A couve é uma verdura bem versátil e comum na culinária brasileira. Junto daquela feijoada, fica irresistível. O alimento traz vários benefícios para a saúde. Porém, será que o periquito pode comer couve?
Uma vida saudável está diretamente ligada a uma boa alimentação. No caso da comida de periquito, é muito simples cuidar da dieta deles: só precisa de um pouco de atenção e cuidado com alguns alimentos.
De forma geral, a ave aceita muito bem diversas verduras. No entanto, algumas devem ser evitadas. Continue a leitura do artigo para saber se o periquito pode comer couve.
Se você está em dúvida sobre o que o periquito come, saiba que a dieta da ave pode ser bem variada. Diversos alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, são bem aceitos pelo pet. A couve é um deles e pode ser incluída no cardápio diário do amigo de penas.
O periquito pode comer couve, desde que o alimento seja oferecido com moderação. Ela é uma ótima pedida e está entre os agrados favoritos da ave.
A couve é muito nutritiva, tem diversas vitaminas, ácido fólico, baixa caloria, potássio, fibras e cálcio. Além de se deliciar com a couve, o periquito se beneficia do alimento de várias maneiras.
A couve possui uma boa quantidade de vitamina C, que age como um ótimo antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico da ave, assim como a vitamina B6, também presente na verdura.
A vitamina B6 ajuda a melhorar o humor, sendo um nutriente importante na produção da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar. Você já deve saber que periquitos felizes costumam cantar com mais frequência, certo?
As fibras da couve atuam de forma positiva no organismo da ave. Elas auxiliam no controle do colesterol ruim e contribuem para a saúde intestinal, estimulando os movimentos peristálticos. Sem contar que promovem saciedade e ajudam a evitar problemas com obesidade.
A couve é uma ótima fonte de potássio. O mineral tem um papel importante para a saúde. Ele colabora com o sistema cardiovascular, pois diminui a pressão arterial e os riscos de problemas cardíacos.
A manutenção da saúde dos ossos também é um dos benefícios da verdura. O cálcio é o grande responsável pelo fortalecimento ósseo. A ingestão do mineral ajuda na prevenção da osteoporose e é muito importante na época de reprodução, sobretudo para formar a casca dos ovos.
Agora que você já sabe sobre os benefícios da verdura, o próximo passo é escolher uma couve fresca e bonita para levar para casa. Se for orgânica, melhor ainda. Assim, evita que seu amigo de penas tenha contato com alguns tipos de agrotóxicos e pesticidas que podem fazer mal à saúde.
Antes de servir, lave bem a folha. Esse processo é importante, mesmo que a verdura seja orgânica ou da hortinha da sua casa. A higienização ajuda a retirar alguns elementos que podem ser nocivos para a ave, tais como insetos, larvas ou ovinhos.
Deixe a folha de molho na água por um tempo e passe em água corrente para se livrar de qualquer elemento que ainda esteja grudado nela. Após esse processo, seque um pouco a folha e corte em pedaços. Deixe a porção na gaiola do periquito.
Como já mencionado, a couve é um agrado que você pode servir diariamente para a ave. Não há contraindicação. A única recomendação é não exagerar na porção, oferecendo apenas a quantidade necessária. Além disso, qual é a comida de periquito ideal para a rotina alimentar dessa ave? Continue a leitura para saber.
Além de saber se o periquito pode comer couve, é importante entender que a verdura é somente um agrado na alimentação do amigo de penas. A base alimentar dele deve ser uma ração para periquito. O alimento contém os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e do bem-estar do pet.
Se tiver qualquer dúvida sobre o que o periquito pode comer e como alimentar corretamente a sua ave, o ideal é procurar um médico-veterinário especialista. Ele irá te ajudar a formular a melhor rotina alimentar para seu amigo de penas seguir forte e saudável.
Agora que você sabe que o periquito pode comer couve, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a alimentação da ave. Aqui, no blog da Petz, temos diversos conteúdos para te ajudar nesse importante cuidado. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…