Espécies

Porquinho-da-índia pode comer ração para cachorro? Saiba mais!

Por um motivo ou outro, podemos ficar sem ração para o porquinho-da-índia em algum momento. Então, porquinho-da-índia pode comer ração de cachorro ou de outras espécies, como gatos, hamsters e coelhos?

Para ajudar com essa questão, o blog da Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, esclarecendo dúvidas sobre como deve ser a alimentação do porquinho-da-índia para manter a dieta do seu amiguinho a mais saudável possível. 

Porquinho-da-índia: uma espécie de hábito herbívoro

Fofinhos e fáceis de lidar, porquinhos-da-índia e outros roedores vêm ganhando cada vez mais espaço como animais de estimação. Assim, se era difícil encontrar comida para porquinho-da-índia e outros recursos adequados para eles no passado, hoje em dia basta frequentar um pet shop para encontrar tudo o que eles precisam.

Como somos uma espécie de hábito alimentar onívoro, isto é, cujo organismo é capaz de digerir alimentos de origem tanto vegetal quanto animal, às vezes, nós humanos esquecemos que outras espécies têm hábito alimentar distinto.

Diferentemente de algumas espécies de roedores, como hamster, camundongo e twister, que são onívoras, o porquinho-da-índia é herbívoro. Isso significa que ele possui uma fisiologia e uma morfologia adequadas para a digestão de vegetais, mas não de alimentos de origem animal. 

A ingestão desse tipo de alimento pode ocasionar problemas, como diarreias e desequilíbrios nutricionais, entre outros. Apenas essa informação basta para saber se porquinho-da-índia pode comer ração de cachorro, e a resposta é não! 

Por que porquinho-da-índia não pode comer ração de cachorro?

Os cachorros são animais onívoros com tendência ao carnivorismo. Entre as adaptações caninas adequadas ao consumo desse tipo de alimento está a dentição com caninos fortes e pontiagudos, que possibilitam rasgar a carne. Eles também têm um estômago grande em relação ao restante do corpo, já que esse tipo de alimento leva mais tempo para ser digerido. 

Na parte da nutrição, o organismo também depende de nutrientes importantes, como alguns aminoácidos essenciais, que participam de funções como formação e manutenção dos tecidos do corpo, e só podem ser obtidos a partir da carne ou de formulações sintéticas.

É justamente para atender as necessidades nutricionais de cada espécie que a ração de cachorro é formulada com uma mistura de alimentos de origem animal e outros de origem vegetal, que contribuem para o aporte de carboidratos e a textura da ração, como os farelos de milho e soja. 

Quanto maior é a qualidade da ração, maiores são os níveis de proteína animal combinados com níveis adequados de gordura. Portanto, a presença de ingredientes de origem animal na formulação é uma das principais razões para a resposta da pergunta “porquinho-da-índia pode comer ração de cachorro?” ser negativa. 

Porém, não é a única. Desenvolvidas para atender às necessidades nutricionais de determinada espécie, as rações peletizadas podem causar desequilíbrios em outras, tais como excesso de peso, deficiências ou excesso de macro e micronutrientes como vitaminas e minerais, entre outros.

Rações para outros roedores são permitidas?

Agora que você sabe se porquinho-da-índia pode comer ração de cachorro, surge outra dúvida: eles podem comer ração de outros roedores? Embora apresentem muitas semelhanças, com destaque para o crescimento contínuo de alguns dentes, os roedores constituem um grupo numeroso e diverso. 

Ao todo, cerca de duas mil espécies fazem parte da ordem dos roedores. Juntas, elas correspondem a cerca de 40% de todos os mamíferos, apresentando diferenças importantes, inclusive no hábito alimentar.

Conforme dissemos, algumas espécies de roedores, como hamster, camundongo, twister e gerbil (ou esquilo-da-mongólia) são onívoras, ao passo que o porquinho-da-índia é herbívoro. 

Não bastasse isso, as espécies também podem apresentar necessidades de vitaminas e minerais bastante específicas. O porquinho-da-índia, por exemplo, precisa de vitamina C para evitar o escorbuto, doença cujos sintomas são perda de apetite, perda de peso, fraqueza, hemorragias, entre outros. 

Então, sempre que for possível, é melhor investir em rações para porquinho-da-índia, específicas para a espécie, já que elas são formuladas de acordo com as necessidades da espécie. 

Gostou de saber se porquinho-da-índia pode comer ração de cachorro? Para conferir mais conteúdos como este, acompanhe as publicações do blog da Petz e seja um tutor ainda melhor para os peludos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

8 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

12 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago