O peixe Betta é conhecido em todo o mundo pela incrível beleza. Os machos possuem nadadeiras longas e exuberantes e encantam adultos e crianças. Porém, você sabia que não existe um só tipo de peixe Betta?
Há mais de 73 espécies de peixe Betta. No entanto, a mais conhecida no Brasil é a Betta splendens, que têm diferentes padrões, cores e tipo de cauda. Cada variedade de peixe Betta é diferenciada pela nadadeira caudal dos machos.
O Betta possui quatro nadadeiras: a dorsal, que fica ao longo da coluna; a pélvica, presente ao longo da barriga; a ventral, próxima da cabeça e à frente da barriga ea caudal, que encontra-se na cauda. As cores do peixe Betta não determinam as variedades. As variedades são definidas pela conformação da cauda caudal. As cores, um atrativo vívido, são bem definidas nessas espécies.
Os peixes Bettas possuem cores esplêndidas. São classificadas em seis padrões diferentes, de acordo com sua composição. As cores que compõem esses padrões podem ser constituídas por cores mais comuns como vermelho, azul, preto, amarelo, laranja e branco, e também por cores mais raras como turquesa, metálico, cobre, lavanda, mármore e verde.
O peixe Betta selvagem é menor e tem uma discreta coloração amarronzada no corpo, além de nadadeiras em azul e vermelho. Ele também é bem menos agressivo que os exemplares criados em cativeiro. Isso porque houve uma seleção para a criação de Bettas mais bravios, para manterem suas belas nadadeiras mais expostas.
Quando os Bettas selvagens começaram a ser criados em cativeiros e cruzados pelos produtores, algumas variações de cor e cauda foram surgindo. O resultado é o que vemos hoje: diferentes padrões de peixe Betta com cores vivas e muito brilhantes. Quer conhecer as mais comuns?
Esse é o tipo de peixe Betta mais comum e amplamente vendido para os iniciantes. As caudas e as nadadeiras dorsais são alongadas e finas. Quando o macho as abre para impressionar a fêmea, elas se assemelham ao véu de uma noiva, daí o nome.
O Betta Plakat diferencia-se dos demais por não ter as nadadeiras longas. A exceção é a nadadeira ventral, que é comprida e muito parecida com um espinho. O macho pode ser confundido com uma fêmea, mas é só olhar para a nadadeira ventral para ter certeza.
Quando aberta, a cauda lembra a letra Delta do alfabeto grego. Quanto mais raios existirem na cauda, mais aberta ela fica. A diferença entre o Delta e o Super Delta é o número de raios, maior no Super Delta.
O Betta Rabo de Penas é considerado um dos tipos de peixe Betta mais belos que existem. A cauda parece lindas penas. O aspecto é dado pelos raios, que são numerosos e mais compridos.
A cauda do Betta Rabo de Rosa também é considerada uma das mais belas. Ela tem menos raios que o Feather Tail, mas eles são mais grossos. Na ponta de cada raio, parece haver uma linda pétala de rosa.
O Betta Crown Tail tem a cauda em formato de coroa. A ausência de algumas membranas nos raios dá um aspecto desfiado à cauda, sendo um tipo de peixe Betta muito bonito.
O Betta Cauda de Pente deu origem ao peixe Betta Crown Tail. Comparando os dois, a cauda do Crown Tail é menor. Esse tipo de peixe Betta tem raios maiores e mais gordinhos nas pontas.
O Betta Double Tail é muito parecido com o Betta Rabo de Véu. As nadadeiras são longas e finas, mas a cauda é dividida em duas partes, parecendo que o peixinho tem duas caudas.
A cauda do Betta Half Moon lembra uma meia-lua. Os raios abrem em 180º. Já o Over Half Moon tem as mesmas características, mas os raios têm abertura maior que 180º, o que confere maior beleza.
Esses são os padrões mais comuns de peixe Betta. Para complementar as informações sobre o peixinho, vamos falar um pouco sobre os tipos de aquário para peixe Betta.
Existe um mito de que ele possa viver em aquários pequenos e sem acessórios para a manutenção da qualidade da água. Porém, esse tipo de criação só faz o animal sofrer e ficar sujeito a doenças. Um espaço pequeno limita o animal às atividades de exploração.
O Betta vive em ambientes onde eles se mantêm escondidos por boa parte do dia: pântanos e plantações. Toda essa limitação ambiental gera estresse no peixe, favorecendo o aparecimento de doenças que, aliado às más condições da água, podem ocasionar o óbito do seu amigo.
Gostou de conhecer cada tipo de peixe Betta? Cada espécie é mais linda que a outra! Se ficou com vontade de ser um aquarista, visite a loja da Petz e conheça nossa seção de aquários. Temos tudo que você precisa para começar a criar o Betta!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…