Se você acabou de se tornar o feliz tutor de um porquinho-da-índia, pode estar cheio de perguntas acerca dos cuidados. Por isso, vamos destrinchar a questão “porquinho-da-índia pode tomar banho de sol?”, além de apresentar muitas dicas para você não errar na hora de levar seu pet para desfrutar dos benefícios dos raios solares.
O porquinho-da-índia é um animal muito sensível a temperaturas elevadas. Inclusive, o excesso de calor pode causar a morte desse bichinho. No entanto, como qualquer animal, ele precisa estar em contato com a natureza.
Porquinho-da-índia pode tomar banho de sol, mas é preciso ter alguns cuidados para não prejudicar o pet e fazer com que a prática seja totalmente benéfica para o seu novo amigo!
Primeiro, o porquinho-da-índia precisa da luz do sol. O segredo está na moderação, já que ele não pode ser exposto à luz solar direta, nem a altas temperaturas por longos períodos, pois pode sofrer insolação.
Quando for levar seu porquinho-da-índia para tomar banho de sol, escolha os horários de menor incidência, como pela manhã, até as 10h, e no final da tarde, após as 16h.
Nunca coloque a gaiola direto sob o sol. Em vez disso, prefira um local fresco e arejado. Para o porquinho-da-índia aproveitar os benefícios dos raios solares em segurança, também garanta que ele tenha acesso à sombra e à água fresca enquanto estiver ao ar livre. Além disso, certifique-se de que o animal esteja em um local seguro.
Nos dias mais quentes do ano, coloque uma garrafa com água congelada e enrolada em tecido no cercado para o porquinho-da-índia. Nunca deixe a garrafa sem essa proteção para evitar que o pet se queime. Afinal, ele vai deitar sobre ela.
Isso também pode ser feito nos dias frios, mas, nesse caso, coloque uma garrafa cheia de água quente. Novamente, não se esqueça de enrolá-la com um tecido.
Como esse animal é considerado presa na natureza, esconder-se faz parte da rotina dele. Diante disso, mesmo sabendo que porquinho-da-índia pode tomar banho de sol, entenda que ele se sente mais confortável no escuro, já que pode se movimentar sem ser visto.
Esse animal se mantém ativo o dia inteiro, por isso, não cai em sono profundo. O que acontece é mais um estado de descanso, no qual permanece com os olhos abertos. Isso leva muitas pessoas a acreditarem que precisam fornecer iluminação durante a noite, o que não é necessário.
Como o porquinho-da-índia adapta-se muito bem ao ambiente, consegue se divertir em qualquer situação, no claro ou no escuro. Porém, ainda que viva em um local seguro e livre de ameaças, ele prefere ficar no escuro, visto que se trata de um instinto biológico e evolutivo, parte da natureza. Em função disso, para você reduzir os níveis de estresse do pet, recomendamos mantê-lo em ambiente escuro.
Mais uma curiosidade: como tem visão ruim, o porquinho-da-índia conta com a memória para escapar dos perigos. Por ser muito ágil, ele se esconde em túneis entre a grama, simplesmente lembrando o caminho.
Além do olfato e da audição aguçada, essa habilidade auxilia na movimentação na gaiola. Por isso, existem vários esconderijos e túneis disponíveis para compra. Inclusive, na nossa loja, você encontra vários modelos. Especialistas recomendam para manter o pet ativo.
Como já dissemos, o porquinho-da-índia pode tomar banho de sol, mas a moderação é importante para não prejudicar o pet. Ainda que todos os animais precisam de luz solar para manutenção do bem-estar, esteja preparado para observar o seu bichinho durante o banho de sol para evitar que ele sofra insolação.
O porquinho-da-índia pode viver ao ar livre, desde que esteja a salvo de predadores, como cães, gatos e raposas, que podem invadir o espaço e causar sérios danos. Plantas venenosas, cabos elétricos e substâncias químicas também devem ser afastados.
Assim como plantas e outros animais, o porquinho-da-índia precisa da exposição ao sol para produzir vitamina D, que garante a absorção do cálcio pelo intestino. A falta de vitamina D pode levar os rins a acumularem cálcio.
Mesmo sabendo que porquinho-da-índia pode ficar no sol, você pode não se sentir seguro. Sendo assim, a lâmpada UVB, muito utilizada para répteis, é uma opção. Como o porquinho não necessita de muita exposição, dado que uma hora durante o dia e uma à noite são suficientes, o uso do objeto é seguro.
A propósito, as lâmpadas conseguem dobrar, com segurança, os níveis de vitamina D3 no organismo do porquinho em algumas semanas. Isso acontece porque elas emitem os mesmos raios que o sol. Só fique atento, já que elas precisam ser trocadas a cada seis meses ou um ano, segundo instruções do fabricante.
Permitir que seu porquinho-da-índia tome banho de sol é fundamental para a produção de vitamina D e o contato com a natureza. O importante é estar vigilante para que nenhum predador se aproxime, nem o excesso de calor prejudique seu pet.
Gostou de saber que porquinho-da-índia pode tomar banho de sol? Então, confira as outras publicações do blog da Petz e aprenda ainda mais sobre esse simpático animal! Para garantir tudo que seu amigo precisa, não deixe de visitar nossa loja on-line!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…