O peixe Betta come os filhotes? Apesar da fama (verdadeira) de brigão, esse nadador é um dos animais mais paternos que existe! É ele quem prepara o ninho e cuida dos ovos até a sua eclosão!
O papai peixe Betta é excelente e protetor. Quem não conhece esse outro lado do pequeno nadador fica surpreso e até desconfiado. Porém, vamos explicar tudo direitinho para você!
O peixe Betta macho é agressivo e territorialista. Não é incomum comer os filhotes por alguns motivos. Um deles é quando ele não se alimenta enquanto cuida dos pequenos. Para o pet não ficar com fome nesse momento, alimente-o bem. O macho costuma ficar sem comer logo após a postura dos ovos, momento o qual se dedicará exclusivamente cuidando dos bebês.
Antes do peixe Betta filhote nascer, existem muitas etapas para a reprodução dar certo. Colocar a fêmea no aquário sem que o macho a ataque exige muito cuidado e atenção por parte do tutor.
Como o peixe Betta é muito territorialista, se a fêmea for colocada no aquário, ele imediatamente vai bater nela até matá-la. Para isso não acontecer, siga nossas recomendações a seguir.
Primeiro, coloque-os frente a frente, mas cada um em seu aquário. No início, o macho vai tentar atacá-la de onde estiver. Porém, depois, ele vai entender que ela não está no mesmo ambiente que ele.
Durante esse cortejo do casal, o macho vai fazer um ninho de bolhas com a água que “cospe” na superfície. Enquanto o peixe está nessa fase, não fique muito perto do casal para ele não se estressar.
Quando o macho estiver acostumado com a fêmea, você pode colocá-la no mesmo aquário, mas com um anteparo entre eles. Para construir essa barreira, corte um pedaço de garrafa pet da largura e da altura do reservatório. Depois, faça pequenos furos nesse pedaço de plástico.
Coloque-o no aquário acompanhado pela fêmea. Os furos vão permitir que o macho receba os hormônios da parceira, acalmando-o. Deixe-os assim por algumas horas e retire o anteparo depois. A fêmea poderá investir contra a divisória, tentando deslocá-la.
Observe se o macho vai ficar irritado, se ele vai deixar as nadadeiras em bandeira para parecer maior ou se vai investir contra ela. Caso isso ocorra, retire-a do aquário e tente novamente em alguns dias. Se não der certo, é melhor não insistir e encontrar outro macho para a fêmea.
Se o peixe Betta macho aceitar a fêmea, eles vão cruzar em poucos minutos e a futura mamãe vai fazer a postura dos ovos. Logo que ela terminar, tire-a do aquário, pois o macho pode ficar agressivo para defender os filhotes.
O grande papai vai fazer de tudo para os pequenos ficarem bem. Gentilmente ele vai pegar os ovos com a boca e levá-los até o ninho. Os bebês ficam suspensos na vertical, como pequenos fios pendurados. Caso algum caia, o macho vai pegá-lo com a boca e recolocá-lo no local.
Chamados de alevinos, os filhotes vão sair dos ovos e começar a nadar sozinhos após três dias da desova. Esse é o momento ideal para retirar o macho do aquário, pois eles podem começar a parecer comida para o papai nesse momento. Lembre-se de que ele não foi alimentado até então.
Porém, “o peixe betta come os filhotes se estiver com fome ou se eu não retirá-lo do aquário a tempo?” Essas perguntas são preocupações normais ao tutor. Caso você não perceba que esse momento chegou, o papai pode se alimentar dos pequenos.
Para evitar isso, você pode colocar algumas larvas de mosquitos em um canto do aquário, longe do ninho. Se o macho demonstrar interesse em comê-las, é hora de retirá-lo do ambiente.
Ao retirar o papai do ambiente, os bebês alevinos passam a necessitar dos cuidados do tutor. A atenção principal é com a alimentação. Com boquinhas tão pequenas, como cuidar do peixe Betta filhote?
Até dois dias após os ovos eclodirem, os filhotes se alimentam do próprio saco vitelino. Então, não se preocupe nesse período. Depois disso, você deve começar a servir a comida para peixe Betta filhote.
O primeiro alimento que os bebês vão comer são os microvermes da aveia. Eles são pequenos nematódeos que não chegam a 3 mm de comprimento, sendo excelente fonte de proteína para o bom desenvolvimento dos alevinos.
Se o tutor tiver dificuldade em encontrar os microvermes, é possível substituí-los pelas artêmias recém-eclodidas, tão pequenas e tão nutritivas quanto a outra opção. Você encontra ambos em lojas especializadas.
No geral, os filhotes demoram em torno de quatro meses para virarem adultos. Por isso, a alimentação do peixe Betta filhote deve ser mantida por esse período, mas com larvas cada vez maiores, como de besouros ou mosquitos.
O Betta é um ótimo companheiro e ele se reproduz muito fácil. Com nossas dicas, você já sabe que o peixe Betta come os filhotes se não for bem manejado. Então, basta ter os cuidados necessários para a criação ser um sucesso! Se precisar de ajuda, visite uma das lojas da Petz e converse com os especialistas em aquarismo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…