Esses pássaros supercoloridos são encantadores e muito animados. Porém, será que, além do canto característico, o periquito-australiano fala palavras ou frases como nós humanos ou como os parentes distantes da espécie, os papagaios?
Continue lendo para descobrir se o periquito-australiano fala e tirar todas as suas dúvidas sobre a capacidade vocal dessas aves domésticas. Além disso, você vai conferir como desenvolver novas habilidades em seu periquito!
Assim como outros periquitos, o australiano é uma ave psitaciforme, pertencente à família Psittacidae. Chamada de Melopsittacus undulatus, essa espécie é muito sociável e apresenta um temperamento alegre, sendo indicada para quem busca uma ave enérgica que gosta de cantar.
Outro traço do periquito-australiano que se relaciona bastante com o jeito social é a vivência em bandos. Isso significa que tais pássaros não gostam de viver sozinhos e sinaliza a necessidade de companhia para esse pet. É indicado que o(a) parceiro(a) seja do sexo oposto, para evitar brigas no período de acasalamento.
Em relação ao tipo físico, esses periquitos costumam ser resistentes, já que o local de origem deles – o interior da Austrália – é bem árido, portanto não demandam cuidados demasiados. Além disso, eles são animais de pequeno porte, medindo cerca de 18 cm e pesando entre 22 e 34 g (machos) ou 24 a 40 g (fêmeas).
Esse conjunto de características torna a ave uma ótima companhia, pois ela é fácil de criar e uma cantora nata. Não só o periquito-australiano canta, como também pode desenvolver a habilidade de imitar as vozes humanas, ou seja, “falar”.
Inclusive, é justamente um periquito-australiano que detém o recorde no Guinness World Records com a incrível proeza de falar 1728 palavras. Nesse sentido, não restam muitas dúvidas de que o periquito-australiano fala, mas ainda é preciso entender outros detalhes relacionados ao poder vocal desse pássaro.
Para saber exatamente se o periquito-australiano fala ou não, é preciso considerar as aptidões inatas do animal e o que pode ser feito pelo tutor a fim de estimulá-lo a desenvolver novos truques.
Já falamos aqui sobre como os periquitos-australianos cantam bastante. As canções produzidas pela ave costumam ter uma alta frequência e, na maioria das vezes, são agradáveis ao ouvido humano. Elas são capazes de produzir uma série de melodias diferentes, bastando apenas que o tutor as estimule.
Uma boa dica para isso é colocar músicas em algum aparelho de som durante um momento do dia, sem exagerar no volume. Também é possível assobiar certos sons para o periquito regularmente.
Apesar de os gritos geralmente indicarem a alegria e a satisfação do periquito-australiano falante, nem sempre os sons estão relacionados a sentimentos positivos. Se os guinchos (nome dado a gritos mais intensos da ave) parecem uma espécie de chilique, bem agudos e fortes, o pássaro pode estar irritado, com fome, sede ou necessidade de atenção.
Para identificar e compreender melhor seu pet, é preciso se atentar à linguagem corporal e respeitar quando ele não quiser fazer algo, como sair da gaiola, por exemplo.
Vale lembrar que gritos espontâneos podem ser simples expressões de felicidade. Quanto mais saudável for a ave, mais haverá vocalização e excitação, ou seja, o barulho costuma ser um bom sinal.
Sem grandes delongas, a resposta é sim: o periquito-australiano pode falar. Na verdade, seria mais apropriado dizer que esses passarinhos são capazes de imitar os sons da fala humana, emulando palavras e frases que emitimos.
É muito engraçado ter um animal desse tipo em casa, pois eles são mestres da imitação. Em um ambiente seguro e confortável, o periquito dá conta de aprender novos sons em um tempo bem curto.
Quanto maiores forem a interação com humanos e a movimentação da casa, mais fácil será ver os bichinhos falando, já que a socialização é parte fundamental do processo. Residências com crianças, por exemplo, são ambientes ricos para eles, porque a barulhada dos pequenos é bem estimulante para as aves.
Agora que você já sabe que os periquitos-australianos falam e são capazes de imitar a fala das pessoas, talvez queira entender como ensiná-los a fazer isso, não é verdade? O curso desse treino não é difícil, exigindo apenas que o tutor tenha carinho e paciência com o pássaro.
O primeiro passo é estabelecer um vínculo com o animal. Procure passar um tempo próximo dele, fazendo algo que você goste. Em seguida, tente acostumá-lo a ir para sua mão.
Quando for conversar com ele, lembre-se de que a maneira como você fala é muito importante. Dirija-se à ave com alegria e entusiasmo, evitando frases longas. Pronuncie as palavras pausadamente e tente associá-las a certas ações, como dar comida, por exemplo.
Neste artigo, você foi capaz de tirar dúvidas sobre a habilidade vocal desse pássaro. Agora que já sabe que o periquito-australiano fala e é um excelente imitador do linguajar humano, você pode treiná-lo para interagir da maneira mais divertida possível com você e sua família.
Então, já pensou no vocabulário que quer ensinar ao seu bichinho? Continue acompanhando o blog da Petz e confira mais dicas de cuidados essenciais com o seu periquito.
Se você conhece um cão do grupo de raças dos Pastores, sabe que ele é…
As capivaras são animais sociáveis, que habitam regiões da América do Sul. Cada vez mais…
Os felinos costumam ser pets ágeis, com ótimos reflexos. Por isso, muitas vezes o tutor…
Para que o ecossistema de um tanque funcione adequadamente, é necessário que todos os parâmetros…
Encontrou um animal silvestre e não sabe o que fazer? Saiba que isso é bastante…
Criar um ambiente adequado e estimulante para o seu gato não garante só diversão e…