Categories: Roedores

Tamanho do gerbil e características do roedor

Escolher um roedor como animal de estimação tem muitas vantagens: o pet é pequeno, engraçado, brincalhão, muito ativo e, é claro, muito fofo! Aqui, você descobre o tamanho do gerbil, sua personalidade e os cuidados com o pet!

Se você já tomou sua decisão e quer mesmo ter um gerbil, tenha em mente que, apesar de ele ser pequenino, precisa de cuidados especiais para manter seus hábitos naturais e ter uma boa saúde. Continue a leitura para ser um excelente tutor!

Gerbil, esquilo-da-mongólia, gerbo: nomes diferentes para o mesmo animal

É possível encontrar diversos nomes para esse roedor: gerbil, esquilo-da-mongólia ou gerbo. Já seu nome científico é um só: Meriones unguiculatus. Ele é um excelente companheiro!

Esse lindo dentucinho não é muito popular no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais um lugar no coração dos brasileiros. Se você pesquisar, vai ver que ele é uma mascote bastante querida nos Estados Unidos e na Europa.

Origem do gerbil

O nome “gerbil” não remete à sua origem, mas “esquilo-da-mongólia”, sim! De fato, ele é originário dessa região, mas não exclusivamente dela. É possível encontrá-lo em outras localidades, como China, norte da África, Turquia, Índia e Ásia Central.

Afinal, o que esses lugares têm em comum? São habitats com baixo índice de umidade relativa do ar e temperaturas médias anuais elevadas. Essas informações são importantes para saber como criar gerbil.

Características gerais do esquilo-da-mongólia

Conhecer as características do esquilo-da-mongólia é muito interessante. Isso permite compreender sua dieta alimentar, seus hábitos e muito mais! É importante saber o tamanho do gerbil, seu comportamento etc.

Os cuidados adequados são indispensáveis para o tutor providenciar tudo de que esse animal de estimação precisa para ser saudável e ter uma vida longa. A seguir, conheça melhor o pet!

Características físicas

Em média, os roedores tidos como animais de estimação são pequenos. O tamanho do gerbil é de apenas 12 cm de comprimento, sem contar sua cauda. Contando com ela, ele pode chegar ao dobro dessa medida.

Sim, você entendeu bem! A cauda pode chegar a medir o mesmo tamanho do gerbil! Ela é muito importante para o animal, já que o ajuda a manter o equilíbrio quando ele fica em pé para alcançar o que quer e para bater os pés quando há algum perigo próximo.

Ele é muito leve: pesa em torno de 120 a 130 g quando adulto. Assim como todos os roedores pequenos, ele não tem uma expectativa de vida muito longa, chegando somente aos 3 ou 4 anos.

A pelagem do gerbil não é muito densa, mas é bastante macia e varia em sua coloração: pode ser preta, branca, amarelada, acastanhada, dourada e marrom-clara. Como o habitat natural do animal é árido, ele não costuma tomar banho com água, preferindo areia!

Hábitos de higiene

Já que o banho foi citado acima, agora o tema é: hábitos de higiene do gerbil. O esquilo-da-mongólia é um animal de estimação muito asseado. Sua rotina de limpeza do corpo é semelhante à dos gatos.

Isso mesmo! Ele se lambe diariamente para tomar banho, passando muitas horas do dia alinhando a própria pelagem. Por isso, não precisa e nem é recomendado dar banho com água no gerbil. Isso pode causar problemas na pele e no sistema respiratório dele.

Em vez do banho molhado, opte pelo banho em pó. Você encontra os produtos para isso em lojas especializadas em itens para animais de estimação, como a Petz! Esse pó é especialmente desenvolvido para a “ducha seca” dos roedores. Eles adoram deitar e rolar nele!

Hábitos alimentares

Agora que você já sabe até que tamanho o gerbil cresce e conhece seu asseio, que tal aprender sobre seus hábitos alimentares? Com a dieta correta, o esquilo-da-mongólia vive muito saudável!

Oferecer uma dieta adequada à espécie é um ato de amor com o animal de estimação. Isso faz parte de como cuidar de um gerbil e de qualquer outro pet. Sendo assim, confira algumas dicas sobre a alimentação do roedor a seguir!

  • Esse roedor é onívoro, portanto, sua dieta deve ser à base de produtos de origem animal e vegetal;
  • Os grãos fazem parte de dieta do gerbil, mas o arroz, o milho, o feijão e a ervilha devem ser servidos cozidos;
  • As frutas devem ser servidas sem sementes ou caroços — essas partes têm cianeto, podendo intoxicar o pet;
  • Não ofereça alimentos humanos processados, embutidos, frituras, salgados, queijos, salames, chocolate, salgadinhos, entre outros;
  • Não dê café ou leite e seus derivados para o gerbil;
  • Jamais dê batata ou banana verde para ele.

Hoje, você aprendeu um pouco mais sobre o tamanho do gerbil, a alimentação e os cuidados básicos com esse pet. Aproveite para visitar as lojas físicas da Petz e surpreenda-se com o catálogo de produtos para o roedor!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

9 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

3 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago