É comum encontrar animais exóticos e com características bem diferentes, não é mesmo? Já pensou em ter um bichinho que ultrapassa o tamanho médio da espécie? Para quem ama os periquitos, considerar se o periquito-inglês gigante existe é algo comum.
Como o animal não costuma crescer muito e é o companheiro preferido de quem mora em lugares pequenos, ter um periquito-inglês gigante talvez seja um probleminha. Porém, antes de começar a pensar nisso, o que acha de descobrir se esse tipo de ave realmente existe?
Para entender melhor se esse periquito gigante existe, continue lendo o artigo que preparamos para você. Aqui, você encontrará várias informações importantes para criar o seu passarinho com saúde. Confira!
Na verdade, existem diversos tamanhos e tipos de periquito-inglês. Porém, a média de estatura é de cerca de 18 cm, nem muito grande, nem muito pequeno, não é mesmo?
O mito sobre a existência do periquito-inglês gigante se deve às variações de tamanho que essa ave tem. Afinal, você encontra pássaros de pequeno, médio e até grande porte, gerando várias dúvidas nos amantes desses animaizinhos.
A fêmea do periquito-inglês é consideravelmente maior e mais pesada que o macho da espécie, por exemplo. Ela consegue pesar de 24 a 40 g, enquanto o peso do companheiro fica entre 22 e 34 g.
Na verdade, o maior periquito encontrado é o periquito-rei. Essa ave consegue chegar aos incríveis 27 cm, ultrapassando a espécie inglesa e agapornis.
Imponente e com peito inflado nos poleiros, o periquito-inglês é uma espécie antiga, descendendo de outros pequeninos criados nos anos 80 e 90. Porém, ao contrário dos antecessores, hoje, ele possui penas curtas e um pequeno topete na cabeça.
Mesmo que a aparência e o comportamento chamem a atenção, o grande charme são os tons das penas. O periquito-inglês amarelo e verde, com bolinhas vermelhas que “adornam” as bochechas, é o mais comum.
Muito fofo, não é mesmo? Por isso e por ser fácil de cuidar, o periquito-inglês gigante, ou não, se tornou uma das aves domésticas mais encontradas nos lares brasileiros.
Não existe somente um único tipo de periquito-inglês. Na verdade, a espécie mais comum e amada pelos brasileiros é o periquito-australiano, com as penas amarelas e verdes que comentamos anteriormente.
Também existe o periquito-inglês dito “comum”. Em outras palavras, é aquele que pode ser encontrado vivendo livremente, sobrevoando as ruas das casas dos brasileiros. Porém, ao contrário dos dois tipos de aves que comentamos, ele tende a ter cores mais variadas.
Sim, mas existem alguns cuidados ao decidir ter o periquito-inglês como companhia. Isso porque, como essa ave é silvestre, é necessário ter a autorização de órgãos ambientais internacionais e nacionais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Outros órgãos essenciais para conseguir a autorização e saber como criar periquito-inglês são as Secretarias do Meio Ambiente do Governo Federal, além da permissão do estado e do município em que mora.
Temos uma boa notícia se você mora no Brasil. Como esse animal é considerado doméstico e não é estrangeiro, você consegue achar essa ave à venda em lojas especializadas.
Se estiver pensando em criar esse animalzinho em casa, lembre-se: mesmo que ele viva tranquilamente em uma gaiola, é preciso fornecer tudo o que ele precisa para ter uma vida saudável e feliz. Afinal, o periquito-inglês nasceu na liberdade das copas das florestas.
Já te demos algumas dicas acima, mas o que acha de aprender a como cuidar do periquito-inglês? Primeiro, preste bastante atenção à alimentação. Em geral, ele gosta de uma mistura bem específica de grãos, como:
Além dos grãos, o periquito-inglês pode precisar de alguns suplementos alimentares, presentes em legumes e vegetais. O milho, a beterraba e a cenoura são opções interessantes. Você não precisa se preocupar com a força do bico do bichinho, já que ele é potente.
A escolha da gaiola também é uma etapa muito importante, já que ele precisa esticar as asas, voando de um lugar para outro. Assim, quando for adquirir a futura casa do companheiro, lembre-se de optar por uma com espaço suficiente e vários poleiros, além de um ninho para ele se sentir confortável.
Por último, não se esqueça que esse é um animal silvestre e não está acostumado a ser manuseado. Por isso, sempre evite esse contato e, se for fazer isso, não o pegue de surpresa, já que isso só vai estressá-lo.
Não sabe onde conseguir esses acessórios para manter o seu periquito-inglês gigante confortável? Acesse o site da Petz e conheça uma variedade de produtos para o seu animalzinho.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…