Você está pensando em adotar um novo amiguinho ou já tem o roedor em casa e quer saber se porquinho-da-índia pode comer brócolis? Então, veio ao lugar certo!
Aqui, no blog da Petz, gostamos de falar sobre a dieta dos bichinhos de estimação. Afinal, a alimentação correta é fundamental para o bem-estar de qualquer pet, não é mesmo? Confira o que o porquinho-da-índia come e se os brócolis estão permitidos!
Esses vegetais saborosos e que agradam ao paladar de muita gente contêm muitas vitaminas e nutrientes bem legais. Com grande concentração de vitamina C, A e K, saiba que sim, o porquinho-da-índia pode comer brócolis!
Porém, sempre é válido conversar com o veterinário que faz o acompanhamento do pet para saber se ele realmente pode comer o vegetal. Com tudo certo, fica mais fácil manter a saúde e o bem-estar do seu amiguinho, não é mesmo?
Nem só de ração vivem os bichinhos, né? Procurar alimentos para deixar a dieta ainda mais variada, por exemplo, é uma ótima alternativa. É claro que as comidinhas específicas fornecem todos os nutrientes, mas você pode variar e escolher outras opções para complementar o dia a dia.
O brócolis é uma opção segura, sendo uma das verduras que o porquinho-da-índia pode comer. Isso porque, como dissemos, ele é uma fonte de vitamina C, fundamental para o dia a dia dessa espécie. Já que esses bichinhos não produzem a substância naturalmente, precisam de suplementação.
Além disso, o brócolis também tem ferro, cálcio, fósforo, fibras e potássio. Todos eles têm algum benefício, seja para rins, saúde bucal e sistema digestivo do porquinho-da-índia. Assim, é uma ótima opção para a alimentação dele.
O porquinho-da-índia pode comer brócolis, sim, mas é importante tomar alguns cuidados. Algumas substâncias presentes no alimento, quando consumidas em excesso, podem fazer mal à saúde do pet.
As principais complicações que o brócolis pode causar estão ligadas ao funcionamento do sistema urinário e cuidados com os ossos. A formação de pedras nos rins é uma realidade quando a verdura é consumida em excesso por causa da presença de cálcio, fósforo, etc.
Nesse sentido, é importante conversar com o especialista para definir a quantidade ideal de brócolis que pode estar na alimentação para porquinho-da-índia. Em geral, de duas a três vezes por semana será o suficiente para ter uma boa dieta com esse vegetal.
O caule e a folha estão permitidos com restrições. O primeiro não pode ser oferecido em grandes pedaços, e a segunda deve ser oferecida em poucas porções também. Então, é melhor evitá-los e oferecer somente o principal para o pet poder aproveitar.
Isso porque o sistema digestivo da espécie é bastante sensível, então qualquer um dos alimentos para porquinho-da-índia que seja grande vai fazer mal. As folhas têm muita vitamina A, cálcio e folato, por isso, quanto menos você oferecer para o pet, melhor. Isso não quer dizer que é preciso privá-lo, mas tome cuidado!
A forma de preparo é tão importante quanto saber se o porquinho-da-índia pode comer brócolis. Isso porque, se tiver sido preparado de uma forma em que ele não consiga comer ou que ofereça riscos, é melhor nem servir.
Não há segredos para preparar a verdura para ele. O porquinho-da-índia pode comer brócolis cru. Então, o que você deve fazer antes de servi-lo é limpar a verdura, lavar muito bem e remover qualquer parte que esteja danificada ou estragada.
Depois, corte o caule e tire as folhas para que o porquinho-da-índia possa comer brócolis mais à vontade, sem restrições. A partir disso, você pode oferecer ao pet dentro de um recipiente com o qual ele esteja acostumado.
Caso ele não consuma todo o brócolis ou nenhum pouco, remova no mesmo dia e evite oferecer no período. Pode acontecer do seu bichinho de estimação não gostar do sabor e está totalmente normal. Não force-o a comer o que ele não deseja.
Depois de saber que o porquinho-da-índia pode comer brócolis, que tal conhecer outros legumes e verduras permitidos para ele? Alguns exemplos são: chicória, tomate, pepino, beterraba, couve, cenoura e chuchu.
Cada um deles pode ser oferecido cru ou cozido, mas é importante consultar o veterinário para saber como dar o alimento. Sempre limpe bem antes de oferecer a comida ao seu bichinho e opte por opções orgânicas, que estejam mais livres de substâncias, como agrotóxicos.
A dieta bem preparada sempre vai ser importante no desenvolvimento do seu peludinho. Por isso, não deixe de perguntar tudo ao especialista para saber o que é melhor e o que não pode ser oferecido ao seu amigo. Cada pet tem suas particularidades, rotinas, etc., e é importante levar tudo em consideração!
Se você quer encontrar comidinhas para os roedores ou acessórios para o dia a dia, visite o e-commerce da Petz e aproveite. Também não perca um conteúdo de nosso blog para ficar por dentro das principais curiosidades da alimentação dos bichos, como esta, sobre se o porquinho-da-índia pode comer brócolis.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…