lembrando que a boa ventilação é muito importante. Afinal, ele vai caminhar bastante, e isso é muito importante.
Se você vai cuidar de um hamster-dourado, é bom conhecer as doenças as quais ele é mais suscetível. Assim, estará preparado para lidar com possíveis problemas, levando-o ao veterinário.
Entre as doenças mais comuns, estão: pneumonia, resfriado e enfermidades causadas por pulgas e piolhos. Também pode ser que a insolação seja um problema. Assim, caso isso aconteça, baixe a temperatura e evite molhá-lo.
Está certo que o hamster-dourado é o seu companheiro ideal? Então, o próximo passo é conhecer as espécies mais comuns desse animalzinho. Leia os tópicos abaixo e entenda.
O primeiro hamster-dourado que vamos apresentar é o selvagem. Este roedor tem pelagem curta e loira, porém é possível encontrar esse bichinho com outras variações. Por conta disso e por ser dócil, essa é uma das espécies mais encontradas no Brasil.
O nome já dá uma dica sobre a aparência! O hamster-panda possui uma variação de cor que lembra um panda, com grandes manchas brancas e pretas em todo o corpo.
Por conta desse aspecto, muitos tutores o procuram, afinal é exótico ter um animalzinho que lembra um panda chinês. O melhor de tudo é que, apesar da pelagem diferente, ele é tão dócil quanto os outros tipos.
Talvez, o hamster-angorá seja o tipo mais diferente de hamster-dourado que você vai encontrar. Isso porque a pelagem é comprida, ao contrário dos outros que citamos acima.
Ele possui uma pelagem densa e longa, mas o comportamento não muda muito. Porém, é preciso ter um cuidado extra com a higienização, já que é mais fácil acumular sujeira.
Se estiver certo de ter um hamster, será preciso preparar o lar para a recepção. Para isso, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira a nossa variedade de produtos para roedores.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…