O hamster é um pet muito querido pelos brasileiros, pois é muito inteligente, fácil de cuidar e se adapta muito bem a pequenos espaços devido ao seu tamanho pequenino. Mas qual hamster vive mais?
Antes de respondermos a essa pergunta, iremos falar sobre o ciclo de vida do hamster, algumas curiosidades da espécie, seus representantes mais famosos e quanto tempo vive um hamster.
Existem muitas curiosidades sobre hamster. Muitas são sobre sua anatomia, principalmente suas bochechas; outras, sobre seu excelente senso de limpeza. Vamos conhecê-las?
O hamster que conhecemos como Chinês é, na verdade, o hamster Anão Russo, pois o Chinês é proibido no Brasil. Embora haja uma confusão entre os nomes, as espécies não são muito parecidas. Continue nos acompanhando, já vamos responder qual hamster vive mais!
Já viu um hamster armazenando comida nas bochechas? A palavra “hamster” deriva de “hamstern”, que em alemão significa “armazenar”. Suas bochechas são capazes de ficar até três vezes maiores que o tamanho de suas cabeças e carregar cerca de metade do peso deles!
Roedores em geral são capazes de se reproduzir muitas vezes ao ano, já a partir dos dois ou três meses de vida. Por isso, se não quiser ter bebês hamsters em casa, separe o macho da fêmea.
O hamster é tão inteligente que é capaz de aprender seu próprio nome. Ele também tem excelente memória e, se treinado, pode realizar tarefas complexas, como sair de labirintos e resolver quebra-cabeças.
Assim como os gatos, os hamsters tomam banho com suas línguas. Ao se lamberem, limpam as sujeiras que estão em seus pelos. Além disso, eles arrumam suas casas e preparam suas camas.
O hamster Hamtaro é um personagem de animangá de muito sucesso no Japão, onde foi criado, e em outros países do mundo, inclusive no Brasil. As histórias são sobre esses pequenos animais, que saem de suas gaiolas e ajudam seus tutores em muitas aventuras pelo caminho.
Ao nascerem, os hamsters pesam muito pouco, cerca de 3 g, e estão com olhos e ouvidos fechados, assim como os cães e os gatos. Por outro lado, os dentões já são sua marca registrada desde o nascimento.
Durante a primeira semana, não incomode a mamãe. Ao menor sinal de perigo, ela vai colocar os filhotes nas bolsas de suas bochechas, o que acaba, infelizmente, matando os bebês.
Eles mamam até um mês, embora já comam desde a segunda semana de vida. Com 12 dias, já estão com os olhos e ouvidos abertos. Então, começam a passear pela gaiola.
Com um mês, eles têm o início da maturação sexual. Nessa fase, é preciso já separar as fêmeas dos machos para evitar que procriem em tão tenra idade, haja a superpopulação e ocorram brigas.
O cio da fêmea dura de três a quatro dias, e a cópula ocorre sempre à noite e dura cerca de meia hora. Depois disso, a hamster se afasta do macho. A gestação dura somente 16 dias.
Após um ano, o pet já pode ser considerado um idoso. Nessa fase, as doenças podem surgir, então, fique atento a nódulos na pele, observe bem os dentes dele e seu apetite. Mantenha uma rotina de visitas ao veterinário para a detecção precoce dessas doenças.
Para saber quanto tempo dura um hamster, é preciso antes considerar sua espécie e como é tratada. O tipo de alimento que lhe é fornecido, a limpeza de sua gaiola e se sofreu estresse ou não são fatores importantes.
O hamster Sírio pode viver cerca de três anos. Já o tempo de vida do hamster Russo é, em média, de dois anos. O Hamster de Roborovski vive até três anos, e o Hamster de Campbell, entre 1,5 e 2,5 anos.
Então, para responder qual hamster vive mais, poderíamos escolher o Sírio ou o Roborovski, lembrando que a forma como o pet é tratado faz diferença em sua expectativa de vida.
Os hamsters selvagens têm maior expectativa de vida, mas acabam sofrendo mais que os de cativeiro, pois são presas de corujas, raposas e outros predadores. No caso dos selvagens, qual hamster vive mais? É o hamster selvagem europeu, que pode chegar a oito anos.
Já que para responder quantos anos o hamster vive também depende de como ele é cuidado, atente-se à sua alimentação. Os hamsters são onívoros, ou seja, sua dieta precisa ser bem variada, com frutas, legumes, sementes e até pequenos insetos.
As rações disponíveis no mercado pet são bem balanceadas para a espécie. Os petiscos próprios para hamster podem ser oferecidos, mas cuidado para ele não ganhar peso demais!
Hamsters são animais solitários e que não vivem em bandos na natureza, por isso, mantê-los com outros de sua espécie é extremamente estressante, pois as brigas serão constantes. Então, o melhor é deixá-lo sozinho em sua gaiola para que ele seja um pet tranquilo.
Então, gostou de saber qual hamster vive mais? Com essas informações, vai ficar mais fácil escolher o amigo hamster. Visite as lojas da Petz e encontre tudo que o pet necessita para ter uma vida longa e saudável!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…