O peixe betta é um dos peixes queridinhos dos iniciantes em aquarismo e, como iniciantes, muitos tutores têm a dúvida: peixe betta come quantas vezes ao dia? A resposta para esta e outras perguntas você encontra aqui, continue nos acompanhando!
O peixe betta é um peixe cuja boca é voltada para cima e que, portanto, alimenta-se na superfície da água. Outra informação muito importante é que o betta é carnívoro. Animais carnívoros se alimentam de pequenas porções e logo se satisfazem.
A alimentação em seu habitat natural são pequenas larvas de insetos que ficam na superfície de águas de pântanos e plantações de arrozais, ou seja, águas de pouca visibilidade.
Saber o tamanho do estômago do peixinho ajuda a compreender como alimentar um peixe betta, além de ser uma informação bastante curiosa: o seu estômago tem o tamanho aproximado de seu olho. Fofo, não é?
O peixe betta come quantas vezes ao dia? Juntando as informações acima, conseguimos entender que o betta se alimenta preferencialmente no período diurno, de partículas muito pequenas, e logo fica saciado.
Então, a resposta correta para a pergunta “o peixe betta come quantas vezes ao dia?” é duas a três refeições. Não acredite em informações que dizem que o peixe betta deve comer somente algumas vezes na semana, isso só vai deixá-lo doente.
A ração para peixe betta deve ser pequena e flutuar para respeitar o comportamento alimentar do peixe. O tamanho é muito importante, pois, se for grande, ele não vai conseguir abocanhar. Mesmo que consiga, pode cuspi-la por não conseguir engoli-la.
Como o betta já é um peixinho criado há bastante tempo no Brasil, não é difícil encontrar várias marcas de ração para ele. Procure aquelas com alto nível de proteína, por volta de 30% ou mais.
Agora que você já sabe quantas vezes alimentar o peixe beta, ainda precisa fornecer a quantidade correta. Não existe uma resposta pronta, pois cada indivíduo tem suas particularidades.
A recomendação dos criadores é dar uma quantidade que seja suficiente para ele comer em torno de dois a três minutos. Se for muito rápido, coloque um pouco mais. Se ele demorar muito para comer, foi muito. Assim, o tutor vai aprendendo como alimentar o peixe betta.
Não. O peixinho adora petiscos vivos, afinal, ele é carnívoro, e esse tipo de alimentação vai despertar seu instinto de caça, o que é muito bom para a saúde dele, além de ser bastante prazeroso.
Os petiscos vivos que podem ser oferecidos são as artêmias e as larvas de diversos insetos. Porém, se não quiser oferecer bichinhos vivos, eles podem ser encontrados desidratados. O mais fácil de achar é o camarão Aviú. Você pode intercalar a ração com os petiscos.
Sabemos que a demonstração de interesse pela comida é grande, mas isso não quer dizer que o tutor deve alimentá-lo sempre que o peixe betta quiser. Isso só vai deixá-lo com sobrepeso, e a água, mais suja.
É normal que o peixe nade para a superfície sempre que o tutor se aproxima do aquário. Isso é um comportamento condicionado, não necessariamente fome. Se notar o betta perdendo peso, aumente a quantidade ou a frequência da alimentação.
Sempre que notar que o peixe betta já está satisfeito e ainda houver alimento que ele não comeu, retire-o do aquário. O peixinho não vai comer a comida que está no fundo mais tarde quando tiver fome, pois esse não é o comportamento alimentar dele. Caso não retire as sobras de alimento da água, ela vai ficar suja mais rapidamente, e as trocas de água serão mais frequentes, dando mais trabalho para o tutor.
Agora que já respondemos à pergunta “o peixe betta come quantas vezes ao dia?”, que tal saber como cuidar dele, além de fornecer a melhor forma de alimentação para o pet?
É muito comum vermos o peixe betta em um aquário pequeno ou redondo. No entanto, esse não é o tipo certo de casa para ele, pois não é possível colocar os acessórios necessários para seu bem-estar nesses aquários.
O ideal é que ele tenha pelo menos 10 litros de água, menos do que isso pode causar obesidade e estresse. O betta estressado pode começar a mutilar a própria cauda, o que causa infecções e compromete a saúde do peixinho.
O peixinho precisa viver em uma temperatura confortável para ele. A água deve estar em torno de 27 ºC. Se a temperatura ambiente da sua região fica abaixo disso, instale um termômetro e um termostato e ajuste-o para essa temperatura.
Além disso, coloque um substrato fino, tocas e plantas para o peixe betta poder se esconder quando precisar. Promova o enriquecimento ambiental para melhorar a qualidade de vida do peixinho.
Saber a resposta para “o peixe betta come quantas vezes ao dia?” já não é mais um problema para você, então, venha até uma loja da Petz e aproveite para conhecer nossa seção de aquarismo, nós temos tudo que o peixinho precisa!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…