Você já pensou em como cuidar de um porquinho-da-índia? Esse roedor fofíssimo necessita de alguns cuidados especiais e, se está pensando em adicionar um desses à família, é importante se atentar a isso. Com este conteúdo, você irá aprender como cuidar desse peludinho da maneira correta!
Apesar do nome, o porquinho-da-índia é originário aqui da América do Sul, sem nenhuma ligação indiana. Além disso, esse roedor não é um suíno. Seu nome na verdade surgiu por conta de ser originário das Índias Ocidentais, o atual continente americano.
Um dos principais pontos dos cuidados do porquinho-da-índia é a sua alimentação. Lembre-se de sempre manter água limpa e fresca em seus bebedouros e varie seus alimentos. Uma ração específica para o animalzinho, vegetais frescos e algumas frutas.
Seus dentes incisivos crescem continuamente. Por isso, ofereça ao bichinho objetos para serem roídos, como blocos de madeira. Assim, o porquinho-da-índia gastará seus dentes. Outro ponto importante são suas unhas, que precisam ser aparadas regularmente.
O cuidado correto desse animalzinho quanto à sua higiene dependerá da sua pelagem. Quanto mais longos forem os pelos, maior será a necessidade de escovação. É importante também fazer uma tosa higiênica de vez em quando, evitando que se sujem com suas fezes e urina.
Para saber tudo sobre porquinho-da-índia, é preciso entender seu temperamento. Esses dentuços são bem espertinhos e associam rapidamente sons a coisas positivas e negativas. Provavelmente, quando você se aproximar da gaiola com um alimento, irá ouvir um barulhinho do seu peludo, por exemplo.
Outra dica importante é: jamais tente acariciar ou pegar seu bichinho por cima da gaiola. Os predadores de natureza do porco da índia são pássaros. Assim, esse ato irá resultar em um grito de pavor vindo do peludinho (literalmente).
Para garantir o bem-estar do seu pet, o porquinho-da-índia deve ser criado em uma gaiola com amplo espaço. Além disso, o dentuço irá precisar passar um tempinho em um lugar aberto. Lembre-se que ele é muito sensível ao calor. A temperatura ideal para ele é de 18 até 25°C.
Não se esqueça de que o recinto deve ter piso sólido, evitando arame, pois isso machuca o pet. Ele deve ser forrado com serragem e feno. Além disso, seu bichinho irá adorar tocas e brinquedinhos espalhados pela gaiola para que gaste sua energia. E não se esqueça de colocar seus comedouros e bebedouros!
Agora que você já sabe como cuidar de um porquinho-da-índia, confira outros conteúdos sobre o animalzinho no blog da Petz. Aqui você encontra dicas para garantir o bem estar e saúde do seu peludo!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…