coelho pode comer espinafre
Em geral, as hortaliças são consideradas alimentos muito saudáveis para seres humanos. Porém, nem tudo que é benéfico para nós é recomendado para outras espécies. Nesse sentido, você sabe se coelho pode comer espinafre? É isso que você descobre agora!
Na verdade, de acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, coelho pode comer espinafre, pois o alimento é um dos vegetais nutritivos que podem ser oferecidos de duas a três vezes na semana.
O espinafre é uma das folhas para coelho que contribui para a saúde e para uma alimentação mais variada, sendo que os cuidados com a quantidade e a melhor maneira de servir são fundamentais para garantir a segurança do alimento, evitando contaminações e outros problemas.
Também é importante ressaltar que as verduras para coelho não devem ser oferecidas isoladamente, como base da alimentação. “A ração específica para os animais é extremamente importante porque é balanceada de acordo com a necessidade da espécie”, diz a especialista.
Além dela, o feno também deve estar disponível o tempo todo, uma vez que é fundamental para a digestão dos lagomorfos. Ele também é importante para o desgaste dos dentes. Sendo assim, caso tenha dúvidas sobre o que coelho pode comer, prefira os alimentos extrusados e feitos especificamente para os dentuços.
Carboidratos, proteínas e lipídios são fundamentais para a saúde interna dos coelhos. Mas, assim como acontece conosco, eles também precisam de uma série de micronutrientes, como vitaminas e minerais, dos quais depende o bom funcionamento de seu organismo.
Quanto ao espinafre, ele é rico principalmente nas vitaminas A, K e do complexo B. No entanto, é importante ressalvar que, ao contrário do nosso, o organismo dos coelhos saudáveis é capaz de sintetizar as duas últimas substâncias no sistema gastrointestinal.
Estas são expelidas e posteriormente reabsorvidas por meio da ingestão dos cecotrofos, espécie de bolo fecal fermentado e altamente nutritivo. Além de vitamina A, o espinafre também é rico em ferro, cálcio, fósforo e potássio.
A respeito do aporte de nutrientes, contudo, vale destacar que as rações específicas para coelhos em geral são balanceadas levando em conta a dose diária recomendada para a espécie. Da mesma maneira que a deficiência, o excesso de vitaminas também é prejudicial ao organismo.
Em caso de mudanças na aparência e no comportamento do seu amigo, não tente resolver o problema sozinho. Procure um veterinário com urgência.
O primeiro cuidado ao introduzir um novo vegetal na dieta do coelho é certificar-se de que se trata de um alimento permitido para a espécie. Além de espinafre, outras hortaliças recomendadas são agrião, rúcula, couve e acelga. Já alface e repolho devem ser evitados.
Mas mesmo em se tratando de alimentos para coelhos permitidos, Amanda recomenda que a introdução seja feita aos poucos, de maneira gradual, especialmente no caso de filhotes. “Temos que ter cuidado ao inserir qualquer alimento para não ocorrer diarreia”, alerta.
Feito isso, lembre-se que frutas, verduras e legumes devem ser oferecidos em bom estado de conservação e muito bem lavados, para evitar contaminações. Alimentos não consumidos em até duas horas devem ser removidos para que não oxidem e não atraiam insetos ao ambiente.
Gostou de saber se coelho pode comer espinafre? Confira aqui no blog da Petz outras matérias sobre o que coelho pode e não pode comer!
A diabetes em gatos tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. A doença…
O jardim suspenso é uma ótima ideia para quem busca inovar na decoração. De forma…
Os cães adoram correr e brincar em parques e jardins. Além disso, muitos pets preferem…
Não é de hoje que os porquinhos-da-índia chamam atenção dos apaixonados por roedores. Em geral,…
Tomar um suco natural de laranja pela manhã é uma ótima maneira de começar o…
Ter um lugar para relaxar e passar um tempo com amigos e família é importante,…