O peixe é um animal cativante pela beleza da coloração e pela tranquilidade que transmite ao nadar com leveza pelo aquário. Ter um peixe que fica sozinho no aquário pode ser uma chance de ganhar um amigo!
Apesar de ele ficar sozinho, isso não quer dizer que precise de menos cuidados. É importante conhecer cada espécie para proporcionar o ambiente ideal para o peixe solitário se manter saudável e livre de doenças.
O aquário é um micro-habitat que deve refletir o ambiente natural do peixe. Para isso, fique de olho nos parâmetros que a espécie precisa, principalmente em relação ao pH e à temperatura da água.
O Peixe Betta é o mais famoso representante do grupo de peixe que fica sozinho no aquário. É conhecido por ser muito territorialista e agressivo. Deve ser mantido em temperatura entre 26ºC e 28ºC e pH entre 6,8 e 7,4.
É comum as pessoas acharem que as beteiras são suficientes para um peixe que fica sozinho no aquário. Porém, na verdade, são muito pequenas para o Betta, deixando-o estressado e mais vulnerável às doenças.
Apesar de também difundirem a ideia de que o Betta é um peixe que vive sozinho de baixo custo, isso não é verdade. O aquário precisa de filtro e termômetro adequados, o alimento deve ser de qualidade, e os testes de avaliação da água devem ser constantes.
Este peixe é um ciclídeo, conhecido pela agressividade e comportamento territorialista. Por essas características, deve ser um peixe que fica sozinho no aquário. A temperatura do aquário deve ser mantida entre 24ºC e 28ºC, enquanto o pH da água deve ficar entre 6,6 e 7,6.
Uma curiosidade desse animal é que ele não existe na natureza. Foi criado na Malásia a partir do Peixe-Papagaio e de duas espécies de ciclídeos: o Red Devil e o Trimaculado.
Apesar de ser peixe que vive sozinho no aquário, o Flowerhorn reconhece o tutor, aprecia receber carinhos e é capaz de brincar, o que o torna um amigo ideal. Ele também é inteligente e adora redecorar o aquário, por isso, não se preocupe em ajeitá-lo ao seu gosto, pois ele irá mudar tudo.
O Aruanã é um peixe originalmente brasileiro, encontrado na Amazônia. Também tem fama de agressivo e territorialista, por isso é um peixe que deve ficar sozinho no aquário. A temperatura ideal para a espécie é de 24ºC a 26ºC, enquanto o pH deve estar entre 6 e 7.
É um peixe que gosta de viver na superfície e come principalmente besouros que caem na água ou que estão em galhos com distância de até 2 m de altura. Atinge facilmente 1 m de comprimento, por isso o aquário deve ter pelo menos 70 cm de largura e cerca de 600 L de água.
Por ter um formato que lembra peixes pré-históricos, ele é rodeado de lendas e superstições. A mais famosa é que ele é um amuleto para o tutor, que terá sucesso e riqueza enquanto o peixe estiver saudável.
O Oscar é muito bonito e atraente, devido à coloração exuberante. De temperamento difícil, também é um ciclídeo, portanto, tem comportamento agressivo e territorialista, característica de um peixe de aquário que vive sozinho.
O pH da água deve ser neutro, ou seja, em torno de 7. A temperatura deve ser entre 24ºC e 26ºC. O aquário deve ter pelo menos 400 L de água. Um habitat menor irá causar grande estresse no animal.
É um peixe bagunceiro, que adora revirar o substrato do fundo do aquário, como o Flowerhorn. Por isso, não se preocupe muito com a decoração. Se optar por plantas naturais, busque aquelas mais robustas.
Ele pode ser encontrado ao longo do Rio Amazonas. É muito inteligente e interage com o tutor, algo que o torna um peixe bastante querido entre os aquaristas.
Se você tem um aquário com peixes comunitários e notou que um deles se afastou do cardume, é sinal de que o animal pode estar procurando um local com menos luminosidade ou fluxo de água.
Isso acontece por diversos motivos, como idade avançada, estresse, presença de tumores ou doenças causadas por microrganismos. O animal também pode parar de comer. Se isso acontecer, procure atendimento veterinário para o pet.
Gostou de conhecer sobre o peixe que fica sozinho no aquário? Nas lojas da Petz, você encontra tudo para aquários, além de especialistas que podem ajudá-lo a escolher seu novo melhor amigo!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…