De repente, seu pet roedor apresentou olhos vermelhos e lacrimejantes? Cuidado! Pode ser conjuntivite, um problema bem mais comum do que muitos imaginam. Por isso, confira nossas dicas e saiba como cuidar de chinchila em situações do tipo.
Caracterizada pela inflamação da conjuntiva, uma membrana mucosa que reveste os olhos, a conjuntivite em chinchila deve ser levada a sério. Isso porque, além de causar muito incômodo, se não tratada, a inflamação pode resultar até em cegueira permanente.
Prevenir é sempre melhor do que remediar. Portanto, antes de tudo, é importante conhecer as principais causas da conjuntivite em chinchilas a fim de evitá-las. Destacamos as quatro causas mais comuns da doença:
Como todo tutor dessa espécie de roedor sabe, as chinchilas não tomam banho com água. Utiliza-se um pó de banho específico, geralmente feito de carbonato de cálcio, para higienizar o animal.
Quando o pó não é de boa qualidade, ele pode obstruir o canal lacrimal, causando acúmulo de bactérias e conjuntivite.
Da mesma forma que um produto de qualidade inferior, o pó de banho sujo também pode contribuir para a obstrução do canal lacrimal e para o acúmulo de bactérias que levam à conjuntivite. O mesmo vale para o substrato!
Alguns produtos de limpeza que usamos na manutenção da casa contêm alta concentração de amônia. A substância pode causar irritação nos olhos do animal chinchila. Na hora de limpar a gaiola, prefira um pano úmido com água.
A conjuntivite em chinchilas pode surgir em decorrência de problemas dentários, devido à deformação óssea e compressão do canal lacrimal. A informação vem de um estudo do Departamento de Patologia, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Como visto, evitar que o pet apresente conjuntivite tem a ver com os cuidados que o tutor tem com a chinchila de estimação. É o caso da escolha do pó de banho, da higiene e do correto desgaste dos dentes desse roedor.
Por se tratar da inflamação da mucosa que reveste os olhos, os principais sintomas da conjuntivite são:
Se, além disso, a chinchila apresentar também prostração e falta de apetite, é possível que a conjuntivite tenha se manifestado como um problema secundário a outra doença, como a má oclusão dentária.
Seja como for, é fundamental que um médico-veterinário seja consultado com urgência. O tratamento da conjuntivite como doença primária envolve principalmente o uso de antibióticos.
Quer saber mais sobre ter uma chinchila e como cuidar dela de forma adequada? Aqui no blog da Petz você encontra mais informações sobre roedores. Acompanhe as publicações!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
View Comments
Obrigado vou iniciar essa incrível jornada de pet sitter e com certeza tenho muito a aprender com você