O morcego tem hábitos que causam estranheza nos humanos. Ele adora a noite, vive em locais escuros, dorme de cabeça para baixo e, algumas espécies, até podem se alimentar de sangue. Entretanto, por que morcego não gosta de luz?
Esse mamífero voador costuma deixar muita gente de queixo caído. Por exemplo: ele não é cego, como muitos chegam a dizer. É justamente sobre isso que precisamos falar para explicar porque morcego não gosta de luz
Se você anda espalhando isso por aí, é melhor parar porque não é certo. Esse animal não tem problema com a luz, mas ela pode interferir na sobrevivência dele. Vamos voltar um pouco no tempo para explicar essa história.
Os estudiosos têm duas principais suspeitas na evolução da espécie que levaram à adoção de uma vida noturna e ao principal motivo da luz espantar morcego:
Não existe um consenso em torno dessas possibilidades, mas o fato é que a maioria dos morcegos vive à noite. Por isso, a luz tem relação com a maneira como cada tipo de morcego se desenvolve há séculos.
Pense na sua rotina por um momento: se você trabalha de dia, o que mais quer é descansar à noite para recuperar as energias. Os morcegos fazem a mesma coisa, só que ao contrário.
Para entender porque morcego não gosta de luz, é importante saber que, por ser um animal noturno, ele se recolhe de dia. Esse é o primeiro motivo pelo qual muita gente pensa que ele não gosta da luz. Porém, na realidade, só está descansando depois de ficar a noite inteira buscando alimento.
O segundo motivo para saber porque morcego não gosta de luz do dia é o instinto de preservação. Lembra que a evolução pode ter ensinado que caçar à noite é melhor, já que outras espécies competidoras por comida e predadoras estão dormindo?
Ao voar de dia, o morcego se expõe a predadores aos quais não está habituado. Algumas espécies até têm esse hábito, mas são raras. Aquelas que só vivem no período noturno precisam estar com muita fome para trocar a noite pelo dia. Geralmente, ao encontrar um morcego perambulando de dia, é sinal de problema.
O morcego tem olhos que enxergam bem, ao contrário do que muita gente pensa. Aliás, ele vê melhor que os humanos no entardecer e no amanhecer, quando a luz ainda é limitada.
Acontece que, pelos hábitos noturnos, a claridade incomoda o morcego, que está mais acostumado a ambientes escuros. Quando você está em um túnel, por exemplo, seus olhos se acostumam à luminosidade reduzida e se incomodam quando ela volta a crescer à medida que você reencontra a claridade da estrada.
Se a ecolocalização é tão útil para esse mamífero voador, só contar com a visão em um dia claro pode não ser a melhor escolha. Isso sem falar na já mencionada exposição maior aos predadores durante o dia.
Muitos pesquisadores tentam entender se a luminosidade das cidades pode ser um problema para os morcegos. Afinal, o que atrai morcegos? Muitos insetos, que servem de alimento para eles, são atraídos e mortos pelas luzes das cidades. Isso prejudica os animais.
Além de saber porque morcego não gosta de luz, tenha em mente que, em algumas cidades, existem movimentos que pedem a redução da luminosidade como forma de contribuição para a conservação da espécie.
Como você viu neste texto, o morcego não tem nenhum problema com a luz. Ele até tem bons olhos, capazes de ajudá-lo a enxergar, além de contar com a ecolocalização. A questão é: por ter se tornado um animal noturno ao longo da evolução, ele aprendeu a sobreviver melhor durante à noite.
Agora que você entendeu porque morcego não gosta de luz, quer conhecer mais sobre o universo de outros animais? Aqui, no blog da Petz, tem diversos artigos. Acompanhe para saber todas as novidades e curiosidades.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…